Sabemos que existem milhares de pequenas e grandes empresas espalhadas pelo mundo, não é mesmo? Por isso, é importante lembrar que muitas delas conseguem transformar a vida das pessoas para o bem, e que também são capazes de trazer benefícios e comodidades às pessoas. Você concorda com esse pensamento?
Não podemos negar que sempre haverá aquelas empresas que só pensam em lucro e deixam de priorizar o que realmente as mantêm no mercado, que são os clientes. Contudo, este artigo é para falarmos das 20 maiores empresas do mundo. Com toda certeza, essas companhias cuidam e priorizam seus clientes sempre que possível, afinal, elas são consideradas as maiores do planeta!
Com essa informação, fica o seguinte questionamento: como uma empresa consegue uma posição relevante em um ranking desses? Vamos combinar que ficar entre as 20 maiores empresas do mundo é um título e tanto. O que você, enquanto empreendedor e empresário, poderia fazer para que sua empresa conseguisse estar entre as 20 maiores empresas do mundo em alguns anos?
E no tocante ao crescimento da sua carreira, o que pode aprender com essas organizações que ganharam tanto destaque no mercado global? Confira algumas lições que selecionamos para você, e, se fizer sentido, você pode se inspirar e adaptar algumas dicas para a sua empresa.
20 Maiores empresas do mundo e as lições a aprender com elas
Para que uma empresa chegue ao patamar de uma das maiores do mundo, é necessário haver uma estratégia forte e adequada ao mercado. Ao conhecer um pouco mais sobre a trajetória de sucesso de cada uma dessas empresas, é possível aprender lições bastante valiosas. Veja na lista abaixo as 20 maiores empresas do mundo!
1. ICBC
O Banco Industrial e Comercial da China Ltd (ICBC) é o maior do mundo. Possui uma quantidade significativa de ativos e se destaca por seus números. Nos últimos tempos, a empresa vem enfrentando um grande volume de inadimplência.
2. China Construction Bank
Esse banco é o segundo maior do planeta e tem como seu ponto de destaque o número expressivo de agências espalhadas pelo território da República Popular da China.
3. Agricultural Bank of China
Esse banco foi fundado em 1951 e a sua sede fica em Pequim, a capital da China. Possui filiais em toda a China continental.
4. Berkshire Hathaway
A base de negócios da Berkshire Hathaway é a gestão de um conjunto de empresas subsidiárias. Ao longo de mais de quatro décadas, essa empresa manteve a regularidade e anualmente apresenta crescimento superior a 20%. O foco em potencializar os resultados é imprescindível para o sucesso.
5. JPMorgan Chase
Com sede em Nova York, a JPMorgan Chase é a maior empresa do setor de serviços financeiros do planeta. Trata-se de uma sociedade gestora de participações sociais.
6. Bank of China
Criado para substituir o Banco do Governo Imperial, o Bank of China existe desde 1912. Trata-se do banco mais antigo da China.
7. Wells Fargo
Trata-se de uma empresa do segmento de prestação de serviços financeiros. Atua nos Estados Unidos, Canadá, Caraíbas e Marianas Setentrionais.
8. Apple
Conhecida como uma das marcas mais inovadoras no ramo da tecnologia, a Apple valoriza a ideia de que as pessoas merecem receber o melhor das empresas. Além disso, a marca ainda crê que os produtos podem ser uma forma de fidelização de clientes.
Mas, claro, desde que a empresa se conserve fiel aos seus ideais, e também àquilo que faz dela uma empresa única e extraordinária. Como muitos sabem, o que torna a Apple uma marca única, são o design e a qualidade dos produtos, características que fazem serem mais do que apenas produtos.
9. ExxonMobil
Essa é uma empresa multinacional do ramo de petróleo e gás que está situada nos Estados Unidos. Tornou-se uma das gigantes do setor a partir da fusão da Exxon com a Mobil.
10. Toyota Motor
Uma das empresas mais relevantes do setor automotivo, a Toyota tem origem japonesa. O sistema de produção da Toyota é bastante copiado por empresas de diferentes segmentos por contribuir para a qualidade e excelência.
11. Bank of America
A segunda maior holding bancária dos Estados Unidos é uma das maiores empresas do mundo. É também a terceira maior companhia petrolífera do país.
12. AT&T
Essa é uma empresa do setor de telecomunicações que oferece serviços de voz, dados, vídeo e internet para empresas privadas e também para agências do governo. Uma curiosidade é que, ao longo da sua história no mercado, a AT&T foi a maior companhia telefônica e a maior operadora de televisão a cabo do planeta.
13. Citigroup
Essa empresa do setor de serviços financeiros aumentou a sua participação no mercado a partir da fusão com o Travelers Group.
14. HSBC Holding
Considerado o sexto maior banco do mundo no tocante a ativos sob gestão, o HSBC Holding tem a sua sede em Londres.
15. Verizon
Essa é uma sociedade estadunidense cuja especialidade é a área de telecomunicações. Consiste em uma empresa multinacional que possui origem nos Estados Unidos.
16. Walmart
Uma das maiores redes de lojas de departamento do mundo, o Walmart está presente em vários países. A variedade de produtos e os preços competitivos estão dentre os seus principais diferenciais.
17. PetroChina
A maior empresa petrolífera da China é a segunda maior desse setor em escala global. Está entre as maiores empresas estatais chinesas.
18. China Mobile
Com especialização em telefonia móvel, a China Mobile é a maior do planeta nesse ramo. Para se ter uma ideia, ela possui em torno de 740 milhões de clientes.
19. Ping _AN_
Esse conglomerado chinês possui subsidiárias que atuam no fornecimento de serviços bancários, de seguros, além de gestão de ativos financeiros e de saúde.
20. Allianz
A empresa alemã é uma multinacional que oferece seguros e produtos financeiros. Conhecida por sua tradição, é uma empresa bastante forte no mercado.
As empresas citadas acima têm em comum o reconhecimento mundial em seus respectivos setores. Grande parte desse sucesso mercadológico diz respeito ao fato de que elas possuem um sistema de gestão bastante próprio. A tradição que não tem medo da inovação contribui para que cada vez essas marcas se consolidem em seus mercados.
O que as 20 maiores empresas do mundo podem ensinar?
Entre as lições que podemos aprender com as empresas da lista é que, para ser grande, é determinante estar sempre focada nos clientes. Marcas que não se preocupam com o atendimento das demandas dos seus consumidores não conseguem se manter em uma posição de destaque em médio e longo prazo.
No caso dos profissionais, a lição está em ter como seu norte de trabalho a dedicação. Quando se trabalha todos os dias com o intuito de ocupar o primeiro lugar do seu setor, torna-se mais fácil conquistar uma série de importantes diferenciais.
O segredo do sucesso está sem saber fazer sempre mais e melhor, utilizando as estratégias necessárias para tal. Todas essas empresas estabeleceram e seguiram um planejamento para chegar onde chegaram.
O que aprender com as grandes empresas e marcas?
Além dessas empresas, outras que também são bastante reconhecidas pelo mercado conseguem ensinar lições que podem verdadeiramente somar às práticas atuais da empresa em que você trabalha. Veja algumas dessas lições que podem potencializar os resultados do seu negócio.
Reconhecida como uma das empresas mais famosas do mundo, a Google é referência em diversos setores. O mais especial de tudo é que a marca surgiu de um projeto simples, de universitários, que tinha como objetivo tornar a navegação na internet um pouco mais simples.
Acredita-se que um dos motivos pelos quais a Google apresenta crescimento e valorização extraordinários, é justamente por ainda seguir a ideia de simplicidade, facilidade de uso e de apresentar aos usuários tudo que eles precisam naquele momento. Ou seja, sua ideia original é mantida, a qualidade também é crescente e, dessa forma, o sucesso é certeiro.
Disney
A Disney é uma das empresas mais extraordinárias e importantes do mundo. Além da quantidade de produtos e serviços que oferece, sua política interna de qualidade faz com que tudo beire a perfeição. Seu público interno (colaboradores) e externo (clientes) se encantam com facilidade.
A qualidade do atendimento na Disney é fantástica, da mesma forma é a valorização da empresa em relação às pessoas que se envolvem em todos os seus processos. O objetivo é de manter os pensamentos e ideais do fundador, Walt Disney, que criou a Disney pensando em algo que fosse mágico e único.
Podemos observar que existe algo em comum em todas essas marcas, a preocupação e cuidado com o seu público e quadro de colaboradores. Essas e outras grandes marcas prezam o bem-estar do seu funcionário e se preocupam em manter a qualidade de seus produtos e serviços para haver o mínimo possível de reclamações e desgastes do seu público em relação à marca.
Dessa forma, o que você consegue extrair desses ensinamentos que foram mostrados acima? Use o espaço abaixo para deixar um comentário sobre essas lições. Aproveite para compartilhar este conteúdo nas redes sociais!
Copyright: 511292941 – https://www.shutterstock.com/pt/g/gaudilab