Pessoas extrovertidas são aquelas mais sociáveis, comunicativas, que possuem presença de espírito, tomam iniciativa, e geralmente são formadores de opinião por natureza.
Profissionais que possuem esse tipo de perfil conseguem conquistar cargos de gestão com maior rapidez que os introvertidos, devido às suas habilidades sociais bem desenvolvidas. Tais habilidades influenciam substancialmente para o estabelecimento de relacionamentos interpessoais de qualidade e facilitam o trabalho em equipe.
Entretanto, no ambiente de trabalho, os extrovertidos devem ser cautelosos, pois sua expansividade pode acabar atrapalhando o desenvolvimento da carreira por comportamentos inadequados. Mas, como saber a dose certa de extroversão e como evitar esses deslizes? Continue lendo para conferir as dicas que listamos abaixo!
Como é uma pessoa extrovertida?
Antes de partirmos para as dicas de como dosar corretamente a extroversão, é interessante entender se você está nessa categoria, não é mesmo? De maneira geral, as pessoas extrovertidas são aquelas que têm facilidade de comunicação. Ao se tornarem confiantes em um ambiente, elas chamam a atenção para si mesmas.
Além de ser o foco da atenção, os extrovertidos apresentam outras características que listamos abaixo:
– Tendência para comportamentos impulsivos;
– Fácil adaptação às mudanças;
– Desejo de buscar sempre o novo;
– Talento para liderar;
– Conforto em ser protagonista das situações;
– Vontade de assumir riscos.
Esse perfil pode tanto gerar vantagens competitivas no ambiente corporativo quanto acarretar problemas. Pode ser difícil se relacionar bem com os colegas exatamente por carregar esse protagonismo e desinibição. Nem todos se sentem à vontade com pessoas que têm esse magnetismo. E a desinibição pode gerar situações constrangedoras sem que seja essa a intenção.
Dicas aos extrovertidos para manter a boa postura profissional
Como explicamos anteriormente, a extroversão pode ser tanto positiva quanto negativa no âmbito profissional. Há quem consiga se destacar para assumir cargos de liderança por seu comportamento menos inibido. Contudo, há quem tenha um relacionamento difícil com os colegas por deixar a extroversão passar dos limites.
O segredo para aproveitar esse perfil ao seu favor é focar nos limites, ou seja, entender até que ponto é interessante ser aquele que chama a atenção e descontrai o ambiente. Confira algumas sugestões efetivas que ajudarão os extrovertidos a conduzir um comportamento adequado na empresa.
1. Observe mais e fale no momento certo
O profissional extrovertido gosta de interagir com os colegas de trabalho, estar por dentro dos acontecimentos, expressar suas opiniões e dar sugestões. Essas são atitudes muito bem-vindas no ambiente organizacional, mas devem ser praticadas com bom senso.
Falar demais é um ponto negativo, pois pode passar a imagem de uma pessoa intrometida e até mesmo imatura. A dica é exercitar seu lado observador e ouvir mais, identificando os momentos adequados para intervir com alguma opinião ou até mesmo oferecer ajuda, afinal, ninguém gosta de ser inconveniente.
2. Mantenha a formalidade e discrição
Sempre sorridente, o extrovertido é excelente companhia, muito positivo e alto astral. Mas, é preciso discrição e cautela para não ser informal demais, o excesso de brincadeiras pode comprometer sua credibilidade profissional, causando a impressão equivocada de ser uma pessoa irresponsável, que não leva seu trabalho a sério.
3. Comunique-se assertivamente
Ser assertivo significa ser direto sem perder a elegância e a simpatia. Uma pessoa extrovertida tende a se sentir mais inclinado a florear as conversas, incluindo outros temas na pauta.
Mas, tenha cuidado para não acabar aborrecendo seus colegas ou ainda gerando uma má impressão junto ao líder direto. Pode parecer que você é uma pessoa que está tumultuando o ambiente e impedindo a produtividade. Dessa forma, foque em falar apenas o necessário, sem deixar de ter um sorriso nos lábios.
4. Mantenha a sensibilidade
Cada indivíduo possui uma série de outras características que complementam o seu jeito de ser, de olhar o mundo e lidar com o outro. Desse modo, inevitavelmente, o profissional precisa lidar com colegas de trabalho com os mais diversos perfis. Isso exige dele uma sensibilidade maior para compreender a melhor maneira para se relacionar com cada um.
O indivíduo extrovertido deve cuidar para que seus impulsos não o façam tomar atitudes deselegantes e ofensivas para aqueles à sua volta. Quando agimos por impulso, podemos facilmente magoar ou desrespeitar outras pessoas. Faça o exercício de refletir antes de realizar alguma ação. Esse tempinho pode ser essencial para manter uma boa relação com seus colegas.
5. Utilize a técnica de Rapport
O extrovertido deve levar consigo uma dica valiosa: a comunicação de fato acontece quando ambas as partes se compreendem no diálogo estabelecido. Nesse sentido, ao se direcionar a alguém, aborde assuntos de interesse ao outro. Além disso, é crucial considerar de que forma será feita essa abordagem, a conversa deve interessar e envolver o outro.
Tom, volume, velocidade da voz e até mesmo a postura corporal fazem grande diferença quando são utilizados adequadamente ao perfil de com quem se está dialogando. No Coaching atribuímos esse comportamento a uma técnica chamada Rapport.
Inclusive, a metodologia de Coaching pode te ajudar a identificar seus pontos fortes e de melhoria para se tornar um profissional mais valorizado. É uma oportunidade de identificar se a sua extroversão está sendo mais positiva ou negativa para a sua carreira profissional.
6. Tenha medida
A medida da descontração no ambiente de trabalho é manter o profissionalismo. Obviamente, é agradável conviver com pessoas bem humoradas e que descontraem o ambiente, mas não demais. No contexto de trabalho, não cabe fazer piadas o tempo todo e nem estabelecer relações com muita intimidade com as pessoas em volta.
Brincadeiras excessivas podem prejudicar a sua imagem e te tornar aquela pessoa que todos desejam evitar. A linha entre ser descontraído e desagradável pode ser bastante tênue, especialmente no trabalho. Seja um profissional consciente dos seus limites para não perder a compostura e se manter como alguém confiante.
Se relacionar é um talento do profissional extrovertido. Faça bom uso dele e favoreça o crescimento de sua carreira!
Este artigo foi útil para você? Comente abaixo e compartilhe as dicas com seus amigos nas redes sociais.