O e-commerce emplacou um crescimento considerável nos últimos anos, especialmente devido à pandemia. As compras online já faziam parte da vida de muitos brasileiros e esse número cresceu exponencialmente devido à necessidade de isolamento social. Nesse contexto, é essencial que as empresas olhem para esse segmento de mercado e conheçam soluções como o dropshipping.
Continue lendo para saber mais sobre o conceito e sua aplicabilidade.
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O que é dropshipping?
Dropshipping é uma modalidade de comércio eletrônico em que o lojista não mantém o estoque dos produtos comercializados, atuando como um intermediário no processo de vendas. Nesse modelo, o proprietário da loja solicita um produto junto ao fornecedor após ter fechado a venda com o cliente final. O produto é enviado para o cliente diretamente do parceiro do lojista que efetuou a venda.
Trata-se de uma metodologia interessante porque o e-commerce não precisa atuar em etapas como separação, embalagem e envio. Também não fica a cargo do lojista acompanhar o pedido. Para os empreendimentos que realizam as vendas, é um sistema que traz grande facilidade.
Porém, o dropshipping não é indicado para todos os tipos de empreendimentos. Para uma loja de grande porte que já está bem posicionada no mercado, por exemplo, não é exatamente uma boa aposta. Já para os pequenos lojistas é uma forma interessante de ampliar a sua presença no mercado. É uma modalidade de negócios que possui vantagens e desvantagens que precisam ser consideradas.
Vantagens e desvantagens do dropshipping
Para quem está considerando adotar o modelo de dropshipping, é interessante considerar os pontos positivos e negativos. Veja a seguir quais são as principais vantagens e desvantagens desse sistema.
Vantagens do dropshipping
Confira os prós do modelo de dropshipping.
Menor investimento em estoque
O ponto mais positivo do dropshipping é a possibilidade de entrar no mercado de e-commerce sem investir significativamente em estoque. Para muitos empreendedores, a grande barreira de entrada no mercado é exatamente a inviabilidade de aquisição de amplo estoque. No sistema de dropshipping não existe essa demanda, assim, torna-se possível iniciar a sua loja com um capital menor.
Logística
Também é válido mencionar que o modelo de dropshipping facilita consideravelmente os processos logísticos para o lojista. Para pequenos empreendedores, pode ter um custo considerável enviar os produtos pelos Correios.
Além de dor de cabeça com eventuais atrasos, quase sempre se tem grandes custos de frete. As empresas especializadas em dropshipping podem contar com transportadoras de grande porte, o que facilita toda a etapa de despacho e envio.
Redução dos custos operacionais
O lojista que trabalha na modalidade de dropshipping consegue uma redução significativa dos custos operacionais do empreendimento. A loja pode ser mantida com um capital de giro menor. A economia obtida permite investir em estratégias de venda mais efetivas e em marketing. Com isso, é possível ter aumento do faturamento com chances de expansão em médio e longo prazo.
Redução de riscos
O dropshipping permite reduzir os riscos para o lojista que investe nessa empreitada. Trabalhar constantemente com um estoque gera o risco de ficar com mercadorias paradas. Em alguns casos, pode resultar até mesmo em prejuízo. Não precisar comprar os produtos com antecedência, reduz consideravelmente os problemas que podem surgir no decorrer da gestão.
Desvantagens do dropshipping
A seguir você poderá conferir mais sobre as desvantagens do dropshipping.
Margem de lucro menor
Embora o dropshipping ofereça boas vantagens, é essencial considerar também os potenciais contras. A menor margem de lucro é uma desvantagem relevante de se considerar. Antes de investir, é importante avaliar se o segmento permite esse tipo de modelo e como fica a precificação dos produtos.
Indisponibilidade de estoque
A indisponibilidade de estoque pode ser mais frequente nesse modelo de negócios. Pode ser que o cliente compre um item por um preço X e você não consiga encontrá-lo com esse valor. Dessa forma, pode ser necessário buscar esse item em outro fornecedor, pagando um preço mais elevado ou não conseguir atender à demanda.
Complexidade
É importante apontar como um possível contra do modelo de dropshipping a complexidade do transporte. Lojistas que trabalham com vários fornecedores podem ter algumas dificuldades. Imagine que um cliente compra itens de fornecedores diferentes, isso pode levar ao aumento dos custos de transporte.
As entregas também acabam sendo feitas separadamente. O cliente deve ter acesso a essa informação com clareza. O comprador precisa dessa compreensão para não achar que está sendo enganado.
Equilíbrio
Cabe ao lojista avaliar como as vantagens e desvantagens do dropshipping impactam sua ideia de negócio. A decisão por trabalhar com esse modelo deve ser tomada tendo conhecimento de como irá realizar cada etapa na prática. Pode ser uma opção válida para pequenos empreendedores que não têm uma loja consolidada e que possuem pouco capital de giro para investir.
Dropshipping no Brasil
O dropshipping se popularizou especialmente na modalidade internacional, em que os lojistas importam produtos dos Estados Unidos e China para revenda. O crescimento desse modelo de negócios fez com que surgissem alguns fornecedores com essa especialização no Brasil. Trata-se de uma forma interessante para atender as demandas internas do país.
Atualmente, já é possível encontrar fornecedores de produtos em diferentes segmentos como acessórios, roupas, calçados, entre outros. Lojistas que desejam trabalhar no sistema de dropshipping devem encontrar bons fornecedores. Antes de iniciar a parceria, é crucial pesquisar a confiabilidade da empresa e dos produtos.
Verifique como os clientes desse fornecedor avaliam os itens disponíveis, se possível, contate outras empresas parceiras dele. Informe-se se esse fornecedor realmente atua com dropshipping e se os preços são vantajosos. Somente com preços competitivos será possível obter bons lucros atuando nesse sistema.
Boas parcerias são essenciais para o sucesso!
Em um e-commerce convencional já é essencial ter bons parceiros, imagine, então, no caso do dropshipping. Nesse modelo, os fornecedores atuarão diretamente com os clientes da loja virtual. Não se resume apenas à qualidade dos produtos, mas também ao atendimento e eficiência de entrega. É um sistema de trabalho que pode ser vantajoso, mas que demanda dedicação.
Esses são os principais pontos que você precisa conhecer sobre dropshipping. Já teve alguma experiência com essa modalidade de negócio? Deixe seu comentário abaixo!
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