Mitos sobre trabalho que prejudicam a produtividade

Mulher usando calendário no computador

Confira os mitos sobre o trabalho e verifique se um deles vêm travando a sua capacidade produtiva.

Quando se é criança, é normal ser iludido por algum mito como o de que o bicho papão vem pegar quem não come legumes. Mas, aí nos tornamos adultos e parece até engraçado que tenhamos acreditado em algo assim. Porém, e se dissermos que você ainda pode estar sendo influenciado por algo do tipo, como os mitos sobre trabalho?

Muitas pessoas têm a sua produtividade reduzida por acreditarem em alguns mitos. O que acontece é que esses pensamentos são tão propagados que parecem realmente fazer todo o sentido. Para te ajudar a deixar os principais mitos sobre trabalho no passado e se tornar mais produtivo, aconselhamos que continue a leitura.

[php_everywhere instance=”2″]

Principais mitos sobre trabalho que prejudicam sua produtividade

Todo mundo já se viu em uma situação em que precisava acelerar a produtividade e buscou por conselhos alheios. Dentre as indicações mais comuns para potencializar a produtividade há algumas armadilhas.

Mitos revestidos de certezas para se tornar mais eficiente podem estar te impedindo de alcançar seu potencial máximo. Confira a seguir os principais mitos sobre trabalho e como evitá-los.

1. Ser multitarefas é sempre ruim

Há uma máxima que diz “quem faz um pouco de tudo não faz nada bem”. Até certo ponto essa máxima pode ser aplicável, no entanto, não no campo das multitarefas. O que acontece nesse caso é um não entendimento do que significa realmente ser multitarefas. Um indivíduo multitarefas não é aquele que fica “pulando” de atividade em atividade.

Trata-se de alguém que consegue fazer bem-feito mais de uma tarefa ao mesmo tempo. É importante ressaltar que ser multitarefas não é, exatamente, algo simples e algumas pessoas podem não conseguir.

No entanto, é válido tentar desenvolver essa habilidade, pois ela oferece uma série de benefícios. Ser multitarefas te permite utilizar melhor o seu tempo. Inclusive aquele que seria perdido com uma atividade que pode ser realizada em paralelo a outra.

Logo, concluímos que ser multitarefas pode ser muito bom, ao contrário do que se fala por aí. O ideal é conseguir fazer uma associação de tarefas, ou seja, escolher atividades complementares para fazer ao mesmo tempo. A partir desse entendimento, você está apto a descartar o conselho de não ser multitarefas. Basta fazer isso da maneira correta.

2. Fazer um intervalo é a melhor forma de destravar

É inegável que sair da frente do computador quando a mente dá aquela travada é bastante reconfortante. Mas, será que é realmente produtivo dar um tempo quando se está com dificuldades de dar prosseguimento a uma atividade? Cientistas da Kellogg School na Northwestern University realizaram uma pesquisa e concluíram que insistir na tarefa se mostra mais interessante.

Com certeza, a ideia de que somente com um intervalo é possível destravar a mente é um grande mito que pode prejudicar seus resultados. A pesquisa identificou que as pessoas tendem a subestimar a sua própria capacidade.

Quando insistem na tarefa que está se mostrando difícil, podem se surpreender com ideias excelentes e inesperadas. Curiosamente, as ideias obtidas nesse período de insistência tendiam a ser bem mais criativas.

3. O dia precisa começar cedo

Você provavelmente já ouviu a frase: “Deus ajuda quem cedo madruga”. Mas, será que somente se tem boa produtividade se acordar muito cedo? É importante dizer que não há nada de errado com acordar cedo, no entanto, essa não é uma condição para o sucesso. Uma prova disso é um estudo realizado na Universidade de Liege, na Bélgica.

A pesquisa acompanhou 31 participantes dos quais 16 acordavam cedo e os outros 15 tinham hábitos noturnos. Os participantes passaram duas noites em um laboratório do sono. Aqueles que acordavam cedo saiam da cama às 7h e os que acordavam tarde às 11h. Os pesquisadores testaram essas pessoas meia hora, 1,5h e 10,5h após terem acordado.

O objetivo dos testes era verificar a habilidade de concentração dessas pessoas com o auxílio de um equipamento de ressonância magnética. Comparativamente, os dois grupos não apresentaram grande diferença no primeiro teste. Contudo, aqueles que acordavam tarde tiveram resultados bem melhores no teste da noite. As pessoas com hábitos noturnos se mostravam muito mais espertas e atentas.

Basicamente, isso significa que quem acorda tarde consegue manter sua mente atenta por mais tempo. Quem madrugava apresentava atividade cerebral bem mais baixa do que aqueles que acordavam tarde após 10,5h. Além disso, há pesquisas que demonstram que quem acorda tarde tende a ter melhor memória. Então, é um mito que acordar tarde atrapalha sua produtividade.

4. Comece pelas tarefas mais corriqueiras

Você começa os seus dias de trabalho com as tarefas mais corriqueiras e que exigem menos esforço? Muitas pessoas acreditam no mito de que o melhor é tirar da frente as atividades menos relevantes para somente então começar o trabalho para valer. Embora possa ser positivo para algumas pessoas, não é necessariamente a melhor forma de abordar o trabalho.

Começar por algo mais importante e difícil pode ser o segredo para conseguir fazer mais coisas ao longo do dia. Em muitos casos, as tarefas mais difíceis são relegadas para depois porque as pessoas têm medo de realizá-las. Elas podem parecer difíceis de concluir e isso faz com que pareçam mais complexas do que realmente são. Basicamente, começar pelo mais difícil te ajudará a desmistificar o nível de complexidade.

5. Produtividade é fazer tudo

Você já parou para pensar se é ocupado ou produtivo? Muitas pessoas confundem estar constantemente ocupadas com serem produtivas. Riscar todos os itens da lista de tarefas é realmente algo satisfatório. No entanto, esvaziar a caixa de entrada do e-mail e organizar todos os arquivos não necessariamente significa ser produtivo.

Comece a refletir no quanto as atividades realizadas durante o dia foram realmente importantes para a sua produtividade. Para evitar cair nessa armadilha, a dica é usar a regra de ouro de que qualidade é muito mais importante do que quantidade. Adiantar um projeto complexo é bem mais relevante do que responder 15 e-mails sem relevância, não é mesmo? Organize seu tempo e estabeleça uma ordem de prioridades para as suas atividades.

Vale a pena refletir como um ou mais desses mitos vêm travando a sua capacidade produtiva! Aproveite para deixar seu comentário abaixo e compartilhar o conteúdo em suas redes sociais para levar as reflexões adiante!

[php_everywhere instance=”1″]

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010