Comentário ou crítica: como lidar?

Aprenda como lidar com comentário ou crítica

 

Lidar com um comentário ou crítica pode ser desafiador, mas também uma oportunidade valiosa para aprendizado e crescimento. Tudo depende das circunstâncias, da pessoa, da intenção e do tom em que o comentário foi feito. Por isso, ao receber críticas do tipo, não seja reativo. Analise esse contexto completo antes de tomar qualquer ação.

Críticas podem ser importantes e nos impulsionar a alcançar os nossos próprios objetivos. Chefes, coaches, psicólogos, mentores, médicos e até amigos ou familiares podem fazer observações profundamente relevantes e positivamente estimulantes. Para lidar adequadamente com esses comentários, aqui estão algumas estratégias para gerenciar essas situações de forma saudável. Confira!

1. Ouça atentamente

Em primeiro lugar, ao receber uma crítica, evite interromper a pessoa ou reagir de imediato. Escute com calma e atenção tudo o que for falado para entender completamente a mensagem. Isso mostra maturidade, respeito e disposição para considerar diferentes perspectivas. Lembre-se de que você só poderá dar uma resposta ou tomar uma decisão coerente se compreender completamente o teor e o contexto da crítica que estiver recebendo. Por isso, permita que a pessoa fale.

2. Diferencie críticas construtivas de críticas destrutivas

Essa talvez seja a orientação mais importante de todas. Tenha em mente que críticas construtivas têm como objetivo ajudar, oferecendo sugestões específicas e bem-intencionadas. Já as destrutivas, geralmente, vêm carregadas de negatividade ou ataques pessoais. Dessa forma, aprenda a filtrar o que realmente importa e o que pode ser descartado. De quem partiu o comentário ou crítica? Como ele foi feito? Com qual intenção? Essa pessoa quer realmente o seu bem? Verifique esses itens.

3. Evite levar para o lado pessoal

Nem toda crítica reflete algo sobre você como pessoa. Muitas vezes, o comentário está relacionado ao contexto, à situação ou até à perspectiva de quem a fez. Dessa forma, separe a sua autoestima da avaliação de uma ação ou trabalho. Criticar uma decisão que você tomou não significa criticar a sua totalidade como ser humano — até porque isso seria impossível. Além disso, lembre-se de relevar quando os comentários forem tecidos no calor do momento — e a própria pessoa poderá se arrepender.

4. Agradeça pela crítica construtiva

Uma dica muito bacana é ser grato pelo comentário recebido. Se a crítica for válida e feita com boas intenções, agradeça àquela pessoa que dedicou o seu tempo e o seu conhecimento em uma tentativa genuína de ajudá-lo a prosperar. Reconhecer o esforço de alguém para auxiliá-lo de alguma maneira demonstra humildade e abertura ao aprendizado.

5. Reflita antes de reagir

Conforme citamos, o calor do momento é sempre um péssimo momento para falar algo ou tomar decisões. Dessa forma, dê um tempo para processar a crítica antes de respondê-la. Isso evita respostas impulsivas ou emocionais, que podem piorar a situação. Se a pessoa foi agressiva ou ofensiva em sua direção, não dê o troco na mesma moeda. Apenas encerre a conversa e mantenha a razão do seu lado. O diálogo pode até ser retomado mais tarde, quando os ânimos estiverem mais calmos.

6. Busque pontos de melhoria

Pergunte a si mesmo: “Essa crítica tem fundamento? Posso usá-la para melhorar?”. Transforme o feedback em ações práticas para evoluir. Especialmente se você estiver diante de um chefe, de um colega mais experiente, de um coach, ou mesmo de um amigo que quer o seu bem, pergunte a ele quais são as sugestões que ele pode apresentar para que você progrida no aspecto em questão.

7. Ignore comentários mal-intencionados

Outro ponto importantíssimo é aprender a ignorar completamente o que não tiver serventia alguma. Assim, se o comentário ou crítica recebida não tem fundamento ou é puramente ofensivo, não se envolva. Responder a provocações raramente leva a algo produtivo. Aprenda a deixar de lado esse tipo de crítica, especialmente se partir de alguém que você sabe que não quer o seu real progresso.

8. Peça esclarecimentos, se necessário

Caso a crítica esteja confusa ou genérica, peça exemplos ou explicações adicionais. Isso o ajuda a entender melhor e a tirar algo útil da situação. Não estamos falando de ser provocativo, mas apenas de perguntar e pedir mais esclarecimentos, afinal de contas, esse é um direito seu. Dessa forma, a pessoa que estiver fazendo a crítica poderá elaborar melhor os seus argumentos, com exemplos e sugestões.

9. Desenvolva resiliência emocional

Trabalhe para fortalecer a sua autoestima e lidar melhor com opiniões externas. Quanto mais você conhecer a si mesmo (incluindo as suas qualidades e os seus pontos de desenvolvimento), menos importância dará às opiniões de terceiros. É claro que todo ser humano quer ser aceito e admirado, e é por isso que ser criticado dói. No entanto, há meios de amenizar a importância concedida aos comentários alheios. Nesse sentido, técnicas como meditação, coaching, terapia e leitura podem ajudar.

10. Pratique o autocuidado e a autocompaixão

Por último, mas definitivamente não menos importante, lembre-se de investir diariamente no autocuidado. Após lidar com críticas ou comentários difíceis, reserve um tempo para cuidar de si mesmo e equilibrar as suas emoções. Todo mundo erra, inclusive aqueles que o criticam. Ninguém é perfeito, e você também não deve buscar isso.

Assim, aceite a nossa natureza humana e errante, que faz parte da vida. Aliás, se você está errando de alguma maneira, esse é, na verdade, um indicativo de que está se arriscando e tentando algo novo, em nome do seu desenvolvimento pessoal. Portanto, tenha paciência e compaixão consigo mesmo. Não permita que críticas alheias comprometam a sua autoimagem e a sua autoestima, OK?

Concluindo, aceitar críticas é parte do crescimento pessoal e profissional. Dessa forma, lembre-se de que ninguém agrada a todos, mas que saber ouvir e aprender pode transformar críticas em oportunidades valiosas, desde que sejam verdadeiramente construtivas. Desenvolva esse discernimento e extraia o que houver de melhor de cada comentário ou crítica recebida.

E você, ser de luz, como lida com as críticas? Como pode melhorar nesse sentido? Use o espaço a seguir para nos contar a sua opinião. Por fim, se este conteúdo o ajudou de alguma maneira, que tal levá-lo a todos os seus amigos, colegas e familiares? Compartilhe este artigo por meio das suas redes sociais!

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