Quando é hora de mudar o rumo da sua empresa?

Confira uma lista com 10 sinais de que você deve mudar o rumo da sua empresa

Dizem que em time que está ganhando não se mexe, contudo, é importante estar atento para perceber os sinais quando o jogo começa a virar e a vitória se mostra cada vez mais distante. No mundo dos negócios, mudar o rumo de uma empresa é algo bastante comum, porém, é preciso saber o que fazer para identificar quando esse momento chega e quais são as melhores estratégias a serem utilizadas.

Neste artigo você saberá quais são os sinais que mostram que é hora de recalcular as rotas do seu negócio e traçar novos caminhos. Continue acompanhando e confira!

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A importância de mudar o rumo da empresa

Dificilmente uma empresa irá nascer e se desenvolver exatamente da forma que foi descrita no planejamento inicial. Todo negócio passa por transformações ao longo do tempo, seja por conta de mudanças no mercado ou pelo amadurecimento de seus administradores. Afinal, uma coisa é planejar, imaginar a companhia, outra completamente diferente é tirar aquelas ideias do papel e transformá-las em algo real.

É claro que o planejamento é importante, sem ele a empresa começa sem rumo. Mas é preciso ter a consciência de que ele provavelmente irá sofrer alterações ao longo do caminho e é preciso saber se adaptar. Inclusive, ser flexível é uma característica crucial para um empreendedor alcançar o sucesso, porque o mercado não irá nunca se adaptar a um negócio, o negócio é que precisa se adaptar ao mercado.

Pode ser que aquele produto ou serviço que idealizou e parecia perfeito não caia nas graças do público, ou que o ponto comercial escolhido não seja o melhor para o nicho que pretende alcançar. São muitos os possíveis motivos para precisar rever estratégias e mudar. Por mais desafiador que isso pareça, mudar é maravilhoso, traz surpresas, conhecimento e amadurecimento.

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10 Sinais de que é hora de mudar o rumo da sua empresa

Você não precisa esperar seu negócio quebrar para perceber que as coisas não vão bem. Existem sinais, muitas vezes sutis, que mostram que é preciso repensar certas estratégias. A seguir, você verá quais são os mais comuns, muitos nem são considerados um problema, mas podem ser o início dele.

1 – As vendas estão estagnadas

Os mercados não são infinitos, principalmente se o seu negócio atua em uma escala regional. Se você tem uma loja em uma cidade pequena, por exemplo, vai chegar um momento em que alcançará o ápice e o crescimento irá estagnar, simplesmente porque não há mais consumidores para atrair.

Quando isso acontece, é importante encontrar maneiras de quebrar essas barreiras. Os negócios físicos, por exemplo, podem migrar para o online, alcançando dois tipos de público ou, ainda, abrir filiais em outras regiões. Assim que os resultados começarem a se repetir, pense na possibilidade de entrar em novos mercados.

2 – O mercado mudou

O mercado está em constante mudança porque acompanha o comportamento do consumidor, que está o tempo todo se transformando. Dificilmente um produto ou serviço que é um grande sucesso hoje continuará sendo daqui dez anos. Mesmo que aquele item continue sendo consumido, ele precisará passar por mudanças, seja em sua composição, embalagem, comunicação, na forma com a qual é vendido.

Ao começar a notar que o mercado está mudando e que seus produtos estão perdendo a preferência, é hora de pensar em adotar novas estratégias. Não existe uma receita pronta para se adaptar, pois tudo depende do produto, do nicho, são vários fatores envolvidos. Cabe a você identificar quais foram as mudanças mercadológicas e encontrar maneiras de se adaptar a elas.

3 – Você percebe que está o tempo todo apagando incêndios

Um indício bastante forte de que é necessário mudar é quando você passa a maior parte do tempo apagando incêndios do que, de fato, produzindo algo que contribua com o crescimento da sua empresa. Apagar incêndios significa conter os danos gerados por problemas, ou seja, a raiz não é removida, apenas os galhos são cortados e, em breve, irão aparecer novamente.

4 – Você deseja alçar voos mais altos

Talvez esteja tudo bem com a sua empresa, os resultados sejam bons, mas você tenha o desejo de crescer. Os seus sentimentos como empreendedor também podem trazer indícios de que é hora de mudar, afinal, aquilo é a concretização do seu sonho e nada mais justo do que caminhar de acordo com as suas expectativas.

Apenas é importante tomar cuidado para não tentar crescer demais sem ter uma base sólida para suportar todo o volume. Estude, pesquise e se planeje, assim, conseguirá tomar decisões com mais confiança e maiores chances de sucesso.

5 – A equipe parece desmotivada

O estado de espírito dos colaboradores diz muito sobre uma empresa, afinal de contas, eles são sua alma, sem eles nada acontece. Quando começar a notar um desânimo por parte da equipe, procure entender o motivo, pode ser falta de incentivo da sua parte, talvez a remuneração não esteja adequada ou mesmo não tenham tudo o que precisam para realizar um bom trabalho.

Estar atento aos níveis de motivação da equipe é necessário porque isso influencia diretamente na produtividade e nos resultados do seu negócio. Colaboradores motivados trabalham muito melhor do que aqueles que estão descontentes e desanimados.

6 – Ações que antes traziam bons resultados não estão mais funcionando

Quando se trata de negócios, nenhum jogo está ganho para sempre. Uma ação fantástica que trouxe excelentes resultados no passado, pode não ter mais o mesmo efeito no presente. Logo que notar que isso está acontecendo com a sua empresa, é preciso iniciar um processo de mudança.

Talvez, a ideia precise ser remodelada e adaptada à realidade atual ou descartada por completo. Nesse momento, ser conservador e se apegar ao que deu certo no passado só irá atrapalhar e poderá colocar sua empresa em risco. Portanto, se abra para o novo!

7 – Clientes e funcionários estão indo embora

Não é apenas a redução nas vendas que mostra que é hora de mudar, a redução no quadro de funcionários também é um grande indício. A alta rotatividade de colaboradores é bastante prejudicial porque, além de gerar custos, compromete o entrosamento da equipe. O aumento do número de pedidos de demissão e a redução das vendas são indícios bastante fortes de que uma transformação é necessária.

8 – A sua expertise superou o mercado

Nem sempre a mudança é gerada por uma falha, em algumas situações ela precisa chegar porque a sua expertise superou o mercado. Um exemplo que mostra isso de forma clara é a Amazon, que começou como um e-commerce de livros. Se continuasse nesse segmento, hoje poderia ser uma gigante no setor. Contudo, Jeff Bezos quis mais porque sabia que seu negócio poderia ir além.

Hoje, a Amazon está no topo da lista dos maiores varejistas do mundo. Se tivesse ficado apenas com os livros, seria uma companhia de sucesso, mas certamente não teria alcançado nem metade do que alcançou. Por isso, se perceber que seu negócio tem capacidade de ir além e, claro, depois de verificar a viabilidade dessa expansão, não tenha medo!

9 – Os concorrentes menores estão te superando

Depois de um tempo de vida do negócio, é comum que os empreendedores entrem em um modo mais tranquilo. Entretanto, é preciso tomar cuidado para evitar que isso se transforme em comodismo. Um grande sinal de que é preciso mudar é quando os concorrentes de menor porte, que nunca foram vistos como um problema, começam a te superar.

Inclusive, se isso ainda não aconteceu com a sua empresa, comece agora a olhar para esses pequenos concorrentes. Mesmo que eles ainda não ofereçam nenhuma ameaça, se não tomar cuidado eles poderão te ultrapassar. No mercado atual não há espaço para se acomodar, por isso, esteja sempre atento ao que acontece com a sua empresa e a concorrência.

10 – Os clientes não estão se mostrando satisfeitos como antes

Se antes seus clientes viviam elogiando e indicando sua empresa e hoje o número de insatisfação está crescendo, é necessário entender o que está gerando isso. A qualidade dos produtos, o atendimento, a entrega, são muitos os possíveis pontos para essa queda na satisfação.

Para descobrir a origem do problema, ouça os clientes através de pesquisas ou mesmo no dia a dia, orientando seus colaboradores a pedirem a opinião deles. As informações obtidas irão te ajudar a entender o que está acontecendo e definir mudanças para que eles voltem a se sentir satisfeitos.

Existe um antigo provérbio chinês que diz que assim como a água se molda ao vaso que a contém, o homem sábio se adapta às circunstâncias. Os empreendedores devem seguir esse conselho à risca e saberem se adaptar ao mercado.

Alguns dos maiores nomes do mundo dos negócios afirmam que a mudança é fundamental para a sobrevivência e o crescimento de uma empresa. Como bem disse o grande gênio Albert Einstein: “Insanidade é continuar fazendo sempre as mesmas coisas e esperar resultados diferentes”. Portanto, não tenha medo de rever seus planos, traçar novas rotas e seguir por caminhos diferentes do que havia imaginado.

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