Valuation de empresas: saiba como calcular o valor do seu negócio

Empresários calculando o Valuation

A palavra valuation diz respeito ao valor da empresa perante o mercado.

Se você tem uma empresa, e um investidor oferece determinado valor para se tornar seu sócio, você saberia avaliar se a quantia oferecida é realmente justa? Para poder fazer esta análise de maneira adequada, você precisa saber calcular o valor do seu negócio, ou seja: fazer o valuation da empresa.

Em um processo de negociação, tudo fica mais difícil se o proprietário de uma empresa ou se o comprador em potencial não tiverem uma noção precisa de quanto ela vale. O processo de valuation tem o objetivo de chegar a esse valor.

A importância do valuation consiste em evitar que qualquer uma das partes, tanto quem vende quanto quem compra, faça um mau negócio. Por isso, todos os envolvidos precisam estar cientes deste valor. Neste artigo, você vai compreender a importância e os métodos para realizar esse cálculo. Siga em frente e boa leitura!

O que é valuation de empresas?

A palavra valuation vem do inglês e significa “avaliação”, “valor” e “estimativa”. No contexto empresarial, ela se refere ao valor da empresa, uma informação que pode ser usada em diversas situações, como ao fazer um investimento, ao vender o negócio ou até mesmo para entender melhor o potencial do empreendimento.

Quando um gestor sabe o valor que a sua empresa tem, ele pode realizar um planejamento mais eficaz das suas próximas ações, analisar melhor as oportunidades que surgirem e usar a informação como um termômetro para tomar decisões importantes.

Para realizar o valuation, é preciso levar em conta não apenas os ativos tangíveis da organização, mas também aqueles que são intangíveis — como a sua marca, a forma como ela se relaciona com os clientes, as tecnologias utilizadas e tudo o que não é físico, mas que valoriza o empreendimento.

Quais são os benefícios de calcular o valuation de uma empresa?

Ao calcular o valuation de uma empresa, o gestor terá os seguintes benefícios:

  • Saber quais são as características que fazem a empresa valer mais;
  • Entender o que a faz valer menos, podendo corrigir os pontos fracos após identificá-los;
  • Visualizar o crescimento da empresa com o passar dos anos;
  • Estipular um valor justo para a entrada de um sócio;
  • Verificar se o valor oferecido por um investidor é justo.

Como esse valor pode ser calculado?

Existem diferentes formas de executar essa avaliação econômico-financeira, com base em diferentes critérios técnicos. Nenhuma dessas metodologias é considerada perfeita ou ideal, pois cada uma delas tem os seus prós e contras. Além disso, as circunstâncias de cada tipo de negócio afetam as possibilidades de avaliação.

Em geral, são consideradas três maneiras principais de efetuar esse cálculo:

1ª maneira: empresas em declínio

O primeiro método destina-se exclusivamente às empresas que não são capazes de gerar caixa, ou que não têm expectativas de geração de caixa futuramente, como é o caso de empresas em crise.

Nesse cenário, os bens e direitos da organização são reavaliados. Desse valor, são subtraídas as dívidas, passivos e potenciais contingências. O resultado dessa subtração corresponde ao valor da empresa.

2ª maneira: avaliação por múltiplos ou avaliação relativa

Este modelo consiste em uma avaliação comparada. A empresa que deseja saber o seu valor toma como referência os valores das transações efetuadas em um passado recente por empresas similares — de mesmo nicho, porte semelhante e faturamento próximo.

Se você deseja vender um escritório de arquitetura, por exemplo, deve consultar os valores referentes às vendas recentes de escritórios de arquitetura semelhantes ao seu. O valor dessas transações deve ser comparado com suas áreas brutas ou suas receitas, por exemplo.

Esses parâmetros permitem que o empreendedor tenha uma noção do valor da sua empresa. No entanto, essa técnica também apresenta as suas desvantagens. Em primeiro lugar, a quantidade de transações do tipo realizadas no Brasil por nicho específico não são muitas, o que não oferece uma amostragem expressiva para ser tomada como referência para os seus cálculos.

Além disso, é preciso tomar muito cuidado para que a comparação seja efetuada entre empresas que realmente apresentem características semelhantes. Dessa forma, um grande e renomado escritório de arquitetura, seguindo o exemplo, localizado em um bairro nobre de São Paulo, não servirá como referência para um escritório menor, mais modesto e menos conhecido, situado em uma pequena cidade do interior do estado. Compará-los certamente resultaria em números equivocados.

3ª maneira: avaliação por fluxo de caixa projetado

A terceira e última técnica é a mais utilizada no Brasil, já que oferece uma avaliação mais justa e pormenorizada, de acordo com a realidade da empresa que precisa ser avaliada.

Esse método de fato se compromete a levantar todos os dados da empresa que impactam o seu valor, como: área, quantidade de profissionais, quantidade de clientes, número de filiais, tempo de atuação, posicionamento de mercado, reconhecimento de marca, faturamento, despesas, projeção de caixa, existência de dívidas, situação do segmento de mercado, riscos, enfim, todos os aspectos que, de alguma forma, interferem no valor da empresa.

A desvantagem desse método é que, novamente, a avaliação de todos estes quesitos também está sujeita a certa subjetividade. Alguns podem estar expressos em números inquestionáveis, mas outros podem variar consideravelmente no futuro, gerando um cenário de incertezas.

Dessa forma, esse método é mais adequado às empresas que conseguem prever com um pouco mais de precisão o seu fluxo de caixa futuro.

Sem resultados finais

O processo de valuation corresponde a uma percepção de mercado sobre a empresa a ser avaliada. Por isso, por mais que haja muitos números com os quais os cálculos possam ser feitos, há uma série de itens que não são quantificáveis nesse processo, como os possíveis riscos aos quais a empresa está ou futuramente estará exposta.

Portanto, qualquer avaliação é aproximada, mas, ainda assim, extremamente necessária em um processo de negociação. Dessa forma, esteja sempre ciente de todos os argumentos que você pode usar para valorizar a sua empresa, mas saiba que os itens de avaliação priorizados por um investidor podem não ser os mesmos priorizados por outro. Prepare-se para todas as circunstâncias.

Resumo para o cálculo de valuation de uma empresa

Resumidamente, o cálculo do valuation é dividido em três etapas. São elas:

  • Etapa 1:utilizar informações atuais do fluxo de caixa, a fim de fazer uma previsão para os próximos anos;
  • Etapa 2:definir uma taxa de desconto, levando em consideração os riscos que envolvem esse tipo de investimento. Como base para calcular a taxa, leve em consideração outros tipos de investimentos, como a poupança ou bolsa de valores;
  • Etapa 3:soma de todos os resultados obtidos aos atuais.

A taxa de desconto

Se sua empresa for uma startup, é bem provável que os investidores tentem aumentá-la ao máximo por causa do risco que envolve esse tipo de negócio. Eles fazem isso porque querem se assegurar de que, caso sofram alguma perda, as empresas que realmente gerarem lucros compensem as que não deram certo.

Por isso, ao negociar o valuation da sua empresa com um investidor em potencial, crie argumentos para convencê-lo a respeito do seu cálculo. Por fim, lembre-se sempre dos ativos intangíveis, que são tão valiosos quanto os outros.

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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