Entender o conceito de macroambiente e saber identificar onde ele fica em uma empresa é essencial para manter seu empreendimento sólido no mercado. Há diversas variáveis que cercam as organizações e podem ter um papel determinante no seu sucesso ou revés. Essas variáveis constituem o chamado macroambiente, ou seja, é tudo aquilo que pode afetar as suas atividades corporativas positiva ou negativamente.
É interessante observar que, geralmente, as variáveis que podem impactar a sua companhia também influenciam nos rumos da sociedade, abrangendo questões políticas, econômicas, sociais, legais e tecnológicas. A compreensão do macroambiente é crucial para evitar situações potencialmente prejudiciais para seu negócio, aproveitando, também, as oportunidades. Continue lendo para se aprofundar no tema.
[php_everywhere instance=”2″]
O que é Macroambiente e onde ele fica?
O macroambiente é um conjunto de fatores externos que podem interferir nos rumos de uma empresa, seja para o seu crescimento ou estagnação. Sendo assim, ele está situado fora da empresa, diz respeito a questões das esferas política, social, tecnológica, legal, entre outras. Por exemplo, uma mudança na legislação que aumenta a carga tributária do seu segmento de atuação pode impactar negativamente nos seus negócios.
Já o advento de uma nova tecnologia, que facilita a produção na sua organização, se mostra um fator positivo. Independentemente de ser uma variável considerada boa ou ruim, a verdade é que irá gerar um impacto na sua empresa. Organizações que têm uma atuação global estão expostas a um macroambiente muito mais amplo. Algo interessante de pontuar é que os fatores relacionados podem ser identificados por sua dificuldade de serem alterados ou gerenciados pela companhia.
Mais adiante vamos explicar um pouco melhor as dimensões do macroambiente, mas cabe fazer essa ressalva para quem, eventualmente, tiver alguma dúvida. No macroambiente estão questões que afetam a empresa, mas que não podem ser alteradas por ela. A companhia não tem como interferir em mudanças vividas e movidas pela sociedade ou em questões político-econômicas, por exemplo. Conhecer esse ambiente e saber manejá-lo é crucial para se manter com solidez em seu segmento.
Macroambiente: conheça as suas dimensões
As empresas são independentes entre si, tendo a sua própria identidade e sistema de funcionamento, no entanto, mesmo assim, estão ligadas por um ambiente em comum, o macroambiente. A seguir vamos apresentar as dimensões desses elementos externos com poder de interferência no andamento corporativo.
Demográfica
A dimensão demográfica do macroambiente refere-se a tópicos relativos às populações, como seu tamanho, localização, faixa etária, sexo, ocupação, entre outros dados estatísticos. Essa dimensão contribui especialmente para o trabalho da área de marketing, uma vez que dá acesso a dados relevantes sobre o público-alvo.
Econômica
Nessa dimensão estão relacionados os fatores que afetam o poder de compra dos consumidores, assim como os seus hábitos.
Cultural e social
Na dimensão cultural e social estão agrupados fatores que contribuem para moldar o estilo de vida dos diferentes grupos sociais, assim como seus valores básicos, comportamentos e percepções.
Política ou legal
Decisões tomadas nessas esferas impactam diretamente o dia a dia das companhias, podendo fazer com que elas cresçam ou estagnem em seus segmentos. Fazem parte dessa dimensão leis, ações de grupos de influência e agências governamentais.
Meio ambiente
O meio ambiente é uma dimensão do macroambiente que vem ganhando cada vez mais relevância com a discussão a respeito de ações que sejam menos negativamente impactantes para o planeta.
Além de questões legais que estão dentro desse escopo, há aquelas relacionadas à imagem corporativa. As empresas precisam estar familiarizadas com todos os tópicos da legislação de proteção ao meio ambiente, assim como devem pautar sua imagem em se mostrar como aliadas da população de uma forma geral.
Macroambiente e seu papel na organização
O macroambiente tem um papel bastante relevante para que as empresas realizem com efetividade a sua visão, missão e coloquem em prática seus valores. As estratégias da companhia devem ser delineadas considerando os fatores externos que podem contribuir para mudanças de rumo. Para que fique mais claro, podemos dizer que o macroambiente é o ambiente mais amplo em que uma empresa irá realizar as suas operações comerciais.
Os fatores que compõem o macroambiente funcionam como um guia que conduz a empresa para alcançar ou não os seus resultados. O gestor deve ficar atento a esses fatores para moldar as suas decisões de acordo com as suas necessidades corporativas. O estilo de vida da sociedade, a aprovação de novas leis, alterações econômicas, entre outros fatores, são determinantes para saber qual é o melhor caminho a seguir.
A partir de uma análise detalhada do macroambiente, o gestor tem uma ideia concreta de que tipo de ambiente externo está descortinado à sua frente e se ele realmente quer investir tempo e recursos financeiros da organização para se consolidar nele. Determinados conjuntos de condições mercadológicas não são favoráveis para os empreendimentos em alguns momentos, mas, com o passar do tempo, isso pode mudar.
Como o Macroambiente influencia os negócios na prática?
Conhecer o macroambiente de uma empresa é determinante para tomar decisões assertivas em relação à expansão de participação no mercado, lançamento de novos produtos, descontinuação de uma linha, objetivos das campanhas de marketing, entre outros. Contribui para que os gestores tenham mais facilidade para planejar os próximos rumos de sua companhia.
Os gestores que identificam as oportunidades e ameaças do ambiente externo têm uma visão mais realista de suas organizações e estabelecem objetivos e metas mais facilmente alcançáveis. Entendendo o contexto em que uma empresa está inserida, fica mais simples pensar no seu futuro e como posicioná-la mais adiante. Podemos definir o conhecimento do macroambiente como sendo o braço direito do planejamento.
O que é microambiente?
Agora que você já conhece o conceito de macroambiente, é interessante conceituar também o chamado microambiente. Enquanto o macro refere-se a fatores externos que podem interferir no andamento da companhia, o micro diz respeito a questões internas. No escopo do microambiente estão inclusos consumidores, fornecedores, concorrentes, distribuidores, concessionários, investidores e o público comum.
O macroambiente é composto de elementos que impactam direta ou indiretamente as empresas e tem grande relevância para determinar seu sucesso. Se este artigo agregou de alguma maneira para você, passe-o adiante, compartilhando através das suas redes sociais!
[php_everywhere instance=”1″]
Imagem: sommthink / Shutterstock