As martechs já ocupam um espaço significativo do mercado de empresas de marketing, destacando-se por oferecer soluções alinhadas com a tecnologia para impactar diferentes públicos, levando as marcas ao futuro.
O marketing digital deixou de ser um diferencial para se tornar uma obrigação para toda e qualquer companhia que tenha o desejo de se consolidar em uma posição de destaque em seu segmento.
Continue a leitura para saber mais sobre as martechs e o seu papel em relação ao futuro do marketing.
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O que são martechs?
São classificadas como martechs as companhias que oferecem algum tipo de ferramenta ou solução de marketing. Um grande exemplo é a MailChimp, companhia norte-americana que tornou possível fazer o disparo de e-mails com eficiência independentemente do número de destinatários.
As martechs criam soluções para questões essenciais para o planejamento de marketing eficiente para variados setores. De maneira geral, seus serviços se baseiam em reduzir o tempo para a execução de uma determinada atividade através de processos automáticos, assim como permitir um monitoramento em tempo real.
O objetivo principal dessas empresas é otimizar tudo o que pode ser processado automaticamente para alcançar uma posição mais estratégica. Lembrando que a automação é uma tendência em todos os segmentos e com o marketing não poderia ser diferente.
Saiba tudo sobre as martechs
Agora que você já sabe o que são martechs, vai poder entender mais profundamente esse perfil de empresa através dos tópicos a seguir.
O que as martechs oferecem?
Martechs oferecem soluções bastante variadas que visam facilitar os processos de marketing rotineiros. Dentre os principais exemplos desse tipo de solução estão os softwares de CRM (Customer Relationship Management ou, em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente), ferramentas para mensuração de resultados, captura e acúmulo de base de dados, entre outros.
A ideia é que tudo aquilo que possa se tornar mais ágil para estabelecer um relacionamento com os clientes seja desenvolvido, ganhando forma no mercado. Outro aspecto que vem se destacando por meio do crescimento da presença de martechs no mercado é a maior personalização do atendimento das necessidades dos consumidores.
Inclusive, a personalização é uma tendência bastante forte da atualidade. Os consumidores gostam de se sentir únicos e valorizam marcas que ofereçam isso a eles. Dessa forma, companhias que ofereçam soluções voltadas para isso têm se destacado.
Aumento do potencial de alcance de clientes
No tópico anterior mencionamos a possibilidade de desenvolver ações de marketing personalizadas para o seu público através da adoção de ferramentas criadas pelas martechs. Quanto mais a comunicação de uma marca conversa diretamente com os consumidores, mais potencializa o seu alcance.
Esse forte apelo com o público que é criado por meio de ferramentas otimizadas de marketing cria mais oportunidades de crescimento para as companhias. Curiosamente, a tecnologia oferece para as empresas recursos que as permitem dar um toque pessoal ao atendimento, agradando em cheio o consumidor.
Adoção de estratégia omnichannel
Um dos diferenciais que as martechs propiciam para as empresas que escolhem seguir por um caminho mais direcionado para a tecnologia, é a possibilidade de integração de canais de venda, ou seja, o omnichannel.
Já existem ferramentas que permitem aos consumidores terem acesso aos produtos de uma empresa através de canais distintos. Isso significa oferecer diferentes meios para compra, como aplicativos, lojas online e lojas físicas, integrando essas experiências.
O atendimento personalizado e mais eficiente que se obtém por meio da adoção de um software de integração de informações impacta diretamente no sucesso das marcas em alcançar a fidelização e aumentar o número de conversões.
Entendimento mais profundo do público-alvo
As martechs oferecem soluções interessantes para que as empresas consigam entender com maior profundidade quem são seus clientes e quem são as pessoas que ainda não estão sendo atingidas da forma esperada. Dentre as soluções de marketing alinhadas com a tecnologia estão aquelas que permitem reunir dados relevantes sobre as pessoas que interagem nos sites e redes sociais da sua marca.
Ações com mais certeza
Ferramentas que têm na tecnologia sua base de ação tornam possível fazer investimentos mais seguros de marketing. As companhias conseguem ter uma ideia mais real do panorama que se apresenta diante de si e, dessa forma, pensar em ações que vão impactar o público da maneira desejada naquele momento em especial.
Esse é um dos grandes pontos diferenciais em relação ao marketing praticado anteriormente, em que não se podia ter grande certeza a respeito de ações que seriam realizadas. A tecnologia fornece informações que possibilitam às companhias medir os resultados e planejar as ações com maiores chances de sucesso.
Principais tendências das martechs
Ao longo da década passada, as martechs foram se consolidando na área de marketing e, agora que já têm sua relevância reconhecida, estão seguindo por novos caminhos. Assim, surgem tendências mais específicas de ações que permitem aproximar ainda mais as marcas dos seus consumidores.
Aparecem como destaque entre as tendências criadas pelas martechs tópicos como:
Internet das coisas: fortalecimento da conectividade entre produtos e diferentes interfaces.
Inteligência artificial: investimento em tecnologia que permite aprender com a interação dos consumidores, criando, dessa forma, sistemas mais adaptados ao seu público.
Busca por voz: um setor com grande capacidade de desenvolvimento nos próximos anos.
Social listening: monitoramento e avaliação do que é dito nas redes sociais, de maneira a ajudar na criação de insights poderosos.
Realidade virtual e realidade aumentada: utilizadas para diferentes finalidades, que vão desde a conquista de clientes até o treinamento de colaboradores.
Conclusão
Empresas que investem em soluções oferecidas pelas martechs são capazes de alcançar uma série de benefícios, como:
- Tomada de decisões baseada em dados e com maiores chances de sucesso;
- Otimização do tempo através da automação de tarefas repetitivas;
- Mais agilidade nos processos internos e externos, conferindo mais praticidade para os clientes no processo de compra;
- Maior alcance da marca da empresa, o que ajuda no fortalecimento da mesma na memória dos consumidores e contribui diretamente para a fidelização.
Gostou de saber mais sobre as martechs e como elas estão moldando a forma como se faz marketing atualmente? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe o conteúdo para passar o conhecimento adiante!
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