Marketing nas Redes sociais – Dicas para alavancar seu faturamento

Mulher usando celular

Veja como alavancar o faturamento do seu empreendimento.

O marketing nas redes sociais é fundamental para qualquer empreendimento nos dias de hoje. Os gestores de empresas de diferentes setores e portes devem saber como utilizar essas estratégias em prol do crescimento corporativo. Para entender como esse marketing pode ajudar a alavancar o seu faturamento, continue a leitura. 

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Marketing nas redes sociais: confira dicas para alavancar seu faturamento

A seguir vamos apresentar algumas dicas de marketing nas redes sociais para alavancar o faturamento do seu empreendimento.

Dica 1 – Dedique tempo ao planejamento

O planejamento é fundamental para que as estratégias de marketing nas redes sociais sejam bem-sucedidas. Ter um objetivo claro é crucial para que o faturamento possa ser potencializado. Antes de iniciar o planejamento do marketing nas redes sociais, é relevante fazer uma análise das forças e fraquezas do empreendimento. 

Determine os objetivos financeiros e comerciais da sua empresa e defina quais são os objetivos do marketing a eles relacionados. Quantos clientes novos a sua empresa deseja conquistar no ano seguinte? Quais as metas de vendas que deseja bater? Qual o aumento de faturamento que deseja alcançar? Essas questões são válidas de considerar antes de começar a traçar o planejamento.

Dica 2 – Trabalhe com um calendário de ações e cronograma

A dica anterior se refere a definir os objetivos do seu plano de marketing e na dica 2 recomendamos a definição de um calendário. É importante definir prazos para que os objetivos do plano de ação sejam concretizados. Trabalhar com datas limite de entrega permite organizar de maneira mais satisfatória a dinâmica das estratégias de marketing.

Quando não há uma estrutura de controle e um calendário bem definido, é bem possível que a estratégia fique somente no papel. A organização do calendário pode ser feita com uma planilha de Excel simples. O Google Calendar é também uma excelente ferramenta para te auxiliar. Não se esqueça de definir os responsáveis por cada etapa do projeto.

Dica 3 – Crie um blog corporativo

Independentemente do tamanho e segmento do seu empreendimento, é interessante ter um blog corporativo. O blog é um espaço digital de contato com os potenciais clientes da sua marca. Também pode ser usado como uma ferramenta para posicionar a sua empresa em um determinado nicho. Por meio do conteúdo desse blog é possível trabalhar a imagem da sua empresa como líder do seu setor.

Um blog contribuirá para o aumento do tráfego orgânico no site da sua empresa, uma vez que ajuda a melhorar o posicionamento nos buscadores. Esse tipo de página é uma forma de estabelecer uma comunicação mais profunda com seu público.

Um movimento que vem crescendo é o de gestores que atuam como produtores de conteúdo nos blogs corporativos. Trata-se de uma forma de gerar uma aproximação com o público-alvo. Quando o conteúdo é realmente relevante para a audiência, contribui significativamente para o crescimento da marca. 

Dica 4 – Conheça o potencial de campanhas de links patrocinados

Dentro de uma estratégia de marketing digital, é cada vez mais relevante trabalhar com os links patrocinados. Essa importância fica mais evidente quando entendemos o conteúdo como um “produto”. A mídia paga funciona como um meio de distribuir esse produto para mais pessoas. 

Há várias ferramentas que possibilitam a promoção de ofertas e conteúdos por meio da compra de links ou impressões. A seguir vamos falar com mais detalhes de duas dessas ferramentas, as que mais têm se destacado.  

Google adwords

Essa é a ferramenta de anúncios do Google, em que é possível anunciar através de vídeo (YouTube ads), imagens (rede de display) e texto (rede de pesquisa e parceiros). É interessante iniciar com os anúncios de texto. 

Partindo da escolha de palavras-chave para o seu empreendimento, crie anúncios direcionados para cada uma delas. Esses anúncios devem direcionar o internauta para landing-pages com propostas de ação claras. 

Facebook ads

Nos últimos anos, o Facebook ads vem batendo de frente com o Google Adworks. Comparativamente, a ferramenta do Facebook funciona de modo um pouco diferente da ferramenta do Google. Enquanto o último oferece a exibição de anúncios de acordo com as buscas do usuário, o primeiro permite uma “segmentação” dos mesmos. 

Dica 5 – Invista em uma estratégia de SEO

A sigla SEO significa Search Engine Optimization, o que consiste na otimização do conteúdo para melhor posicionamento nos buscadores. Basicamente, é o SEO que fará com que o conteúdo do site ou blog da sua empresa apareça entre os primeiros resultados do Google. Estar entre os primeiros resultados é muito importante para adquirir maior relevância junto aos usuários.

Dica 6 – Invista em campanhas de e-mail marketing

O e-mail ainda é um canal essencial de comunicação digital, afinal 93% dos usuários de internet têm ao menos uma conta que acessam com frequência. É fundamental, no entanto, que as empresas utilizem corretamente o e-mail marketing enquanto estratégia. O primeiro passo consiste em escolher uma ferramenta adequada de marketing para utilizar.

Não compre listas de e-mail, isso apenas cria descontentamento em quem recebe as mensagens da sua companhia. O ideal é criar estratégias que sirvam para a captação dos e-mails dos potenciais interessados. No site da sua empresa pode haver um espaço para que os interessados cadastrem seu e-mail para serem atualizados quanto às ofertas e promoções. 

Dica 7 – Perfis com conteúdo

As empresas precisam ter perfis ativos em redes sociais como Facebook, Instagram e, até mesmo, Tik Tok dependendo do público. As redes sociais são canais de comunicação direta com os potenciais clientes. No entanto, é importante que esses perfis não tenham somente o objetivo promocional, pois o público em geral espera mais do que apenas postagens com fotos de produtos.

Criar conteúdos relevantes é crucial para que a audiência seja instigada a seguir a sua empresa. Nas redes sociais, o usuário tem o poder de escolher o que quer ou não ver. Os posts devem ser pensados para atender aos anseios de quem está do outro lado da tela. 

Dica 8 – Conheça o retorno sobre o investimento

Todo e qualquer investimento em marketing deve ser realizado com uma estratégia clara de mensuração do retorno sobre o investimento. O ROI (retorno sobre o investimento) deve ser verificado para que se entenda quais são as ações mais efetivas. Vale dizer que já se foi o tempo em que esse tipo de verificação estava relegada ao intangível. 

No âmbito do marketing digital, quase todas as ações são passíveis de serem avaliadas quanto ao retorno que oferecem. O cálculo do ROI é bem simples de ser feito, utilize a seguinte fórmula:

ROI = Receita de Vendas – Investimento em Marketing e Vendas / Receita

Com essas dicas o faturamento da sua empresa pode aumentar significativamente! Aproveite para deixar suas percepções e experiências sobre o tema abaixo e compartilhar o conteúdo com os seus amigos empreendedores.

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