A intensa troca de informações, diferentes demandas do dia-a-dia e a rotina intensa exigem respostas rápidas de cada indivíduo. A nossa mente recebe inúmeros estímulos no decorrer do dia e isso faz com que seja cada vez mais desafiador ter uma atenção concentrada – ou manter o foco. Diante desse desafio, quando nosso cérebro reconhece algo que ele julga ser importante para registros, nossa mente se mantém focada e nossa atenção concentrada.
Se toda a descrição acima foi pra você algo difícil de reconhecer no seu dia-a-dia, então este artigo é pra você. Aqui, vamos falar sobre o foco e a atenção concentrada. Aqui também tem dicas para desenvolver estas habilidades. Continue a leitura e saiba mais!
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Afinal, o que é atenção concentrada?
A atenção concentrada é a capacidade do ser humano em, mesmo com todos os estímulos do ambiente, manter-se focado de acordo com o seu objetivo. É importante dizer que este ambiente pode ser qualquer lugar que o indivíduo esteja – em casa, num bar com os amigos, uma atividade do trabalho, a leitura de um livro ou até mesmo a travessia de uma rua. Portanto, atenção concentrada é habilidade do cérebro em selecionar e focar apenas nos estímulos necessários para a realização de determinada tarefa, excluindo aquilo que não é fundamental. E como seria esta atenção concentrada no ambiente de trabalho?
As inúmeras atividades que são constantemente exercidas no ambiente de trabalho são desafios constantes para desenvolver a atenção concentrada. As estratégias ligadas a concorrência, as constantes reuniões, a pressão e outras diversas situações exigem que o profissional exerça a atenção concentrada. Afinal, graças a esta habilidade é possível exercer as atividades com excelência e qualidade.
7 dicas poderosas para desenvolver a atenção concentrada
Se você chegou até aqui e percebeu que precisa desenvolver a atenção concentrada, então é hora de descobrir como fazer isto. As dicas aqui são algumas ações que podem ser feitas e contribuir de maneira positiva com o desenvolvimento desta habilidade – especialmente no ambiente de trabalho. Descubra quais são:
1 – Organização do espaço de trabalho
O primeiro passo antes de realizar as atividades profissionais é organizar o espaço que será utilizado para a execução da mesma. Um local com muitos objetos, poluição visual e limitações, pode tirar o seu foco e romper com atenção concentrada. Portanto, deixe acessível e de maneira organizada os objetos e itens que você precisará ao longo do expediente.
2 – Trace objetivos e metas
É importante que a organização e as atividades tenham sentido para você. Portanto, pense no resultado que você deseja obter ao final. Isso será um incentivo para que você consiga cumprir com todas as obrigações necessárias. Podem ser objetivos e metas diárias, semanais ou mensais. O importante é que sejam metas lógicas e possíveis de serem atingidas.
3 – Entenda a si mesmo
Pratique o foco interno e desenvolva a Inteligência Emocional. Isso é importante para que você possa controlar e entender com maior clareza seus sentimentos e emoções para que os mesmos não influenciam negativamente na sua atenção concentrada.
4 – Saiba ouvir na essência
Caso você precise conversar com alguém e pedir ajuda para realizar a atividade, ouça na essência, preste atenção na mensagem transmitida para que você faça a interpretação correta da informação dada a você.
5 – Paciência e disciplina
Entenda que esta não é uma habilidade a ser adquirida, ela é desenvolvida e isso requer tempo. Requer também paciência, disciplina e comprometimento. Portanto, trabalhe o seu cérebro de maneira constante para eliminar os estímulos e mensagens desnecessários para a execução da tarefa em questão.
6 – Atenção com o celular e notificações
Elimine distrações como uso do celular, do computador e checagens nas redes sociais. Se julgar pertinente, suspenda as notificações dos aplicativos e exclua o que não é utilizado com frequência. Isso tem a ver com organização e disciplina, fatores importantes para a atenção concentrada.
7 – Invista em gestão de processos e tempo
Existem aplicativos e metodologias voltadas para a gestão de tempo que podem contribuir de maneira positiva com o desenvolvimento da atenção concentrada. Isso te ajudará a identificar o nível de importância das respectivas atividades da sua rotina e, consequentemente, a manter a atenção naquelas que são mais importantes e relevantes.
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Porque a atenção concentrada é importante no trabalho?
Desenvolver esta poderosa habilidade traz inúmeros benefícios tanto para a vida pessoal quanto para a carreira profissional. E que benefícios são estes? Confira a seguir:
- Melhora a memória.
- Otimiza o aprendizado;
- Mantêm o foco;
- Estipula prioridades;
- Maximiza a qualidade de vida;
- Melhora a comunicação;
- Estimula a retenção de informação.
Além disso, a atenção concentrada garante outros benefícios como o autocontrole e sensibilidade. Estes fatores são importantes pois influenciam positivamente tanto seu âmbito pessoal, quanto profissional e na sua qualidade de vida.
Agora, conte aqui nos comentários: você se considera uma pessoa focada? Exerce a atenção concentrada? Espalhe o conhecimento. Compartilhe este artigo em suas redes sociais.
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