Ser gestor de uma empresa está entre as principais ambições dos profissionais atuais. O que muitos não levam em consideração ao percorrer essa trajetória, é o fato de que algumas habilidades são fundamentais para se gerir um negócio e assim, diferenciar um gestor bem sucedido de um gestor mal sucedido.
Isso acontece pelo fato de que uma gestão vai além de controlar estatísticas e conhecer o mercado. Gestão diz respeito a motivar equipes, encarar desafios, aprimorar competências, elevar a produtividade, delegar atividades, entre outras funções.
Um gestor bem sucedido não é aquele que vê em seu caminho, apenas conquistas e sucesso, mas sim, aquele que lida com os problemas e enfrenta os erros que podem surgir na rotina da empresa. Caso ele não tenha isso em mente e não lute todos os dias para construir uma gestão bem sucedida, o resultado não será outro, se não o fracasso do negócio.
Entenda como as habilidades de um gestor influenciam nos objetivos da empresa:
Como o bom gestor impacta na empresa
Um bom gestor não é aquele que só possui pontos positivos em sua trajetória, mas sim, aquele que apesar das falhas e obstáculos, trabalha em prol do sucesso do negócio. Mas afinal, o que faz de um profissional um bom gestor?
O primeiro passo nessa trajetória é ter em mente que o perfil de chefe já não é mais eficaz na dinâmica de funcionamento da empresa. Isso quer dizer que o gestor atual precisa desempenhar papel de líder, impactar positivamente na motivação e no desenvolvimento da equipe, transmitir os valores e a cultura organizacional, minimizar eventuais problemas e riscos, aumentar a produtividade da empresa, aprender junto com seus colaboradores, reter talentos, escutar as ideias e opiniões de todos e assim, proporcionar à organização o alcance dos melhores resultados.
Comportamento do bom gestor
Entenda como é o comportamento do bom gestor:
Lidera pelo exemplo
O bom gestor é aquele que realiza o seu trabalho e norteia as suas atitudes no intuito de ser exemplo para a sua equipe. Para tanto, ele possui um comportamento embasado nos valores e na cultura organizacional, desenvolve planos de ação, gerencia conflitos e toma decisões para minimizar eventuais problemas.
Possui conhecimento de mercado
É essencial para uma gestão bem sucedida, que o profissional estude o mercado de atuação e suas variáveis, colete dados a respeito dos seus clientes internos e externos, estabeleça metas e objetivos e estipule um planejamento adequado.
Preza pela transparência
O bom gestor sabe que ter a confiança da sua equipe é essencial para o alcance dos resultados desejados. Nesse sentido, ele realiza uma gestão embasada na transparência, comunica a todos sobre o andamento dos processos, possíveis problemas e mudanças e assim, conquista a lealdade dos colaboradores.
Tem iniciativa
Ser engajado, proativo e ter iniciativa são habilidades de um gestor considerado bem sucedido. Isso quer dizer que ele preza por inovação, conhece bem os concorrentes da empresa, estuda sobre seus clientes e identifica as oportunidades de negócio.
Lida com os problemas
Uma boa gestão não está isenta de ter que enfrentar problemas, portanto, um bom gestor é aquele que lida com os erros e obstáculos que aparecem, bem como processos que não agregam valor ao negócio.
Cria metas alcançáveis
O bom gestor tem noção de que criar metas não é o suficiente para motivar seu time. Ele estuda as habilidades e competências dos seus colaboradores e com base nelas, cria metas desafiadoras e alcançáveis para que todos se mantenham encorajados a realizar um trabalho de excelência.
Sabe ouvir
Ter humildade para ouvir a sua equipe é uma das habilidades de um gestor. Isso acontece pois ele sabe que seus colaboradores têm competências suficientes para agregar valor com ideias, opiniões e feedbacks em qualquer processo, produto ou serviço da empresa.
Passa feedbacks
Falar com o time, compartilhar informações, entender expectativas, evidenciar pontos de melhoria, alinhar as necessidades da empresa e dos colaboradores, também são ações de um bom gestor. O feedback é essencial para direcionar o trabalho da equipe rumo ao alcance dos objetivos organizacionais.
Gerencia conflitos
O ambiente de trabalho é composto por pessoas com diferentes vivências, experiências e características, nesse sentido, é comum em algum momento, existir certos tipos de conflitos. O que não pode acontecer é que esses desentendimentos virem uma “bola de neve” e acabem desestabilizando a equipe. É ai que entra as habilidades de um gestor bem sucedido. Para manter o equilíbrio entre todos, ele deve ser empático, ouvir a todos, buscar por soluções e trazer ganhos para a organização.
Cria sucessores
O bom gestor sabe que trabalha com pessoas competentes e não as vê como ameaça, mas sim, como sucessores em potencial. Nesse sentido, é habilidade de um gestor, auxiliar no desenvolvimento profissional daqueles que ele acredita que podem vir a ser gestores qualificados em um momento futuro.
Como o mau gestor impacta na empresa
Um mau gestor pode ser prejudicial em vários aspectos organizacionais, como por exemplo, para a equipe, para as finanças e para o futuro da empresa. E quais são as habilidades de um gestor ruim? A falta de visão de negócio, descontrole no planejamento estratégico, comunicação inadequada com seus colaboradores, pouca compreensão sobre os recursos financeiros, carência de inteligência emocional, entre outros aspectos.
Ao se posicionar dessa forma, o profissional assume a postura de um mau gestor e o resultado não será outro senão, falta de sinergia com os colaboradores, equipe desmotivada, profissionais que não tem coragem de opinar e auxiliar no crescimento da empresa, altos índices de rotatividade, metas e objetivos que não são alcançados, entrega de produtos/serviços ineficazes, baixa credibilidade da organização perante seus clientes e resultados financeiros abaixo do esperado.
Comportamento do mau gestor
Entenda como é o comportamento do mau gestor:
Não estuda o mercado
Para garantir a atuação e crescimento da empresa, o gestor deve acompanhar o mercado que a mesma está inserida. Porém, muitos não acompanham o setor de atuação, as tendências, os concorrentes, os fornecedores e as mudanças de consumo do cliente, pois acreditam que, por conta da organização estar em pleno funcionamento, tudo já está sob controle. Esse erro pode ser fatal para qualquer negócio.
Exige demais da equipe
Que toda empresa necessita de uma equipe motivada para alcançar seus resultados, todo gestor já sabe. Porém, existe uma grande diferença entre motivar e desenvolver uma equipe e exigir demais da mesma. O mau gestor critica constantemente seus colaboradores, não aceita erros e exige que todos os processos sejam realizados com perfeição.
Toma decisões sozinho
Uma habilidade de um gestor ruim é não abrir espaço para a participação dos outros profissionais, ou seja, ele não ouve ideias, opiniões e críticas construtivas por parte dos colaboradores, o que resulta em decisões que nem sempre todos concordam ou estão cientes.
Enxerga os colaboradores como concorrentes
Outro aspecto marcante do mau gestor é o fato de que ele vê seus colaboradores como concorrentes e por conta disso, não valoriza as competências e resultados dos mesmos, não os auxilia a crescer enquanto profissionais e oprime suas ideias, propiciando assim, um ambiente de trabalho hostil.
Não conduz sua equipe
Um mau gestor não é apenas aquele que cobra excessivamente a sua equipe, mas também, aquele que não a conduz de forma adequada. Um gestor que tem esse tipo de conduta, é aquele que não está atento ao trabalho dos seus colaboradores, deixa passar erros graves, não cobra o desempenho eficaz de suas funções e assim, prejudica a entrega de resultados da empresa.
Não possui inteligência emocional
Não saber gerenciar suas emoções, deixar isso transparecer, agir de forma insegura e não controlar seus níveis de estresse, são habilidades de um gestor que não possui inteligência emocional e isso pode atrapalhar o desempenho da equipe.
Enfrenta problemas de comunicação
Motivar e desenvolver os colaboradores é primordial para o alcance dos objetivos organizacionais e isso só é possível, quando o gestor possui habilidades de comunicação. Ao não desenvolver essa prática, ou seja, não ter um bom discurso e apresentação de ideias, não se relacionar com os outros profissionais, não buscar por soluções em conjunto e não aumentar seu networking, o gestor maximiza suas chances de impactar negativamente na empresa.
Não desenvolve os colaboradores
Um profissional considerado mau gestor é aquele que não sabe aproveitar as diferentes características e habilidades das pessoas que compõem a sua equipe e não busca desenvolver, por meio de cursos, novas responsabilidades e incentivos, as competências necessárias para o crescimento da mesma. O gestor que age dessa forma, impede o surgimento de novas ideias, criatividade e inovação, o que faz com que os colaboradores fiquem estagnados.
Como reconhecer o mau gestor
Veja outras atitudes capazes de evidenciar se o profissional é um mau gestor:
- Não se adapta a cultura e objetivos da empresa;
- Tem dificuldade em entregar resultados quando está sob pressão;
- Se mantem distante da equipe e evita trabalhar em conjunto com a mesma;
- Desconhece os outros processos que ocorrem na organização;
- Não comunica aos outros colaboradores sobre o andamento das atividades;
- Transfere a responsabilidade dos seus erros para outros profissionais;
- Possui resistência para dar e receber feedbacks;
- Não compartilha seu conhecimento com o seu time;
- É incapaz de inspirar as pessoas a sua volta;
- Não busca por capacitação constante e é estagnado;
- Tem dificuldade em administrar corretamente os recursos financeiros da empresa;
- Se descontrola emocionalmente de forma rápida;
- Não traça planos e objetivos e por conta disso, não consegue se motivar;
- É incapaz de gerenciar eventuais conflitos entre a sua equipe.
O que fazer em relação a um mau gestor
Para que todos os processos da empresa sejam realizados de maneira eficiente e ela atinja os resultados desejados, é fundamental que a relação gestor e colaborador seja norteada por respeito, comunicação e motivação, evitando assim, desentendimentos e em situações extremas, demissões.
Nesse sentido, o melhor a se fazer diante de um mau gestor, tanto por parte da equipe quanto da própria empresa, é oferecer a ele, feedback construtivo a respeito do seu comportamento, pontos de melhoria, desempenho, relacionamento interpessoal, entre outros aspectos. A partir desses dados, o profissional é capaz de identificar quais habilidades de um gestor bem sucedido ele precisa desenvolver.
A metodologia de Coaching também é outra maneira eficiente para evidenciar quais habilidades de um gestor o profissional ainda precisa trabalhar. Além disso, através de técnicas e ferramentas comprovadas, o processo prepara o líder para os desafios do ambiente organizacional, garante alta performance e evolução contínua.
Ao trabalhar todas essas questões, o gestor será capaz de potencializar suas competências já existentes, desenvolver novas habilidades, trabalhar seus pontos de melhoria, construir uma relação de qualidade com a sua equipe, transmitir confiança a todos e assim, auxiliar a empresa no alcance de resultados de excelência e lucro.
E você, consegue identificar que tipo de gestor você é? O que você tem feito para ser um gestor bem sucedido? Comente e compartilhe o artigo nas redes sociais.
Copyright: 414102526 – https://www.shutterstock.com/pt/g/jirsak