7 Dicas que vão contribuir com seu desenvolvimento profissional

Recortes de homem de papel subindo as escadas para o sucesso

Confira ações que certamente farão a diferença no seu desempenho profissional.

Realizar ações capazes de contribuir com seu desenvolvimento profissional é muito importante por uma série de motivos. Em primeiro lugar, porque o mercado competitivo pede isso e em segundo porque é necessário para fortalecer a autoconfiança.

Quanto mais uma pessoa age intencionalmente para se desenvolver na carreira, mais o seu trabalho passa a fazer sentido. É como um ciclo virtuoso em que uma ação estimula a outra, gerando resultados extraordinários.

Quer saber mais sobre as dicas que podem contribuir com seu desenvolvimento profissional? Continue acompanhando e confira!

[php_everywhere instance=”2″]

Motivos para buscar o desenvolvimento profissional

Existem diversas motivações para que uma pessoa busque o desenvolvimento profissional. Embora muitas delas sejam pessoais, existem outras que se aplicam a todos, observe:

  • Ampliação do leque de oportunidades na carreira;
  • Fortalecimento da autoconfiança;
  • Aumento da motivação;
  • Senso de utilidade;
  • Possibilidade de descobrir novos interesses.

Viu só como a busca pelo desenvolvimento pessoal é capaz de trazer benefícios que vão além de conseguir uma promoção? Poder comprovar a própria capacidade de aprender coisas novas e evoluir é extremamente motivador e gratificante, gerando impactos positivos para todas as áreas da vida.

Dicas essenciais de desenvolvimento profissional

Agora que você conheceu os motivos para buscar o desenvolvimento profissional, veja 7 dicas que poderão te ajudar nessa jornada. São ações que certamente farão a diferença no seu desempenho, nas oportunidades que irão surgir e na visão que tem de si mesmo.

1. Leve a sua formação à sério

Em primeiro lugar, é preciso que leve a sua formação a sério, seja uma faculdade, pós graduação, curso livre ou de qualquer outro tipo. Evite ser aquela pessoa que vai às aulas apenas em busca de certificados e não dá o devido valor ao processo de aprendizado.

Faça valer o tempo que se dedica a assistir às aulas e também ao dinheiro investido em cursos. Ouça com atenção as explicações dos professores, faça anotações, pergunte, pesquise. Essa postura fará toda a diferença nos resultados que irá obter. 

2. Defina metas profissionais

Para alcançar qualquer tipo de objetivo é importante ter metas. Afinal de contas, é sabendo onde quer chegar que irá fazer escolhas sobre os melhores caminhos. Pensar apenas que deseja se desenvolver é uma ideia ampla demais, é preciso definir objetivos detalhados.

A forma como irá definir suas metas é algo bastante pessoal, porém, existem ferramentas que podem ajudar, como é o caso da SMART. O nome é um acrônimo formado por 5 características que toma meta deve ter, veja:

Specific (Específico) – Um objetivo bem definido, em que se sabe exatamente o que deseja alcançar.

Measurable (Mensurável) – Com critérios estabelecidos para medir o alcance.

Achievable (Atingível) – Algo que seja realmente possível de ser alcançado.

Relevant (Relevante) – Uma meta que tenha verdadeira importância para o seu desenvolvimento.

Timely (Temporal) – Tempo para que a meta seja alcançada.

3. Conecte-se com outros profissionais

Podemos aprender muito através do contato com outros profissionais, sejam eles mais ou menos experientes do que nós. Valorize essas conexões, troque experiências, indicações, figurinhas. Essas conversas podem ser bastante enriquecedoras.

4. Participe de eventos da sua área

Não é apenas em cursos que é possível se desenvolver profissionalmente, muitas experiências contam, como os eventos, por exemplo. Estar entre outros profissionais da sua área e de outros setores do seu interesse pode ser muito interessante.

Além da possibilidade de aprender nos eventos, é preciso lembrar que são ótimos locais para se fazer networking. Quanto mais pessoas conhecerem você e o seu trabalho, mais oportunidades poderá ter na carreira.

5. Comemore cada vitória

Além de toda a questão prática do desenvolvimento profissional, devemos nos lembrar da parte emocional, que é fundamental. Afinal de contas, para fazer cursos, aprender e fazer contatos, uma pessoa precisa estar motivada para tal.

Para fortalecer a sua motivação, lembre-se de comemorar cada vitória. Teve um projeto aprovado? Recebeu um elogio do chefe? Conseguiu uma boa nota na avaliação de um curso que está fazendo? Comemore! Reconheça o seu esforço e se orgulhe da sua trajetória.

A forma de comemorar não importa muito, desde que faça sentido para você. O foco deve estar no seu interior, o simples fato de se sentir feliz e grato pelo que aconteceu já é uma comemoração.

6. Aprenda com os erros

Se os acertos devem ser comemorados, os erros precisam ser vistos como meios de aprendizado. Por mais desafiador que seja ver as falhas dessa forma, saiba que tudo é uma questão de costume.

Comece aos poucos a analisar os erros, identificar o que os causou e as ações que poderia ter tido para evitá-los. A partir dessa reflexão, terá uma visão mais ampla sobre as experiências, permitindo que realmente aprenda com elas.

Quanto mais se dedicar a esse processo, mais natural será observar as situações e buscar lições em cada uma delas. Assim, a culpa e o julgamento darão lugar à sabedoria e ao desejo de se tornar a cada dia uma melhor versão de si mesmo.

7. Peça feedbacks sobre seu desempenho

Além de todo o trabalho interno para definir metas profissionais e se dedicar a alcançá-las, é válido ouvir a opinião de terceiros sobre o seu desempenho. Em muitas empresas o feedback já é uma prática comum, mas se não for o caso da organização em que trabalha, converse com o seu supervisor e colegas.

Explique que está empenhado em se desenvolver profissionalmente e que gostaria de ouvir a visão daqueles que trabalham contigo. Assim, cada um poderá contribuir com suas percepções. De posse de todas informações, você poderá selecionar aquelas que fazem sentido e usá-las para se guiar.

É preciso destacar que ouvir feedbacks pode ser bastante desafiador no início, especialmente para aqueles que possuem um histórico de resistência a críticas. Entretanto, procure sempre focar na ideia de que uma crítica não apaga todo o seu valor e suas qualidades.

O fato de, por exemplo, não ser tão bom trabalhando em equipe não significa que seja ruim em tudo. Trata-se de apenas um comportamento que pode perfeitamente ser aperfeiçoado. Evite levar as coisas para o pessoal e saiba filtrar os feedbacks construtivos, essa é a chave para usar essas informações da melhor maneira possível.

Gostou das dicas que compartilhamos capazes de contribuir com seu desenvolvimento profissional? Aproveite para comentar abaixo e enviar o conteúdo para os seus amigos que também tenham o objetivo de crescer na carreira!

[php_everywhere instance=”1″]

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010