O bom andamento dos trabalhos de qualquer empresa depende do planejamento estratégico. É com base nele que os gestores e diretores tomam as decisões e direcionam os trabalhos da organização. Além disso, é nesse plano que está presente toda a estratégia empresarial.
No entanto, é preciso estar atento à eficácia desse planejamento e se as estratégias contidas ali realmente estão corretas. A eficiência das estratégias no alcance dos resultados desejados deve ser constantemente avaliada. Caso seja identificada uma ineficiência de qualquer natureza, é essencial buscar pelo seu aprimoramento.
Esse aprimoramento deve ter como base uma análise dos problemas atuais da companhia. A partir da identificação dessas questões, é possível pensar em como potencializar os resultados. No artigo a seguir apresentamos dicas para aprimorar a estratégia empresarial adotada pelo seu negócio. Vamos começar a potencializar esses resultados?
4 Dicas de como aprimorar a sua estratégia empresarial
Ter uma boa estratégia para a sua companhia é determinante para alcançar o sucesso no mercado. Reconhecendo a relevância de desenvolver estratégias alinhadas com o propósito do seu empreendimento, vale a pena conferir as dicas a seguir. Entenda como é possível tornar as suas estratégias corporativas mais bem-sucedidas.
1. Mantenha o foco nas métricas de qualidade
No planejamento estratégico, é importante ter definidas quais são as métricas de qualidade. Afinal, será com base nelas que a gestão da empresa poderá avaliar se os trabalhos desenvolvidos alcançaram (ou não) os resultados esperados. A definição dessas métricas deve levar em consideração quais pontos são verdadeiramente impactantes para os resultados.
Ao adotar parâmetros que não avaliam pontos chave do processo o gestor pode deixar escapar tópicos que poderiam fazer a diferença. Há uma ampla gama de métricas que podem ser adotadas, porém, quais delas realmente te dizem algo importante? Para fazer uma definição alinhada com as necessidades da companhia pense em quais respostas essas métricas te darão.
Com as métricas certas é possível analisar se o processo está sendo realizado com eficiência e agregando o valor esperado. Ao detectar que alguma etapa desse processo não está sendo totalmente bem aproveitada é possível corrigir no próximo ciclo. A ideia é sempre aprimorar o seu método de trabalho.
2. Defina a periodicidade da avaliação das estratégias
É de extrema importância ter previamente estabelecido o período para avaliar as estratégias contidas no planejamento. É preciso manter a constância dessa avaliação para que a organização não seja pega de surpresa com eventuais mudanças no cenário mercadológico e financeiro.
A definição de prazos para início, realização e finalização de um processo na estratégia é fundamental para fazer um acompanhamento mais efetivo. Além disso, quando a periodicidade é predeterminada, permite desenvolver uma metodologia de avaliação. Curiosamente, muitas equipes têm dificuldade em fazer a avaliação de processos porque não se preparam para essa análise.
Tendo uma data fixada para a avaliação, fica mais simples estabelecer como serão feitos os registros dos dados pertinentes. Também se estabelece previamente quem serão os responsáveis por fazer essa compilação e análise de dados. O processo de avaliação deve ser conduzido com seriedade e um método que seja compreendido por todos.
3. Envolva os colaboradores em todas as etapas do processo
Uma empresa é feita por pessoas. Portanto, de nada adiantará você e toda a equipe de diretores traçar estratégias se não tiver o envolvimento de suas respectivas equipes. Converse com os colaboradores, esteja preparado para ouvir suas ideias e mantenha-os informados sobre eventuais mudanças. Isso fará com que as equipes fiquem mais comprometidas com a busca dos resultados almejados pela empresa.
Ao longo de todas as etapas do processo, é essencial que a equipe seja mantida atualizada sobre o andamento. A busca pelos resultados não pode se tornar algo abstrato, os colaboradores precisam entender como cada pequeno esforço contribui.
Uma comunicação eficiente e transparente é fundamental para criar um ambiente sem ruídos e perfeitamente engajado. O líder da equipe deve estar sempre aberto ao diálogo, de maneira a clarear quaisquer dúvidas que possam surgir.
Em empresas de maior porte pode ser interessante adotar a estratégia dos multiplicadores. Basicamente, os multiplicadores são colaboradores que têm boa interação com os colegas e ficam responsáveis por repassar as informações mais importantes. Contar com esses multiplicadores é essencial para manter todos os envolvidos cientes de todos os detalhes evitando que informações se percam pelo caminho.
4. Feedbacks constantes e agregadores
Mostre aos seus colaboradores como eles contribuem para que a empresa cresça cada vez mais. A cultura dos feedbacks é uma base sólida para o crescimento das companhias. Lembrando que feedbacks podem ser positivos ou negativos, trata-se de um retorno a respeito de como uma pessoa desempenhou determinada tarefa.
Feedbacks não são broncas e nem punição, mas também não devem ser usados simplesmente para distribuir elogios. Quando bem empregados, ajudam a construir equipes mais motivadas e preparadas para enfrentar desafios. Os feedbacks agregadores são aqueles que ajudam o profissional a entender quais foram os pontos fracos e fortes de suas entregas.
A partir dessa compreensão, é possível pensar como melhorar o seu desempenho. Então, os feedbacks têm um papel crucial dentro das estratégias. Através deles os colaboradores podem identificar como contribuir mais para alcançar as metas e se existe algum problema estrutural para consertar.
A importância da estratégia para o sucesso
Empresas de sucesso estão baseadas em planejamento estratégico. Sem essa análise da situação e desenvolvimento de soluções prévias, é muito difícil se consolidar em um mercado altamente competitivo. Mas, mais do que ter uma estratégia, é necessário ter uma estratégia de excelência. Pensar em como o empreendimento será direcionado ao sucesso, aproveitando o que tem de melhor.
Ao aprimorar a estratégia empresarial do seu empreendimento, você se prepara para os desafios que podem surgir no dia a dia. Ser estratégico significa pensar a respeito de diferentes cenários, antes que eles estejam próximos de se realizar. Considere o máximo de cenários possíveis e tenha muito mais chances de manter a sua empresa aberta em longo prazo.
Com essas dicas a sua empresa tem chance de aprimorar a sua estratégia! E para você, quais ações podem contribuir para o aprimoramento das estratégias empresariais?
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