Veja 4 dicas de como se dar bem no trabalho novo

homem feliz colocando suas coisas no escritório

O primeiro dia em um emprego é sempre marcado pelas dúvidas e é preciso estar atento para causar uma boa impressão.

Você passou por um árduo processo seletivo, foi aprovado e devidamente selecionado. É hora de começar uma nova fase em sua carreira profissional. Começar um trabalho novo é sempre um momento de ineditismo, de descobertas. O primeiro dia em um novo emprego é sempre marcado por uma única pergunta: o que eu posso fazer para passar uma boa impressão? 

Conhecer e se integrar ao novo escritório demanda algum empenho da parte do recém-contratado. Para gerar essa tão sonhada boa impressão é interessante se atentar para algumas atitudes que podem ajudar na construção dessa imagem positiva. Entenda como é possível se dar bem no trabalho novo com as dicas que apresentaremos a seguir. 

4 Dicas de como se dar bem no trabalho novo

O primeiro dia no trabalho novo está chegando e você não sabe como se portar para gerar uma boa impressão? Saiba que veio ao lugar certo, a seguir você pode conferir 4 dicas que ajudarão a impactar de forma positiva os seus colegas. 

1. Não tenha medo de fazer perguntas

Há uma expressão popular que diz: “ninguém nasce sabendo tudo”. Essa é uma máxima que você deve sempre se lembrar, porque começar uma nova jornada sabendo tudo é impossível.

Portanto, não tenha receio em fazer perguntas para entender como funcionam os processos, as rotinas do seu departamento, o que é permitido e o que não é, entre outras coisas. Perguntar não ofende, lembre-se disso também.

Inclusive, ao fazer essas perguntas, você demonstra aos seus colegas que está aberto para que eles façam correções, caso algo não esteja certo. Algumas pessoas se sentem intimidadas de chegar fazendo perguntas, seja por timidez ou medo de parecer que não estão preparadas.

Deixe esses sentimentos de lado e lembre-se de que todo mundo no escritório passou por isso, todo mundo teve um primeiro dia, primeira semana e assim por diante. O ideal para não parecer que você passa o tempo todo perguntando é intercalar as pessoas para quem fará os questionamentos.

Também é válido observar quem se mostra mais solícito para responder e te ajudar na prática. Foque em fazer as perguntas para os colegas que tenham uma atitude mais aberta e acolhedora. Esse contato pode ajudar até mesmo a desenvolver amizades no futuro. 

2. Ouça os conselhos dos mais experientes

Aqui não falamos de colaboradores com mais idade e sim daqueles que possuem mais experiência que você. Esteja aberto para ouvir os conselhos deles, filtre e absorva o que for positivo e ignore o que for negativo. Lembra-se de que citamos acima a importância de se mostrar aberto para receber conselhos?

Essa é uma postura determinante para ser bem-visto pelos colegas, afinal ninguém gosta de quem chega com uma postura arrogante. Como você está começando agora nesse ambiente, é importante estar sempre disposto a ouvir e acolher os conselhos. Claro que é essencial analisar se as indicações são positivas ou negativas.

Infelizmente, pode ser que nem todos os seus novos colegas sejam um modelo de bons profissionais. Mantenha seu senso crítico alerta ao mesmo tempo em que ouve as considerações feitas por aqueles que conhecem mais da empresa do que você. O segredo é ser uma pessoa humilde que sabe que não sabe tudo. 

3. Foque nos profissionais de sucesso da organização

Observe e identifique quem são os profissionais de destaque dentro da empresa. Todas as empresas possuem profissionais que fizeram dos seus trabalhos verdadeiros modelos a serem seguidos, profissionais que procuram manter uma postura amistosa e motivadora na empresa. Feito isso, se espelhe neles.

Além de se espelhar nesses colaboradores, busque se manter próximo a eles, se possível. Trabalhar em conjunto com pessoas que realizam as suas atividades com satisfação é crucial para se contagiar por esse clima. Estar cercado de pessoas que realizam suas tarefas com má vontade, por exemplo, pode gerar um sentimento negativo em você no final do dia.

É interessante também entender como esses profissionais bem-sucedidos estão empregando seus conhecimentos em prol da companhia. Eles fazem sugestões de novos projetos? Têm uma postura proativa para resolver questões que fazem parte do seu dia a dia? Considere quais dessas atitudes positivas você conseguiria adotar e aplicar no seu trabalho. 

4. Entenda como é a cultura organizacional e se adeque a ela

Dificilmente, você encontrará em uma empresa nova a mesma cultura organizacional da empresa anterior. É importante ressaltar que a cultura é formada pelas regras de conduta, políticas de gestão e valores da companhia. Portanto, é fundamental que você entenda quais são os valores da organização atual para se adequar a eles.

Em um primeiro momento, é importante se informar a respeito das regras oficiais da companhia, ou seja, aquelas que estão redigidas em algum documento. Em seguida, observe quais são as regras extraoficiais, aquelas que, mesmo sem estar escrita em um documento oficial, precisam ser cumpridas. Todas as empresas têm essas particularidades.

Também é necessário entender como é a lógica de relacionamento entre os colaboradores que atuam há mais tempo na organização. Quais são os códigos de comportamento e de interação nos projetos? Quais pessoas permitem maior aproximação e quais preferem se manter mais afastadas? Essa percepção é fundamental para agir da forma correta com os colegas. 

Dica bônus: invista em si mesmo

A dica bônus para quem deseja se dar bem num novo trabalho e na carreira como um todo é investir sempre em si mesmo. Além de buscar novas qualificações acadêmicas e experiências, é válido passar por um processo de Coaching. Essa metodologia se baseia em ampliar o autoconhecimento para compreender quais são as suas crenças limitantes.

A partir desse entendimento, é mais fácil identificar ações para mudar o padrão e estabelecer metas para o seu crescimento pessoal e profissional. Investir em si mesmo é fundamental para encontrar um bom ritmo de crescimento. 

E você, tem alguma dica para compartilhar com quem quer se dar bem no novo trabalho? Use o espaço abaixo e nos conte a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva, compartilhe em suas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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