Sua empresa enxerga o departamento de marketing como um centro de custos ou de lucros? Companhias que entendem o setor como estratégico para um posicionamento de destaque têm muito mais chances de alcançar o sucesso.
Nos últimos tempos, essa visão vem sendo modificada e o setor de marketing está se consolidando como uma importante fonte de lucros. No artigo a seguir iremos apresentar esse novo posicionamento do marketing orientado a lucros. Entenda melhor como essa transformação se dá. Boa leitura!
Marketing orientado a lucros: conheça a transformação
Atualmente, o marketing está bastante associado ao universo digital, essa já é uma realidade. Mas, muito além das questões práticas, é perceptível a mudança no que diz respeito aos resultados financeiros do setor. Há cada vez mais analistas de marketing focados em análises de dados e pesquisas mercadológicas.
O número crescente de especialistas nessas áreas do conhecimento contribui para justificar o aumento de investimentos no setor. Entre os tópicos estudados por esses profissionais estão jornada do cliente, indicadores de desempenho (KPI), comportamento do consumidor, entre outros.
Esse foco em ampliar as áreas de conhecimento faz parte do que se entende pelo movimento do marketing orientado a lucros. As ferramentas adquiridas pelos profissionais se tornam diferenciais essenciais que passam a ser vantagens estratégicas.
As empresas estão adotando novas práticas e padrões para atração de clientes e geração de retorno. A base desse movimento é a pesquisa e a inovação. O marketing, assim, deixa de ser encarado como um centro de custos para se tornar um centro de lucros.
Nessa nova configuração, o lucro se torna a métrica mais relevante do setor. Inclusive, o lucro se sobrepõe a outras métricas, como acessos ao site, curtidas nas redes sociais, entre outras. Basicamente, isso significa que não basta ter publicações bem-sucedidas no Instagram, é necessário que isso se converta em lucros.
Os 3 pilares fundamentais do marketing orientado a lucros
Para implementar o marketing orientado a lucros, é essencial que a equipe trabalhe com um olhar analítico e estratégico. Os cenários devem ser avaliados criteriosamente para a definição de orçamentos adequados.
Conheça a seguir os três pilares essenciais dessa nova configuração do marketing.
1. Avaliação de retorno
A avaliação de retorno do marketing orientado a lucros deve ser capaz de medir o retorno de cada canal de comunicação utilizado nas campanhas. A partir dessa análise, se torna mais fácil identificar quais são os canais que estão gerando desperdício, por exemplo.
Com essa metodologia, é possível reduzir os investimentos em canais que não trazem o retorno estimado. Investir consideravelmente em um canal que traz pouco retorno é sinônimo de prejuízo. Por outro lado, investir pouco em um canal com grande capacidade de retorno significa perda de oportunidade.
Dessa forma, o trabalho do marketing orientado a lucros deve ser desenvolvido com base em pesquisas e dados. As pesquisas frequentes contribuem para melhorar as finanças e também ajudam a entender o comportamento do público-alvo.
2. Projeções de lucro
Geralmente, as ações de marketing são planejadas com base na métrica do custo de aquisição do cliente. Esse custo diz respeito a quanto a companhia investe para conquistar um cliente novo. O objetivo quase sempre é reduzir esse custo, no entanto, essa é uma questão que precisa ser encarada num panorama mais amplo.
Os profissionais de marketing devem estar sempre focados na relação custo e benefício. O que é mais efetivo, uma ação que custa R$ 70,00 por cliente e alcança 400 pessoas ou uma ação que custa R$ 60,00 por cliente, mas tem alcance de 200 pessoas? Em alguns casos, o aumento de custos pode representar o aumento de lucros.
No marketing com foco financeiro, é essencial fazer projeções e estar sempre atento às mudanças que podem surgir nos cenários. Por isso, a produção de dados e conhecimento é tão essencial.
3. Timing
Ter o “timing” certo é importante para quem trabalha com marketing. Trata-se de trabalhar de forma efetiva para adequar a sua divulgação às oportunidades do mercado. No marketing orientado a lucros, os investimentos são ajudados de acordo com a demanda.
Por exemplo, se uma empresa identifica que seu público-alvo pesquisa mais sobre seus produtos à noite, precisa intensificar os anúncios nesse período do dia. O investimento em anúncios deve aumentar e diminuir de acordo com a demanda.
Trabalhar com um orçamento fechado e predefinido para anúncios pode se refletir na perda de oportunidades valiosas de conquista de novos clientes. Os resultados são melhores quando os anúncios se fazem presentes no momento em que o cliente está pesquisando.
A possibilidade de se adequar às demandas do público permite que a marca se aproxime do seu público nos momentos em que ele está mais propenso a fechar negócio. O marketing orientado a lucros alia as ações de aproximação com o público a métodos mais efetivos.
Qual é a importância do marketing orientado a lucros?
O marketing orientado a lucros tem grande relevância no cenário atual. As empresas dependem da sua capacidade de conversão e geração de lucros. Ter um trabalho efetivo e mais enxuto que traga resultados positivos é fundamental para o posicionamento de qualquer companhia.
Mais do que ter estratégias que ajudem a aumentar as vendas, é necessário trabalhar com estratégias que alcancem os melhores resultados com os menores investimentos. Nessa nova configuração, o marketing está direcionado para ser o mais efetivo quanto possível.
O marketing está se tornando mais técnico e o trabalho cada vez mais pautado por dados. Essa mudança de metodologia é bastante importante para a nova mentalidade das empresas que estão atuando no mercado. A partir dessa transformação, as companhias estão se tornando mais focadas em trabalhar com mais inteligência e efetividade.
Em relação ao próprio marketing, essa mudança de modo de operação, representa o ganho de maior relevância no contexto empresarial. O setor passa a ser entendido como um dos pilares do bom funcionamento. As ações de marketing ganham mais espaço e são compreendidas como determinantes para o bom andamento da companhia.
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