Nos últimos anos, o modelo de negócios conhecido como marketplace ampliou sua presença no varejo online. Trata-se de um sistema que conecta diferentes lojistas a clientes aos quais eles provavelmente não teriam acesso de outra forma.
Para quem está considerando incluir o marketplace na estratégia do seu empreendimento, recomendamos que prossiga na leitura. Neste artigo iremos apresentar o conceito e as suas principais vantagens. Boa leitura!
Afinal, o que é marketplace?
Em linhas gerais, marketplace é um modelo de negócios digital em que os vendedores são conectados aos clientes através de uma plataforma única. Basicamente, é um ambiente online em que estão presentes diferentes lojistas. Nesse espaço, eles podem vender seus produtos para um vasto público.
Em outras palavras, o marketplace é um tipo de shopping virtual em que os consumidores podem escolher entre diferentes produtos e marcas. Existem marketplaces direcionados para diferentes setores do mercado. Podemos citar como exemplos conhecidos desse modelo de negócios a Amazon, Enjoei, Netshoes e Americanas.
Como o marketplace funciona?
O marketplace possui basicamente três partes envolvidas: os gestores do marketplace, os lojistas que vendem na plataforma e os consumidores.
Gestores do marketplace
A função dos gestores do marketplace é oferecer uma plataforma funcional para que os lojistas possam vender seus produtos e serviços. Ressaltamos que há marketplaces de todos os portes e não apenas os gigantes como a Amazon e a Americanas. Podemos observar o fenômeno da criação de marketplaces por nicho. É possível encontrar marketplaces focados em artesanato, produtos para pets, livros, entre outros.
Para os gestores de um marketplace as vantagens incluem não precisar administrar um estoque e poder focar somente na tecnologia e publicidade. A ideia é usar a estrutura e o seu alcance para potencializar a venda dos produtos e serviços dos lojistas da plataforma.
Lojistas
Os lojistas são os responsáveis pelos produtos/serviços vendidos nas plataformas de marketplace. Os vendedores podem ter vitrines próprias dentro dos espaços virtuais de venda, mas isso não limita que o comprador veja itens de um único vendedor. O consumidor pode navegar por categorias e itens que aparecem de forma secundária.
Geralmente, para vender seus produtos e serviços em uma plataforma de marketplace é necessário fazer um cadastro e pagar uma comissão sobre as vendas. Em alguns casos, em vez de comissão sobre as vendas é cobrada uma mensalidade fixa. Para os lojistas pode ser bastante vantajoso expor seus produtos dentro de um site já consolidado. Além disso, não é necessário investir em tecnologia.
Clientes
Para os clientes é bastante interessante poder encontrar grande variedade de produtos e serviços em uma única plataforma. Todos os itens podem ser comprados em um único pedido com um único pagamento. É mais prático e mais seguro, afinal o consumidor compra de uma plataforma conhecida e sólida no mercado.
Vantagens do marketplace
A venda no marketplace pode representar acesso a uma série de vantagens para o lojista. A seguir explicaremos mais sobre esses benefícios de oferecer seus produtos e serviços em uma plataforma dessas.
1. Grande visibilidade
Plataformas de marketplace são geralmente sites já conhecidos pelo público e que recebem grande volume de visitas diárias. Eles costumam ter mais relevância no mercado e uma base de clientes fiéis. Os lojistas que vendem nesse tipo de plataforma podem se valer dessa autoridade para aumentar as suas vendas.
Estar em uma plataforma acessada com frequência contribui para atrair e conquistar novos clientes para a sua loja. Também se reflete na redução de custos de divulgação online, essa é uma tarefa do marketplace.
2. Geração de mais oportunidades de vendas
Os marketplaces são plataformas com grande visibilidade e reconhecimento do público. Esses fatores levam à geração de mais oportunidades de vendas. Essas plataformas atraem grande variedade de consumidores que buscam opções de produtos diferentes. Até mesmo quem não estava necessariamente procurando pelos produtos da sua empresa pode se tornar um cliente.
3. Redução do custo inicial
A plataforma de marketplace oferece toda a infraestrutura necessária em termos de tecnologia, segurança e formas de pagamento. Também oferece estratégias de marketing já consolidadas. Para o lojista isso representa menos investimento inicial para que a sua loja se torne conhecida do público. Não é necessário iniciar as atividades do zero.
4. Acesso a público diversificado
A principal característica do marketplace é contar com produtos e serviços distintos. Dessa forma, atrai um público bem diversificado. Os vendedores que colocam seus produtos e serviços nesse tipo de plataforma podem atrair públicos variados. Inclusive, é possível que sua marca impacte públicos inesperados. Ter o alcance de públicos diferentes contribui para o crescimento da sua companhia.
5. Mais credibilidade diante do público
Aliar-se a uma marca poderosa no mercado é uma forma de ter mais credibilidade junto ao público. O fato de vender seus produtos dentro de uma plataforma de marketplace já conhecida dos consumidores ajudará a fazer com que eles vejam sua marca de forma positiva. As plataformas de marketplace costumam ser bem avaliadas no tocante à segurança dos dados e isso ajuda na tomada de decisão pela compra.
Considerações
Antes de colocar seus produtos/serviços em um espaço de marketplace, é essencial fazer algumas considerações. Analise qual é o valor da taxa mensal ou da comissão cobrada para entender se está alinhado com as expectativas de aumento de vendas. Considere também o quanto a concorrência será acirrada, ou seja, quanto de marcas similares à sua estão disponíveis dentro do site.
Com esses tópicos em mente é válido fazer avaliações frequentes depois de se integrar ao marketplace. Os resultados estão condizentes com a expectativa? Sua empresa está crescendo? Geralmente, a entrada em um marketplace representa um incremento considerável da receita das empresas, mas é necessário fazer uma análise criteriosa.
A entrada em um marketplace deve representar um salto nas vendas e no posicionamento da sua marca diante do público. Para valer a pena é necessário conseguir identificar todas as vantagens que pontuamos ao longo do artigo. Os ganhos devem ser financeiros e também em relação à imagem que a sua companhia tem para seu público.
Agora você já sabe o que é marketplace e quais são as suas vantagens!