Uma preocupação constante no mercado de vendas é traçar as melhores estratégias para que os bons índices – lucratividade, faturamento, share of mind, dentre outros – permaneçam sempre altos. Quando o percentual de vendas apresenta alguma queda é de extrema importância saber quais foram as razões e, principalmente, como alavancar as vendas.
Mas, como constatar de maneira eficiente que houve essa queda? E como alavancar as vendas do meu negócio? Se a sua empresa está neste momento em busca de respostas para estas questões, eu te convido a conferir as dicas poderosas que ajudarão você e os gestores do seu negócio a atingirem um número incrivelmente fantástico de vendas!
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Dicas para alavancar as vendas do seu negócio
A seguir, apresento a você algumas dicas que te mostrarão como alavancar as vendas. São dicas baseadas em técnicas e também na minha experiência enquanto gestor. Outra coisa que é importante dizer: elas foram pensadas para atender todos os tipos de negócios. E que dicas são estas, afinal? Confira!
1 – Analise a atual situação da sua empresa
É importante entender quais são as causas para a queda das vendas do seu negócio. Faça uma profunda avaliação dos processos existentes na sua empresa para identificar eventuais falhas. Avalie também os processos ligados a gestão. Tais informações serão fundamentais para que você identifique com eficácia e exatidão o que tem causado a queda nas vendas. Talvez este levantamento de informações seja uma etapa que necessite de um tempo maior e até mesmo, de mais colaboradores envolvidos. Porém, é uma etapa fundamental e que garantirá o sucesso das ações posteriores.
2 – Não tome decisões precipitadas
Constatar que é preciso alavancar as vendas do seu negócio pode despertar um certo desespero e com isso, vir a ansiedade em agir com rapidez. Tomar decisões pautadas pelo desespero pode gerar transtornos posteriormente e, sobretudo, podem não resolver o grande problema em questão. Tome decisões com base em informações confiáveis e não se deixe levar pelo desespero nem pela ansiedade.
3 – Saiba mais sobre o seu cliente
A queda nas vendas tem relação com os processos da sua empresa, disso não temos nenhuma dúvida. Mas, isso também pode ter uma relação com a mudança comportamental dos seus clientes. Por isso, é importante buscar informações sobre os clientes e entender quais foram as razões para que eles deixassem de comprar os seus produtos. É alguma funcionalidade que falta em seu produto? Falta inovação? Preço? Concorrentes? Esteja atento com as mudanças comportamentais de seus clientes e trace estratégias que sejam coerentes com as expectativas de seus consumidores.
4 – Preço não é tudo
Antes de pensar reduzir os preços dos seus produtos, avalie se esta é uma boa estratégia para alavancar as vendas do seu negócio. Avalie se este é realmente o fator decisivo para que a sua empresa venda mais e, principalmente, tenha certeza de que a sua empresa tem condições financeiras para arcar com eventuais prejuízos oriundos desta redução de preço. Nem sempre a redução de preços é a melhor estratégia.
5 – Qualificação dos colaboradores é fundamental
Neste processo de alavancar vendas, a primeira certeza que se tem é: haverá mudanças. Portanto, é importante ter colaboradores preparados e capacitados para lidar com as mudanças que virão. Incentive os seus colaboradores a participar de cursos e formações que os capacitarão a desenvolver habilidades que contribuirão positivamente com as suas carreiras profissionais. Invista em cursos de qualificação para seus colaboradores, especialmente, os colaboradores que atuam direta e indiretamente com vendas.
6 – Não deixe de investir em Marketing
Diante de crises financeiras ou queda de vendas, muitos gestores decidem fazer um corte de gastos e um plano de contenção de finanças para impedir que haja um agravamento maior da situação. Um dos cortes que alguns gestores adotam é reduzir os investimentos em ações e estratégias de marketing, o que não costuma ser uma decisão saudável. Para alavancar vendas, é importante repensar as ações e estratégias de marketing, avaliar quais são eficazes e quais precisam ser reformuladas. Para isso, é fundamental que os gestores de marketing tenham condições financeiras para traçar estratégias eficazes e pontuais.
Como o Coaching pode contribuir com o sucesso de vendas
Com ferramentas e técnicas que contribuem com a alta performance de vendedores, o Coaching em Vendas Training é uma formação oferecida pelo IBC que tem o objetivo de capacitar os profissionais, para potencializarem suas habilidades e competências em negócios, e assim, prepará-los para atingir resultados extraordinários e alavancar as vendas através de estratégias. Confira alguns dos benefícios obtidos com o Coaching em Vendas Training:
- Efetividade de persuasão
- Desenvolvimento de Inteligência Emocional e Autoliderança
- Visão Sistêmica
- Criação do campo relacional de confiança entre vendedor e cliente
- Autoconhecimento
- Gestão de tempo
- Motivação e engajamento de equipe de vendas
- Conhecimento do perfil do cliente
- Negociação e fechamento
Entre outras.
Espero que estas dicas contribuam de maneira poderosa com o sucesso das vendas do seu negócio, querida pessoa! Você tem alguma dica para compartilhar com a gente? O que você pensa a respeito do assunto? Utilize o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e a sua opinião sobre o tema. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva e você acredita que ajudará outras pessoas, curta e compartilhe em suas redes sociais.
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