Convencer e persuadir são duas palavras por vezes consideradas como sinônimas. Embora ambas signifiquem o ato de levar uma pessoa a concordar com algo, podemos dizer que cada uma representa um modo diferente de chegar a esse objetivo. Continue a leitura para compreender a diferença entre convencimento e persuasão e entender qual é a melhor escolha para fazer isso nos negócios e, também, na vida pessoal.
Convencer e persuadir – Qual a diferença?
Um amigo te convida para ir a um restaurante novo que abriu na cidade, mas você não demonstra muito ânimo. Então ele insiste, diz que se não aceitar ficará chateado, que nunca te pede nada e que tem que aceitar. Essa é uma tentativa de convencimento, de fazer com que aceite de qualquer maneira o convite.
Se o mesmo amigo mudasse a postura, poderia tentar te persuadir, ou seja, te levar a entender que seria ótimo ir ao novo restaurante. Ele usaria argumentos como os pratos anunciados, o ambiente e a oportunidade de sair um pouco de casa, ver gente nova, se divertir. Assim, poderia te animar e aumentar as chances que aceitasse o convite. Consegue perceber a diferença nos dois tipos de abordagens?
Ao longo da vida nos deparamos com os dois tipos de situação, pessoas que tentam nos convencer e outras que se mostram persuasivas. A diferença entre essas duas posturas pode ser identificada através da origem de cada palavra. Convencer vem do latim “vincere”, que significa dominar, vencer. Já persuadir vem de “persuadere”, termo latino que passa a ideia de orientar alguém até que concorde em fazer o que desejamos.
Veja que o convencimento está ligado à ideia de se sobrepor ao outro, se colocar como superior até que ele se dê por vencido e aceite o que está dizendo. Já a persuasão se relaciona com a arte de argumentar, fazer com que o outro compreenda o seu ponto de vista e perceba que a sua proposta é realmente boa.
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Os desafios da persuasão
No mundo dos negócios, aqueles que sabem persuadir conseguem resultados muito melhores dos que os que insistem no convencimento a qualquer custo. Em se tratando de vendas, é muito melhor que o cliente compre porque compreendeu que aquele produto será útil dentro da sua realidade do que o faça por ceder à insistência do vendedor.
No convencimento, o indivíduo usa fatos para sair vencedor da conversa, como se estivesse em uma batalha. Já na persuasão se considera o interlocutor como um todo, incluindo seus aspectos emocionais e suas vontades. Então, comparando os dois lados podemos perceber que persuadir é mais desafiador, porque envolve maior dedicação e empenho.
Se, por um lado, persuadir dá mais trabalho, por outro trás resultados muito mais satisfatórios. Ainda em referência à área de vendas, a persuasão aumenta as chances de que os clientes fiquem satisfeitos com a compra e resolvam retornar. Por isso, vale a pena se dedicar para aperfeiçoar as técnicas de persuasão e aplicá-las nos negócios e na vida pessoal.
5 Dicas para persuadir as pessoas e alcançar seus objetivos
Se deseja aperfeiçoar suas habilidades de persuasão, vai gostar das dicas que iremos compartilhar a seguir. Comece a praticá-las o quanto antes e veja os resultados extraordinários que poderá alcançar!
1 – Tenha confiança no que está dizendo
A confiança no que está dizendo é a base para conseguir persuadir outras pessoas das suas ideias. Se você realmente acreditar no que for falar, irá naturalmente passar verdade aos outros. Por outro lado, sem essa crença interna, poderá gaguejar e demonstrar insegurança, assim, dificilmente conseguirá passar o pensamento adiante.
2 – Comece com afirmações que a outra parte concorda
Em vez de iniciar sua fala com argumentos fortes que mostram que o que está dizendo é verdadeiro, comece devagar. Inicie fazendo afirmações que sabe que a outra parte concorda, para construir cada etapa e chegar ao topo, que é o seu grande objetivo. Assim, pouco a pouco, conseguirá mostrar o seu ponto de vista e conduzir o interlocutor até que ele entenda o seu raciocínio.
3 – Saiba também ouvir a outra pessoa
Para persuadir não basta falar bem, é preciso saber ouvir o outro lado, conhecer o interlocutor. Em vez de usar o tempo de fala do outro para planejar o que irá dizer em seguida, se dedique a ouvi-lo na essência. Assim, a partir desse entendimento profundo sobre a outra parte, conseguirá organizar seus argumentos de forma que sejam mais bem aceitos e alcance o seu objetivo.
4 – Mostre o lado positivo e negativo do que está falando
Nenhuma ideia é perfeita e a sua sinceridade de mostrar que o que está dizendo também tem pontos negativos fará com que o interlocutor confie mais em você. É claro que a ideia não é demonstrar que está tentando persuadi-lo a aceitar algo ruim e sim ser realista.
Além do mais, é importante oferecer soluções para aquele que considera o lado negativo do pensamento que apresentou. Fazer isso é necessário porque tudo tem dois lados, deixar claro que os conhece passa mais credibilidade e, consequentemente, contribui para o processo de persuasão.
5 – Mantenha a postura e seja gentil
Como mencionado no início do artigo, persuadir envolve considerar o interlocutor de forma completa, incluindo suas vontades e emoções. Sendo assim, é fundamental manter uma postura centrada e ser gentil, sem se exaltar e alterar o tom de voz. Lembre-se sempre que não se trata de uma batalha e sim de uma conversa, que pode ser pessoal ou profissional.
Mesmo que se esforce, pode acontecer de não conseguir persuadir a outra pessoa, isso é natural. Nem sempre seus objetivos serão alcançados e o que deve fazer é encontrar maneiras de identificar lições a aprender. Além disso, haverá situações em que você será persuadido, saber reconhecer isso e entender que mudar de opinião faz parte da vida é muito importante.
Lembre-se sempre que não se trata de vencer ou perder e sim de se permitir conhecer outros pensamentos e concordar com eles ou não. Aproveite para deixar seu comentário abaixo e compartilhar este conteúdo através das suas redes sociais para passar a reflexão adiante!
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