Pare um pouco e reflita: para você é completamente normal o ato de ir trabalhar, não é mesmo?! Acordar cedo todas as manhãs, levantar, escovar os dentes, tomar o café e ir rumo ao emprego, para muitas pessoas, são quase que ações automáticas, correto?! Entretanto, existem indivíduos que sofrem quando o assunto é sair de casa e ir trabalhar.
Na verdade, este tipo de pessoa nem precisa sair de casa, são indivíduos que podem desenvolver suas atividades profissionais em casa mesmo, mas não conseguem realizá-las sem uma grande dose de sofrimento. Pode parecer estranho para alguns, mas existem muitos que têm medo de trabalhar.
É sobre estas pessoas que eu vou escrever hoje, para que você tenha a oportunidade de conhecê-las um pouco melhor e identificá-las no meio em que você atua, caso ainda não tenha se deparado com nenhuma delas até hoje. E se você for uma delas, convido você a me acompanhar nesta leitura, para buscar se compreender melhor e encontrar mecanismos para lidar com as situações que lhe incomodam com profundidade.
O que está acontecendo?
Muitas pessoas não entendem realmente o que se passa na vida de uma pessoa que tem medo de trabalhar. Na verdade, para muitos é até complicado compreender que existam profissionais que passem por isso ao longo de suas vidas. Porém, hoje eu estou aqui para lhe dizer que sim, existem indivíduos que sofrem quando o assunto é trabalho e eu vou te dizer porque.
Acontece que estamos falando de pessoas altamente ansiosas e inseguras, que sofrem ao exercer suas atividades profissionais, pois têm medo de errar e, consequentemente, do julgamento das pessoas ao seu redor, como líderes, gestores, colegas de trabalho e demais colaboradores da empresa para a qual prestam serviços.
São indivíduos que se cobram demais e acabam desenvolvendo um medo de trabalhar, pois, o que é um simples ato para alguns, para outros é um grande desafio, já que acreditam que podem acabar não correspondendo às expectativas de seus empregadores, bem como de seus líderes, gestores e às suas próprias.
Como vencer este grande desafio?
Se você leu até aqui e se identificou com estas situações que eu descrevi, se sente que não é um profissional bom o suficiente para entregar o que a empresa em que você trabalha espera de você, a partir de agora vou compartilhar dicas fundamentais, para que você consiga se sentir cada vez mais confiante em suas capacidades e habilidades, bem como si mesmo de uma maneira geral.
Faça uma lista de suas qualidades
A minha primeira dica é que você separe caneta e papel e comece a listar as suas maiores qualidades. Pense nas coisas que você faz de melhor em sua vida, seja no âmbito profissional ou no pessoal, o importante é que você reflita sobre estas questões e as coloque no papel, afastando de si, neste momento, todo e qualquer tipo de julgamento que tenha relacionado a você mesmo.
Peço para que você faça isso, pois quero que você visualize o quão capaz você é de realizar grandes feitos em sua vida, bem como as suas principais competências, capacidades e habilidades, que podem contribuir para que você perca esse medo que lhe consome de trabalhar. A partir do momento que tiver maior clareza sobre estes pontos, você se sentirá cada vez mais confiante para se tornar o profissional que sempre quis ser.
Busque aperfeiçoamento contínuo
Para que você possa ter ainda mais confiança em si mesmo, é fundamental que dê continuidade ao seu processo de aperfeiçoamento, pessoal e profissional. Digo isso, pois acredito verdadeiramente que será por meio do aprimoramento constante de seus conhecimentos, bem como de suas principais habilidades, que você terá maior consciência de que é capaz de realizar o seu trabalho de maneira satisfatória, perdendo completamente esse medo e insegurança que lhe impedem de evoluir.
Evite ao máximo se comparar
Definitivamente este não é o caminho para que você evolua, acesse o seu potencial infinito e perca o medo de trabalhar. Quando você se compara, principalmente com seus colegas de trabalho, esquece que cada pessoa é única e dotada de qualidades e pontos que necessitam de melhorias constantes.
Lembre-se que você é um e seus colegas são outros, completamente diferentes de você, com suas próprias histórias, construção de vida, modo de enxergar e reagir ao mundo que nos rodeia, sendo assim, não é justo que você queira se comportar ou entregar resultados da mesma forma que eles entregam, já que você tem o seu jeito de agir e de alcançar os objetivos que almeja para a empresa como um todo e eles têm o deles.
Ouça as pessoas que lhe querem bem
Geralmente, nós temos a tendência de achar que aqueles que nos querem bem só nos falam coisas positivas, pois querem nos agradar a todo momento. Pode até ser que isso aconteça, porém, estas mesmas pessoas conseguem nos enxergar com muito mais amor do que nós mesmos nos enxergamos.
Sendo assim, que tal dar crédito a seus amigos, seu cônjuge, seus pais, seus avós, ou quem quer que lhe queira bem, quando eles lhe dizem que você é uma pessoa completamente capaz de trabalhar sem o medo que por vezes te paralisa? Que você pode viver sem esse medo, já que é um excelente profissional, com capacidades e habilidades únicas, que lhe fazem entregar o melhor resultado que você pode entregar, com os recursos, internos e externos que possui?
Eu te convido a pensar cada vez mais nisso e começar a se enxergar pelos olhos das pessoas que te amam.
Uma formação em Coaching também pode te ajudar
Talvez este seja um completo do ponto em que falamos sobre aprimoramento constante, mas acredito, verdadeiramente, que uma formação em Coaching pode te ajudar a perder o medo de trabalhar. Digo isso, pois no curso, como é o caso do Professional & Self Coaching – PSC, você tem acesso à técnicas e ferramentas fundamentais para desenvolver o seu autoconhecimento, algo que é de extrema importância para quem sofre deste tipo de insegurança.
Acontece que, através do autoconhecimento, temos a oportunidade de nos conhecer cada vez melhor, acessando nossos melhores recursos internos, ou seja, aqueles que nos ajudam a sermos os melhores profissionais que podemos ser, bem como os pontos de melhoria, que necessitam de nossa atenção, para que possamos lidar com cada um deles, conforme o tempo passa.
Assim, minha dica final para você, é que invista em uma formação em Coaching para perder o medo, que tem feito com que você perca as melhores oportunidades de sua vida.
Permita-se ir além e conheça agora mesmo o PSC:
Obviamente, não é fácil viver com este medo de trabalhar, visto que o trabalho é uma das coisas que fazem parte de nossa vida e nos motivam, diariamente, na conquista de nossos sonhos e maiores objetivos. Por isso, me sinto extremamente grato por poder compartilhar estas dicas com você, para que assim, você possa se sentir cada vez mais seguro de suas capacidades e habilidades, e possa também vencer, definitivamente este medo.
Basta ousar ir além, que o poder lhe será dado!
Agora, que tal me contar o que você achou deste conteúdo? Deixe o seu comentário, compartilhando suas experiências e o que você achou das minhas dicas, e lembre-se também de compartilhar este conteúdo, com seus amigos, em suas redes sociais, para que eles também entendam um pouco mais sobre o que é o medo de trabalho e o que acontece com que sofre com esta situação.
[php_everywhere]
Copyright: 533579008 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes