Enfrentar um processo seletivo e conquistar aquela tão sonhada vaga de emprego, ou até mesmo de estágio, é um acontecimento cuja sensação é única. Afinal de contas, no atual cenário em que vivemos, deixar o status de desempregado e começar um novo trabalho é algo bastante louvável.
E quando olhamos para a crise em que vivemos, em decorrência do COVID-19, e nos atentamos aos noticiários, conseguimos perceber que os níveis de desemprego estão cada vez maiores.
Portanto, se você está na lista das pessoas que foram recém contratadas, você pode e deve comemorar bastante essa conquista e, a partir de então, se prepara para aquilo que é motivo de bastante euforia, e, ou, bastante preocupação.
O primeiro dia de trabalho.
Esse dia é um tanto quanto particular e bastante especial. Trata-se de uma mistura enorme de emoções, a princípio existe a ansiedade em querer colocar a mão na massa e começar a exercer logo as suas tarefas, isso se mescla com uma preocupação em saber se você será ou não aceito, se causará uma boa impressão ou não e, até mesmo, se esse emprego contribuirá com a conquista das suas metas e objetivos.
E para te ajudar a superar esse desafio eu separei uma lista com algumas dicas para que você não cometa grandes equívocos nessa que será uma nova jornada. Mas antes disso é preciso lembrar-se, caso você cometa algum erro isso não é o fim do mundo, muito pelo contrário.
Não deixe que situações não previstas ofusquem os seus objetivos e, no caso de realmente acontecerem, dê a volta por cima. Sem mais delongas, vamos logo para as dicas, confira!
[php_everywhere instance=”2″]
7 dicas para o seu primeiro dia de emprego
1. Escolha suas roupas com cautela
É evidente que, embora muita coisa tenha mudado no ambiente de trabalho, é necessário ter uma certa cautela com a questão do vestuário. Digo isso pois, dentro do ambiente corporativo era muito comum encontrarmos trajes bastante formais.
Essa é uma questão que tem sofrido grandes alterações, mas isso não faz com que esse seja um território sem leis. Alguns cuidados devem ser tomados como, por exemplo, ter um certo entendimento prévio sobre a rotina e o ambiente de trabalho, bem como se esse vestuário é adequado ao local e a função que você exercerá.
Lembre-se que, em muitos casos, a primeira impressão é o suficiente para que você cause um impacto negativo ou positivo, seja para empresa ou para um possível comprador de um produto que você precisa vender.
2. Pontualidade é imprescindível
A menos que aconteça algo totalmente imprevisto e justificável, não existem razões para que você se atrase, ainda mais no primeiro dia de emprego.
Caso você não tenha uma boa justificativa, atrasar lhe acarretará em uma péssima impressão para os seus líderes e gestores, afinal de contas, é uma atitude bastante desagradável.
A dica é, planeje-se bem, saiba quais são as rotas disponíveis. No caso de que você dependa de algum meio de transporte público, atente-se bem aos horários disponíveis, saia com antecedência, caso necessário e tenha também um plano B, caso tenha algum tipo de problema.
3. Demonstre proatividade
Quando falamos em proatividade, não quer dizer que você sairá pelos quatro cantos da empresa na busca do que fazer e sem orientação. Ainda mais em se tratando do primeiro dia de trabalho, não será deste modo que você mostrará dedicação para ele.
A ideia aqui é demonstrar interesse no que lhe for pedido, mantendo o máximo de concentração para assim absorver a maior quantidade de informações que forem possível e, lembrando que é sempre possível fazer perguntas assertivas para que o entendimento sobre o seu papel seja cada vez mais claro.
4. Educação é imprescindível
Consegue imaginar algum ambiente em que funcione por intermédio de relações interpessoais, seja ele qual for, e que seja saudável e bom de se trabalhar sem que haja educação entre as partes?
Provavelmente não e no ambiente profissional isso não é diferente, a educação é um pré requisito para que qualquer relação possa se desenvolver. Portanto, no seu primeiro dia de trabalho é fundamental que você demonstre valores agreguem para a construção de um bom clima organizacional.
Além do mais, a simpatia, aliada com outras características, é um peça chave que te ajudará no decorrer de sua trajetória profissional, seja ela qual for.
5. Cuidado com a postura
É evidente que aqui não estamos falando das questões ergonômicas, é claro. Não que elas não sejam importantes, afinal de contas, sem ergonomia a rotina de trabalho pode se tornar bastante cansativa e desgastante.
Mas o foco neste artigo é te passar dicas para te ajudar a enfrentar o primeiro dia de trabalho, nesse sentido a postura tem a ver com o seu comportamento mediante as interações pessoais que você vai ter.
A educação, como abordada acima, faz parte de um conjunto de atitudes que contribuem para uma boa postura. Além disso, manter o local de trabalho limpo e organizado, ter um linguajar adequado para a vaga que você irá exercer, ter respeito e empatia pelos demais colegas de trabalho são outros excelentes exemplos que farão total diferença.
6. Evite ser aquele cara puxa saco
Iniciar logo no seu primeiro dia e ser taxa de puxa saco não é algo muito bem visto, nem pelos seus colegas de trabalho e nem mesmo pelos seus gestores.
É evidente que, no tratamento com os seus líderes deve haver respeito, e sim, você deve demonstrar comprometimento e proatividade, mas sem que haja excessos. Bajulação, puxa saquismo e falsidade são comportamentos que você deve manter-se bem longe.
7. Lembre-se que é preciso desenvolver-se continuamente
Não é porque você finalmente conquistou a sua vaga de emprego que a história encerra por aqui. É preciso manter-se em evolução contínua para que, deste modo, você seja capaz de atingir novos patamares, novas promoções e, também, garantir uma eficiência cada vez maior.
Portanto, a partir do primeiro dia de trabalho o ideal é que você estude, sobretudo para aprender cada vez mais acerca da sua nova função e, assim, contribuir para o desenvolvimento pleno da sua rotina de trabalho.
E aí? O que você achou dessas dicas que separei especialmente para você que vai começar um novo emprego? Se gostou compartilhe nas suas redes sociais e se você tem alguma outra dica incrível em mente fale conosco através dos comentários.
Imagem: Por Chaay_Tee
[php_everywhere instance=”1″]