Ter uma empresa exige uma série de ações por parte do empreendedor, tais como: planejar os investimentos, desenvolver um plano de negócios, contratar mão de obra qualificada, adquirir equipamentos e manter controle de estoque. Outra atitude essencial é analisar a concorrência, de modo a identificar como os processos das outras organizações podem impactar no seu negócio e no mercado.
A análise da concorrência é um processo contínuo e que traz informações a respeito dos pontos fortes e fracos da sua empresa perante o mercado, permitindo que você crie ações para fidelizar o público-alvo com um produto/serviço que satisfaça suas necessidades. Quanto menos se sabe sobre a concorrência, maior serão as chances de errar ao traçar o planejamento estratégico da empresa e, justamente por isso, analisar a concorrência é sinônimo de vantagem competitiva.
Fatores que podem prejudicar a análise de concorrência de uma empresa
Achar que a empresa é um sucesso consolidado
Muitas empresas bem-sucedidas não dão a devida importância à análise de concorrência, e isso pode ser uma ameaça para o negócio, visto que o mercado está em constante mudança. Empresas que fazem esta análise com frequência conseguem acompanhar a evolução do mercado e das exigências do público, garantindo sucesso por mais tempo.
Acreditar que a análise de concorrência pode sair cara
Na realidade, analisar a concorrência garante ações mais eficazes e investimentos certeiros.
Tirar conclusões erradas
Ao realizar a análise de concorrência, algumas empresas interpretam as informações de forma equivocada. Isso acarreta em desperdício de tempo, retrabalho e gastos desnecessários, além de não garantir a diferenciação de mercado perante a concorrência, que é justamente o objetivo da análise.
Não considerar a concorrência
Deixar de analisar a concorrência faz com que a empresa seja surpreendida com informações e novidades que poderiam ter sido previstas. Como consequência, pode haver a perda de clientes para outras organizações do mesmo nicho de atuação. Analisar os concorrentes significa manter a empresa atualizada a respeito cerca do que o mercado está fazendo e oferecendo ao cliente.
Não considerar as ideias e inovações dos concorrentes
Ser inovador no mercado pode trazer muito sucesso e, por isso, é fundamental acompanhar o que a concorrência tem feito de diferente e novo.
Não prestar atenção no cliente
Não se atentar às necessidades e expectativas do cliente abre espaço para que as empresas concorrentes desenvolvam produtos/serviços que forneçam justamente aquilo que o stakeholder procura, fazendo com que ele deixe de comprar na organização e torne-se fiel ao concorrente.
Não prestar atenção nas demandas não atendidas
A análise da concorrência permite que a empresa identifique as demandas que não estão sendo atendidas pela concorrência, isso traz excelentes oportunidades de gerar negócios e diferenciação de mercado. Se a organização não está atenta a esse fator, ela está perdendo uma grande chance de conquistar novos clientes e crescer no mercado.
Não treinar a equipe
É um equívoco achar que análise de concorrência também não abrange treinar e capacitar os colaboradores para que os mesmos tornem-se instrumento no crescimento e diferenciação do negócio.
Não realizar análise de SWOT
A análise de SWOT é uma maneira do empreendedor identificar os pontos fortes e fracos da sua empresa, bem como as oportunidades e ameaças do mercado. Descobrir essas informações é uma forma de entender profundamente o negócio e sua área de atuação.
Vender preço e não valor
Algumas empresas acreditam que preço baixo é sinônimo de venda garantida, mas nem sempre isso é verdade. Aliás, tal ação pode até comprometer as finanças do negócio e desvalorizar o produto/serviço. O ideal é transmitir ao cliente o valor que o produto tem.
Não ter estratégia de marketing
É necessário saber vender o produto/serviço de forma persuasiva e nos meios corretos, de modo que o cliente encontre a empresa e torne-se fiel a marca.
Você sabia da importância da análise de concorrência de mercado? Já realizou alguma no seu negócio? Comente e compartilhe o artigo nas redes sociais.
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Imagem: Dooder / Shutterstock