A importância do desenvolvimento emocional na carreira de um gestor

desenvolvimento emocional para gestores

O desenvolvimento emocional é fundamental para que o profissional se destaque na empresa e alcance altos cargos na mesma.

 

A emoção está presente em todos os âmbitos da vida do indivíduo, seja pessoal ou profissional e em suas diversas convivências, visto que a pessoa lida com diferentes personalidades, comportamentos e opiniões em suas relações. A emoção é a bússola interna do ser humano e serve como orientação e auxílio na tomada de decisão. Nesse sentido, nota-se que o estado emocional de uma pessoa influencia tanto a sua vida pessoal, quanto profissional.

Quando falamos exclusivamente do âmbito profissional, alguns fatores podem ser identificados como influenciadores no estado emocional do colaborador, visto que o ambiente de trabalho é um local marcado por responsabilidades, alta concorrência, metas a serem atingidas, relacionamentos com diferentes tipos de personalidade, entre outros pontos. Tudo isso causa um impacto direto no estado emocional do profissional e o funcionário deve saber lidar com todos os sentimentos que podem surgir, para que os mesmos não resultem em problemas futuros.

Afinal, do que adianta ser altamente capacitado e ter experiência profissional se você não consegue controlar e comunicar sua emoção, não é mesmo? Continue lendo o artigo para saber mais sobre o assunto!

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Tipos de sentimento

O ser humano possui 3 tipos de sentimentos:

  • As emoções discretas e passageiras, tais como a alegria, a frustração e o receio;
  • O humor, que nem sempre está interligado a uma causa;
  • Os traços da personalidade, que definem como a pessoa lida com os acontecimentos da vida no dia a dia.

Saber equilibrar esses 3 tipos de sentimentos auxilia a pessoa no que diz respeito ao desenvolvimento do clima organizacional do seu trabalho, bem como seu pensamento, tomada de decisão, comportamento, resolução de problemas e conflitos e saúde física e mental.

Como controlar o emocional

Não é possível controlar todas as suas emoções e sentimentos o tempo todo. Porém, o exercício da inteligência emocional coopera para que esse gerenciamento seja mais simples no seu cotidiano. Alguns elementos, quando trabalhados, são capazes de desenvolver emocionalmente o profissional, são eles:

  • Autoconhecimento: essa habilidade diz respeito à capacidade do colaborador em se conhecer, ou seja, identificar suas qualidades e competências, pontos de melhoria, pensamentos, comportamentos e limites. Dessa forma, é possível que o indivíduo trabalhe em prol do seu desenvolvimento emocional e profissional.
  • Autocontrole: por meio do autocontrole, o ser humano se torna capaz de equilibrar suas emoções e, assim, evitar problemas com os colegas de trabalho e transtornos psicológicos, além de auxiliar a tomada de decisões.
  • Motivação: o profissional precisa identificar qual é o seu estímulo no ambiente de trabalho. Uma vez que isso acontece, ele consegue realizar suas atividades com entusiasmo e de forma positiva, o que propicia um clima organizacional de qualidade e alto desempenho profissional.
  • Habilidades sociais: o ambiente de trabalho é composto por pessoas com diversas personalidades, como a maioria das pessoas sabe. Nesse sentido, para um bom desenvolvimento emocional, é necessário que o colaborador consiga conviver em equipe, ou seja, com os diferentes pensamentos, opiniões, formas de trabalhar e entregas de cada colega.
  • Empatia: se colocar no lugar do outro é uma ótima maneira para o colaborador maximizar o seu desenvolvimento emocional e aprimorar estratégias que garantam seu bom relacionamento interpessoal na empresa.

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A importância do desenvolvimento emocional no ambiente de trabalho

O humor, os pensamentos, os problemas pessoais e a disposição do colaborador, afetam diretamente o seu trabalho e entregas. Portanto, o desenvolvimento emocional, quando colocado em prática, traz benefícios, tanto para a própria pessoa, quanto para a empresa. Isso acontece, pois por meio de tal habilidade, é estabelecido estabelecer um ambiente de trabalho harmonioso. Além disso, o profissional se torna mais confiante e motivado, a equipe trabalha em equilíbrio, a rotatividade diminui e passa a existir uma entrega de resultados com mais qualidade.

Outra vantagem é que, colaboradores capazes de controlar suas emoções, geralmente possuem um bom convívio com toda a organização e atitudes alinhadas aos valores da mesma. Consequentemente, têm mais chances de alcançar promoções e altos cargos na empresa. Nesse sentido, é importante que o profissional tenha consciência de que, para ocupar uma vaga de gestor na organização, além de capacitação e experiência, ele precisa equilibrar suas emoções no ambiente de trabalho e assim, criar oportunidades e se destacar na empresa.

O coaching é uma formação capaz de auxiliar o profissional quanto o seu desenvolvimento emocional, potencialização das suas habilidades e competências e alcance de objetivos, visto que a metodologia trabalha o autoconhecimento, emoções e pensamentos, e muitos outros pontos que ajudam o profissional a alcançar altos cargos organizacionais. Quer saber mais sobre o método? É só continuar lendo!

O coaching como educação contínua

Como você leu acima, o coaching é um método capaz de transformar a vida das pessoas de maneira positiva. No Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) há a formação Professional & Self Coaching (PSC), a mais completa e moderna do Brasil no assunto.

O conteúdo exclusivo ensina sobre o que é e como exercer o autoconhecimento e o autodesenvolvimento; como controlar seus sentimentos com o desenvolvimento da inteligência emocional; código de ética; quais são os princípios da programação neurolinguística e psicologia positiva; a história, evolução do coaching, bases, conceitos e fundamentos do coaching; o que é o processo evolutivo; quais são as principais técnicas de coaching; quais são as crenças limitadoras e como acabar com elas; o que são os processos de identidade; o que são roteiros estruturados; o que é aprendizagem acelerativa; as melhores práticas relacionadas à liderança; e muitos outros tópicos super interessantes para a evolução profissional e pessoal.

Durante as 180 horas de aulas teóricas e práticas, você irá participar de técnicas e irá usar ferramentas super valiosas, tais como o Coaching Assessment, que foi validado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e que tem a função de mapear as tendências comportamentais; o método da Roda da Inteligência Emocional, Roda da Vida, Rapport, Tríade do Tempo, Teste de Sistemas Representacionais, Roda das Competências; e muitos outros.

Com o término bem-sucedido da formação, você terá 6 certificações: Life Coach, Professional, Extensão Universitária (reconhecimento acadêmico das Faculdades Monteiro Lobato, do Rio Grande do Sul), Analista Comportamental, Leader e Self Coach. Também terá certificação e reconhecimento internacional de 5 institutos de coaching internacionais: International Association of Coaching, Global Coaching Community, European Coaching Association, International Coaching Council e Behavioral Coaching Institute.

Com certeza todo esse conhecimento adquirido durante o PSC irá fazer com que suas competências relacionadas à gestão evoluam. Com o tempo você irá perceber que está mais empático e que se comunica melhor com todos. Além disso, verá que tem mais habilidade em entender o perfil comportamental da equipe; compreender quais são os pontos de melhoria de cada membro do time e como ajudá-los nesse quesito; identificar quais são os pontos positivos de cada um do grupo e fazer com que eles se desenvolvam cada vez mais; dar feedbacks construtivos; aprender a receber feedback; encontrar talentos e maneiras de mantê-los na empresa; conduzir a todos para se adequarem à cultura organizacional da corporação; elevar os índices de qualidade de vida no trabalho e clima organizacional; e muitos outros itens essenciais para uma liderança.

O que você tem feito para garantir o seu desenvolvimento emocional dentro da empresa? Comente e compartilhe o artigo nas redes sociais.

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