Marketing Digital é um conceito bastante amplo e que representa um conjunto de estratégias voltadas para realizar divulgações e vendas através de meios digitais. Apesar de também poder envolver meios diversos, é na internet que a maior parte das ações é realizada.
Quando você está navegando nas redes sociais e se depara com um anúncio, isso é marketing digital. Assim como os chamados publiposts dos influenciadores digitais e os resultados patrocinados das buscas do Google. Até mesmo o perfil que a padaria do seu bairro criou para divulgação também é uma forma de marketing digital.
Quer saber mais sobre o assunto e conhecer as principais estratégias utilizadas pelas empresas? É só seguir a leitura e conferir!
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Vantagens do Marketing Digital
Antes do surgimento do marketing digital, as empresas realizavam suas divulgações em comerciais de TV e rádio, outdoors, jornais e revistas. Consegue identificar uma característica comum entre esses meios?
Todos eles são estáticos, ou seja, não permitem a interação. O consumidor assiste, escuta ou vê o anúncio e a marca não tem como saber a sua reação. Já em ambiente digital, o comportamento das pessoas deixa rastro através de cliques, comentários, likes.
Os dados gerados através da interação do público com uma empresa são extremamente valiosos. Ao analisá-los, as companhias conseguem mensurar se estão no caminho certo, além de conseguirem aplicar estratégias que não são possíveis em outros meios.
Através da análise de dados é possível classificar os consumidores de acordo com a etapa na jornada de compra. Existem aqueles que tiveram seu primeiro contato com a marca, outros que chegaram a incluir itens no carrinho de compras do site, mas desistiram, e os que já compraram e podem voltar a comprar. Com a classificação é possível definir estratégias para cada perfil de consumidor, aumentando as chances de fechar vendas, fortalecer a marca e fidelizar os clientes.
Como se pode ver, o marketing digital é um grande oceano de possibilidades a ser explorado. Aqueles que sabem fazer um bom uso das oportunidades oferecidas certamente alcançam os melhores resultados.
Como trabalhar com Marketing Digital?
Por se tratar de um universo amplo, há diversas maneiras de se trabalhar com marketing digital, mas existem algumas possibilidades principais, acompanhe.
Tornando-se especialista em determinadas estratégias
A primeira possibilidade de trabalho no marketing digital é se tornar especialista em determinadas estratégias. Assim, em uma agência própria, como freelancer ou funcionário, poderá prestar serviço para outras empresas.
Algumas áreas a serem exploradas incluem: gerenciamento de redes sociais, SEO (Search Engine Optimization), design, programação de sites, copyright, redação para blog, entre outras.
Divulgando produtos e serviços em meios digitais
Mais uma possibilidade envolve utilizar os meios digitais para divulgar os seus próprios produtos. Qualquer tipo de empreendimento pode se valer das redes sociais, de anúncios no Google e outras estratégias para fortalecer sua marca e vender.
Entre os principais meios digitais para a divulgação de produtos e serviços podemos citar:
- Redes sociais;
- Site institucional;
- Blog;
- E-mail marketing;
- Anúncios do Google (Adsense).
Tornando-se afiliado
Além de vender o seu próprio trabalho, é possível se tornar um vendedor de mercadorias e serviços de terceiros, participando do chamado Marketing de Afiliados. Funciona da seguinte forma: você se inscreve em um programa, que pode ser um e-commerce, uma plataforma de cursos online, entre outros.
Em seguida, começa a divulgar os itens através de estratégias de marketing digital. Assim, as vendas realizadas através do seu link de afiliado rendem comissões. Quanto mais vende, mais ganha.
Recentemente, o marketing de afiliados de infoprodutos, que são produtos digitais, como e-books e cursos online, têm ganhado bastante força. Por ser um tipo de negócio realizado inteiramente em ambiente virtual oferece praticidade aos envolvidos.
Produzindo conteúdo para a internet
Uma modalidade de marketing digital que já existe há alguns anos e que também está em crescimento é a produção de conteúdo para a internet. No início, essas pessoas eram chamadas de blogueiras, pois produziam conteúdo para blogs sobre temas diversos.
Com o boom do YouTube, muitos passaram a se dividir entre os posts escritos e os vídeos. Inclusive, muitos continuam realizando esse trabalho, enquanto outros migraram totalmente para o Instagram, plataforma que reúne imagens, textos e vídeos em um só lugar. Mais recentemente, surgiu uma nova rede social, o Tik Tok, em que os usuários publicam vídeos curtos de danças e outros conteúdos.
Uma dúvida que muitos têm é: de onde vem a renda dos produtores de conteúdo ou, como muitos preferem chamar, influenciadores digitais? Através de anúncios e parcerias de divulgação de marcas.
Por serem seguidos por milhares de pessoas e terem uma abordagem mais informal e próxima ao público, é uma modalidade que oferece bastante visibilidade às marcas. É uma estratégia de marketing para criar conexão com os consumidores em um nível que, talvez, as formas tradicionais não conseguiriam oferecer.
Dicas para trabalhar com Marketing Digital
A área de marketing digital é bastante promissora e oferece uma série de possibilidades de trabalho. Se deseja trabalhar no segmento, independentemente de qual seja, existem algumas dicas que podem te ajudar a alcançar o sucesso.
Estude – Mesmo que ache que saiba tudo sobre marketing digital, sempre há algo novo a aprender. Portanto, faça cursos, estude de maneira independente, tenha sempre o desejo de aprender.
Conheça os termos – O universo do marketing digital conta com uma série de termos, geralmente em inglês. No início, eles podem parecer complicados, mas basta uma rápida pesquisa para entender do que se trata.
Mantenha-se atualizado – No mundo atual, as coisas se transformam em uma velocidade impressionante, especialmente quando o assunto envolve tecnologia e o ambiente digital. Para acompanhar esse movimento, mantenha-se sempre atualizado sobre a área, leia, participe de eventos, pesquise, troque figurinhas com colegas.
Tenha diferenciais – Por ser um mercado em crescimento, existem muitas pessoas trabalhando com marketing digital. Para se destacar, é importante ter diferenciais, oferecer algo que os clientes não irão encontrar em outro lugar.
Gostou de saber mais sobre o que é marketing digital? Aproveite para deixar seu comentário sobre o assunto abaixo e compartilhar o conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!
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