Como funciona a estratégia de Marketing de Influência?

ilustração de influencer na tela do celular

Entenda o que é Marketing de Influência.

O marketing de influência está cada vez mais presente no cotidiano das empresas de todos os portes. Contudo, pelo fato de ser uma estratégia relativamente nova no mercado, suscita algumas dúvidas a respeito do seu funcionamento. No artigo a seguir você poderá entender melhor a relevância dessa estratégia e como aplicá-la em seu empreendimento.

O que é Marketing de Influência?

Recebe o nome de marketing de influência, uma estratégia que utiliza plataformas digitais para promover uma marca. Entre essas plataformas que podem ser utilizadas estão as redes sociais como Instagram, Facebook, TikTok, YouTube entre outras. 

Resumidamente, essa estratégia realiza ações com indivíduos de interesse de um determinado público. Esses indivíduos são escolhidos a partir da influência que exercem sobre o público.

Marketing de Influência é uma boa opção para minha empresa?

Uma pergunta que muitos gestores se fazem e cuja resposta podemos oferecer através de um dado. Os brasileiros passam uma média de 9 horas diárias conectados à internet. Grande parte desse período é passado dentro das redes sociais. Essas plataformas são dominadas pelos influenciadores digitais. Logo, certamente vale a pena investir em marketing de influência.

Os influenciadores são indivíduos que constroem uma relação de afinidade e proximidade com os seus seguidores. Essa forma de interação cria confiança entre aqueles que consomem o conteúdo e o influenciador. Talvez você já tenha comprado algo que um influenciador indicou ou pelo menos conhece alguém que o fez. 

Como escolher os influenciadores certos?

Antes de qualquer coisa, precisamos esclarecer que influenciador ou influencer não são apenas as grandes celebridades virtuais. No marketing digital é mais válido buscar alguém que fale diretamente com o seu público-alvo do que alguém com mais seguidores. Em muitos casos, é mais efetivo se associar a um influenciador com menos seguidores, mas do seu nicho, do que com uma grande celebridade.

O influenciador ideal é aquele que faz sentido para a narrativa da sua empresa. Também é essencial que seja alguém de credibilidade e que defenda os mesmos valores que a sua organização. O objetivo da campanha deve ser levado em consideração, nesse tipo de ação tudo deve estar bem amarrado e planejado. 

Estratégia de Marketing de Influência: como funciona?

A seguir iremos explicar os pontos mais relevantes para colocar uma estratégia de marketing de influência em ação. Entenda como esse processo pode enriquecer o marketing da sua empresa. 

1. Objetivos claros

Para que essa estratégia seja realmente efetiva, é necessário ter objetivos claros bem definidos. O que essa estratégia visa obter? A sua marca quer divulgar um produto específico? Está buscando pela geração de leads? Há o desejo de reforçar o branding? Entendendo aquilo que é esperado da campanha fica mais fácil escolher o melhor influenciador. 

Quem é o influenciador que colocaria sua marca mais próxima do seu objetivo? Qual é o orçamento disponível para essa campanha? Como a sua companhia deseja estabelecer essa parceria? Qual é o nicho de mercado que a sua empresa espera impactar?

2. Conhecimento do público

Para trabalhar com mais efetividade com o marketing de influência é essencial conhecer mais a fundo o seu público. Ter uma persona bem definida é o primeiro passo, pois assim se personifica aquele que se quer atingir. Conhecendo mais a fundo os hábitos da persona a ser impactada é mais simples definir qual tipo de conteúdo ela consome.

3. Escolha dos melhores influenciadores

Como já citamos, o número de seguidores não deve ser usado como único parâmetro para escolher o influenciador. Não é porque um influenciador tem milhões de seguidores que ele será o mais indicado para falar com a sua audiência. Os influenciadores que irão trabalhar com a sua marca devem ter um público parecido com o seu. 

Observe qual é a forma como esse influenciador se comunica, a linguagem utilizada por ele faz sentido para a sua marca? A imagem dele está condizente com a imagem da sua empresa? Os veículos de comunicação utilizados por ele fazem sentido para sua campanha? E, principalmente, cabe no orçamento da sua companhia contratá-lo? 

4. Planejamento das ações 

Depois de ter definido quem será o influenciador contratado, chega o momento de planejar as ações efetivamente. Um primeiro contato é essencial para entender como esse influenciador trabalha no tocante a publicidades. Nesse primeiro momento é determinante planejar a ação que será realizada.

O trabalho com o influenciador deve ser formalizado através de um contrato. A ação deve ser estruturada neste contrato, tendo as suas expectativas alinhadas com as do profissional. As exigências das duas partes devem estar explícitas no documento. Toda a estrutura da parceria deve ser desenvolvida para todos conhecerem suas obrigações e direitos.

5. Respeito pela liberdade criativa do influenciador

O marketing de influência deve ser o mais natural possível para ser efetivo. Dessa forma, é preciso que as marcas respeitem a liberdade criativa do criador de conteúdo. Esse tipo de ação se caracteriza por ter grande contribuição do influenciador no processo criativo

Geralmente, o influenciador desenvolve um roteiro que deve ser aprovado pela marca contratante. O conteúdo deve estar alinhado com as necessidades da marca para se chegar aos resultados esperados. O público consegue perceber quando existem discrepâncias entre a imagem da marca e o conteúdo entregue.

6. Avaliação do retorno

Por fim, nessa estratégia é necessário avaliar os resultados obtidos para entender se houve efetividade. A recepção do público deve ser analisada, essa parceria foi bem vista? Os consumidores se sentiram impactados? Houve o aumento da procura pelo produto ou serviço anunciado? 

Devemos ressaltar que essa análise deve levar em conta mais do que somente os retornos financeiros, embora eles sejam muito importantes. A visão do público da sua marca também conta e muito para manter ou não o contrato com um influenciador.

Aquele que irá divulgar a sua marca deve estar de acordo com a imagem corporativa da sua companhia. Se, ao longo do caminho, houver um desencontro de valores, é importante encerrar a parceria para evitar que isso respingue de alguma forma na sua marca. 

Agora você já sabe como funciona a estratégia de marketing de influência. Este conteúdo te ajudou? Compartilhe em suas redes sociais para levar o conhecimento adiante!

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