Trabalhar em casa foi um hábito que cresceu na pandemia e que caiu no gosto de muitas pessoas. Vale dizer que esse tipo de rotina profissional não agrada a todos, pois existem pessoas que têm a necessidade de interação, enquanto outras trabalham bem sozinhas e até preferem que seja assim.
Se você faz parte do segundo grupo, vai gostar das dicas que serão compartilhadas ao longo do artigo. Iremos apresentar dez tendências de atividades para quem quer trabalhar em casa e alcançar o sucesso, acompanhe!
[php_everywhere instance=”2″]
10 Opções para trabalhar em casa e alcançar o sucesso
Veja, a seguir, uma lista com dez opções para trabalhar em casa e alcançar o sucesso. Para escolher a sua, considere suas aptidões, experiência, formação e afinidades, afinal, gostar do que se faz e ter conhecimento para tal é fundamental para ser bem-sucedido.
1. Prestação de serviços diversos como freelancer
Profissionais de diversas áreas abrem mão de serem funcionários de empresas para prestarem serviço como freelancers. Assim, têm mais liberdade para trabalhar e conseguem aumentar seus ganhos com mais facilidade do que se fossem depender de aumentos.
Algumas das profissões que permitem a prestação de serviço como freelancer são:
- Redator;
- Revisor;
- Web designer;
- Social media;
- Programador;
- Editor de vídeos;
- Tradutor;
- Designer gráfico.
2. Assessoria remota
Uma das opções mais recentes para trabalhar em casa é a assessoria remota. Como forma de cortar custos e deixar a rotina mais prática, muitos profissionais têm contratado assessores remotos para organizar sua agenda. Essa é uma opção que atende desde médicos, dentistas, advogados, coaches, até clínicas de estética, tatuadores, salões de beleza etc.
Assim, é divulgado um número de telefone e WhatsApp em que os interessados no serviço em questão entram em contato com o assessor para tirar dúvidas e fazer agendamentos. Esse assessor realiza o trabalho dentro do período do dia combinado e, em seguida, passa todas as informações ao profissional.
3. Criar uma loja virtual
O comércio online já estava em crescimento e,por conta da pandemia, teve um salto impressionante. Afinal, mais pessoas começaram a realizar compras via internet para não terem que sair de suas casas.
Se deseja empreender nessa área, saiba que pode trabalhar em casa, desde que, claro, o espaço comporte o estoque dos itens que deseja vender ou opte pela modalidade dropshipping. Nesse segundo caso, não há estoque, pois os pedidos são recebidos e, aí sim, os itens são solicitados no fornecedor e enviados diretamente ao cliente.
4. Venda de alimentos diversos
Quem gosta de cozinhar pode trabalhar em casa preparando diversos tipos de alimentos para vender. São muitas as opções para empreender nesse ramo, como confeitaria, marmitas frescas ou congeladas, massas, doces, salgados, entre outros.
Apenas é importante se atentar para as regras e licenças para trabalhar no ramo alimentício. Informe-se e siga todas as recomendações para que os alimentos vendidos possam ser consumidos com segurança pelos seus clientes.
5. Organizador de eventos
Muitas pessoas têm procurado profissionais para organizarem eventos como festas de aniversário e casamento. Esses organizadores possuem contato com fornecedores de todos os itens necessários para uma festa, como: empresas de som, doces, aluguel de mesas, decoração etc.
O organizador faz a ponte entre os clientes e as empresas, além de ajudá-los com contratos e o agendamento dos serviços. Embora algumas atividades necessitem de reuniões, a grande maioria das tarefas pode ser realizada em casa, por telefone ou online.
6. Aulas online
Se você possui algum conhecimento que possa ser passado adiante, pode começar a dar aulas online. Algumas opções mais comuns incluem: idiomas, reforço de matérias escolares, artesanato, escrita, maquiagem, entre outras. Essas aulas podem tanto acontecer em plataformas de videoconferência quanto serem gravadas. Encontre a forma que funcionar melhor para você e seus alunos.
7. Coach com atendimento online
Tem se tornado cada vez mais comum que coaches realizem seus atendimentos online. Assim, não há a barreira da distância e é possível atender pessoas que estejam em qualquer lugar do mundo.
Vale lembrar que, para se tornar coach, é preciso passar por uma formação, em que conhecerá a metodologia a fundo e as suas ferramentas. Se ainda não é um profissional formado na área, aproveite para conhecer a formação do IBC – Instituto Brasileiro de Coaching e inicie sua carreira com o pé direito!
8. Arte e trabalhos manuais
Aqueles que têm aptidão com artes e trabalhos manuais podem trabalhar em casa, desenvolvendo suas peças para, em seguida, vendê-las. Para fazer dessa atividade sua principal fonte de renda é fundamental ter organização e investir em formas de divulgação. Ter um perfil ativo nas redes sociais se mostra imprescindível!
9. Consultoria
Muitas empresas contratam serviços de consultoria para organizar seus processos. Se você tem uma formação e experiência em determinada área, pode se tornar um consultor, prestando esse tipo de serviço. Apesar de ser necessário fazer algumas visitas às organizações, grande parte do trabalho pode ser realizado em casa.
10. Criador de conteúdo digital
Agora, vamos falar sobre uma forma de trabalhar em casa que é um pouco diferente das demais: criação de conteúdo digital. Se você é um usuário das redes sociais deve ter visto pessoas que criam conteúdos profissionalmente de diversas temáticas. Os ganhos dessas pessoas vêm através das publicidades feitas em suas publicações e vídeos.
Um adendo importante sobre essa carreira é que os ganhos não são imediatos, pois é preciso construir uma imagem e conquistar um público até que as empresas comecem a fechar as parcerias de publicidade. Dessa maneira, se tem o desejo de seguir nessa área, é preciso mantê-la simultaneamente com outra, até que se torne lucrativa.
E então, alguma dessas dez opções para trabalhar em casa combina com você? Independentemente de qual seja a sua escolha, lembre-se sempre da importância de buscar sempre aprender e evoluir.
Hoje, com as facilidades oferecidas pela internet é possível fazer cursos sem sair de casa. Assim, poderá oferecer produtos ou serviços com cada vez mais qualidade, conquistando mais e mais clientes.
Aproveite para deixar seu comentário sobre o assunto abaixo e compartilhar essas informações com seus amigos!
[php_everywhere instance=”1″]