O funil de vendas é uma estratégia de Inbound Marketing que consiste em conhecer cada etapa do negócio, desde o momento em que o consumidor conhece sua empresa até o fechamento da compra. Em alguns casos, o funil é usado para conduzir o consumidor neste processo.
O Funil de vendas auxilia os gestores a compreender com exatidão como seus clientes conhecem seu produto e suas tomadas de decisão de compra (ou desistência) até o momento da aquisição. Este processo é dividido em três etapas: topo, meio e final. Entenda melhor a seguir:
Etapas do funil de vendas
Topo do funil
Aqui é o momento em que o consumidor conhece a empresa. Ele ainda não é um cliente real, mas tem grandes chances de se tornar um. Nesta etapa, o consumidor não está procurando algo específico, e é fundamental que você utilize ferramentas que estimulem o indivíduo a descobrir uma necessidade em relação à sua empresa.
Meio do funil
O consumidor que está no meio do funil é aquele que ainda não se decidiu se vai efetuar a compra, mas tem interesse em saber como atender às necessidades que ele identificou na etapa anterior. Este consumidor está em busca de mais informações e provavelmente permanecerá mais tempo em sua plataforma digital enquanto decide se finaliza o negócio.
Fim do funil
Na parte final do funil, o consumidor decidiu comprar seu produto. Todas as experiências que ele teve em sua plataforma mostraram que ele faz parte de um lead qualificado para o seu negócio.
Vantagens do Funil de Vendas
O Funil mostra com exatidão o que acontece nas diferentes etapas de compra. Com essas informações, o gestor pode otimizar a produtividade da equipe e aproveitar melhor as oportunidades de negócio.
E você, o que acha de utilizar o Funil de Vendas em sua empresa? Como esta metodologia pode te ajudar a alavancar os resultados do seu negócio?
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Imagem: Red Deer / Shutterstock