O que são competências individuais e como desenvolvê-las

As competências individuais de um funcionário estão fortemente ligadas ao desempenho, habilidades e atitudes do mesmo dentro da empresa em que trabalha.

competencias individuais

Saiba o que são as competências individuais

Que toda empresa precisa de alguns fatores para conseguir se manter à frente de seus concorrentes, isso você já sabe, não é mesmo? Mas será que só uma boa carta de produtos, serviços e fornecedores, ou até mesmo uma longa lista de clientes são capazes de cumprir com essa missão? Obviamente não! Por isso lhe digo que existem outros fatores que influenciam significativamente o desenvolvimento da empresa perante o mercado, e um desses fatores são os colaboradores.

Como cada fator possui uma grande importância para o desempenho da empresa, pode-se imaginar que de nada adianta oferecer os melhores produtos e serviços se sua empresa não tiver os colaboradores certos com suas competências individuais muito bem definidas. Ou seja, uma empresa pode ter produtos e preços excelentes, além de um enorme potencial de venda, mas se os colaboradores dessa empresa não souberem utilizar suas competências individuais da melhor maneira possível, todo o esforço terá sido em vão. Os fatores precisam estar em sintonia.

Diante dessa constatação, você pode se perguntar o que são as competências individuais de um colaborador. Por isso querida pessoa, é extremamente importante compreender que as competências individuais de um funcionário estão fortemente ligadas ao desempenho, habilidades e atitudes do mesmo dentro da empresa em que trabalha.

Ou seja, aptidões como: visão sistêmica, proatividade, capacidade de liderar, criatividade, habilidades com gestão de crises, inovação, boa comunicação com colegas e equipes são exemplos de competências individuais que uma empresa deve observar em seus colaboradores. Compreendendo isso, torna-se mais fácil encontrar as pessoas certas para atuar nas funções certas dentro da sua organização. Veja abaixo outros exemplos de competências individuais:

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Autocontrole

Você consegue dominar seus impulsos? O autocontrole é capaz de auxiliar você a controlar com mais quietude e sabedoria os desafios que surgem ao longo do dia. No ambiente de trabalho por exemplo, ter autocontrole é fundamental para o bom desempenho das atividades. Perder a calma e se estressar não é a melhor opção quando você precisa apenas de um pouco de autocontrole e sabedoria.

Inteligência Emocional

A pessoa que possui inteligência emocional é considerada um excelente profissional, afinal, ele é capaz de trabalhar de maneira confiante, segue seus ideais, vai em busca de suas metas, consegue se adaptar tranquilamente ao ambiente em que vive, e ainda possui outra competência maravilhosa que é ser flexível. Essa pessoa com certeza é resistente e consegue lidar com o estresse sem deixar que seus planos fujam do controle.

Resiliência

Um profissional com esse tipo de competência individual é um profissional com uma enorme capacidade de adaptação, consegue se sentir confortáveis mentalmente e emocionalmente até mesmo diante de crises. São pessoas intuitivas, mas que usam a lógica quando é preciso. Pessoas resilientes são fortes, carismáticas e calmas, possuem um pensamento positivo, conseguem se relacionar de maneira saudável e está sempre buscando formas de evoluir.

Comprometimento

Aquele que é comprometido com seu trabalho e com suas atividades é leal a sua empresa e aos seus clientes, por isso, o comprometimento é uma das competências individuais de maior qualidade que as empresas visam. Um profissional comprometido se dispõe a solucionar todo e qualquer desafio que for lançado em suas mãos. Sua atenção e dedicação são completamente voltados para suas atividades e geralmente não gostam de perder tempo com aquilo que tira sua atenção. 

Tomada de decisão

Um grande líder é capaz de tomar decisões que consigam gerar resultados positivos e extraordinários. Essa é uma competência individual que muitas empresas buscam em profissionais que vão ocupar cargos de liderança. Para saber tomar decisões é preciso ser confiante, desenvolver um autoconhecimento e claro, não adiar as decisões, o melhor é que sejam definidas o quanto antes.

Comunicação Assertiva

Essa competência mostra o quanto um profissional demonstra ter habilidade em se relacionar com as pessoas, além de conseguir passar informações claras, com respeito e objetivo. Quando isso não acontece, falhas ocorrem e isso não é nada positivo para a empresa e seus resultados.

Observando cada uma das competências individuais que uma pessoa pode ter, você consegue definir e saber quais são as suas competências? Como mencionei anteriormente, competências individuais são a soma de conhecimento, habilidade e atitude, certo?

Nesse sentido, o conhecimento é tudo aquilo que você sabe, que você estudou nos livros e aprendeu com a vida, contudo, nem tudo que você aprende você pratica, certo? É aí que entra a habilidade, ela é responsável pelo ‘saber fazer’, é com ela que você coloca em prática tudo que você aprende e sabe. Dessa forma, a atitude é o ‘querer fazer’, é a união do conhecimento e da habilidade para querer fazer algo.

Com isso, fica claro que competências individuais se diferem das competências técnicas, por exemplo. As técnicas, são tudo aquilo que o colaborador precisa saber para realizar seu trabalho, como saber operar máquinas, falar outras línguas, entender de informática etc., entretanto, as competências individuais são as que complementam os colaboradores, e fazem com que as empresas os queiram como vantagem competitiva perante o mercado.

Identifique suas competências individuais

Uma excelente forma de identificar suas competências individuais é criando um método de avaliação pessoal, ou seja, tente listar cinco, seis ou mais competências das quais você julga ser forte em seu perfil profissional, faça uma espécie de pesquisa com as pessoas mais próximas a você, peça que elas te avaliem de forma verdadeira e analise os resultados.

Procure identificar e melhorar seus pontos negativos, o mesmo deve ser feito com os pontos positivos, só que o ideal é criar mecanismos para fortalecer cada um desses pontos em cada competência que você julgou ser predominante. Concentre seus esforços naquilo em que você faz de melhor. Desenvolva suas competências individuais e conquiste o trabalho, cargo ou posição social que deseja.

O segredo para encontrar suas competências individuais é começar a se analisar, se conhecer e se observar em todos os âmbitos de sua vida, seja com família, amigos, conjugue ou no trabalho. Ao começar a se analisar ficará fácil detectar suas competências e habilidades. Todas as pessoas possuem competências pessoais, comportamentais, técnicas e claro as individuais, nesse sentido, também podemos dizer que há várias pessoas que precisam desenvolver as suas competências individuais, e como falei anteriormente, a melhor forma para isso é se conhecendo, ou seja, o autoconhecimento está completamente ligado a esse processo de desenvolvimento.

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O coaching possui excelentes ferramentas e estratégias para que você consiga desenvolver seu senso de autoconhecimento afim de identificar suas competências individuais.

Por isso querida pessoa, se informe sobre as melhores maneiras de conseguir ampliar seu autoconhecimento e comece o quanto antes a identificar suas competências individuais; você pode obter grandes conquistas e resultados por conta dessa descoberta. Gostou desse artigo e das minhas dicas? Use o espaço abaixo para deixar um comentário, aproveite para curtir e compartilhar esse material nas redes sociais.

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