Acredito que não exista dificuldades em compreender qual o papel da psicologia positiva na vida das pessoas, não é mesmo? O próprio termo consegue dizer muito sobre o que esse estudo, técnica ou metodologia é capaz de proporcionar as pessoas que a praticam. Diferentemente da psicologia tradicional, a psicologia positiva foca nas emoções e sensações positivas de cada indivíduo. E é por trabalhar com o foco no positivo que eu lhes digo: é extremamente saudável que façamos a ligação da psicologia positiva com coaching.
Por mais que seja fácil compreender o que é a psicologia positiva e como ela trabalha, é importante lembrar como esse termo surgiu e qual era o objetivo maior com essa criação.
Nesse sentido, Martin Seligman criou a psicologia positiva nos anos 90 com a intenção de focar na motivação e crescimento das pessoas, diferentemente dos métodos tradicionais da psicologia que permanece trabalhando com o passado, buscando tratar traumas e desilusões. Não que isso seja errado ou que não dê resultado, o fato é que a psicologia positiva aliada ao coaching é capaz de transformar significativamente a vida das pessoas. Entenda porquê!
Como podemos unir as práticas da psicologia positiva com coaching?
Percebendo o quanto a psicologia positiva é benéfica para as pessoas, viram que o mais certo seria encontrar uma forma de potencializar ainda mais essa técnica, além disso, o objetivo é: levar essa ideia para o maior número de pessoas possíveis. É daí que surge a oportunidade de unir a psicologia positiva com coaching.
Assim como a psicologia positiva, o coaching é uma técnica que trabalha o autoconhecimento das pessoas sempre incentivando o melhor de cada uma delas. O coaching é capaz de levar uma pessoa a atingir seus objetivos de forma rápida e eficaz, ele transforma e instiga o potencial de cada um para que consigam exceder seus limites pessoais e profissionais.
Por isso, nada mais justo que unir as duas práticas para que cada vez mais pessoas conquistem seus interesses. Quantas vezes você já se viu pensando que nada em sua vida poderia dar certo? E se você é um psicólogo, quantos pacientes chegam até seu consultório com pensamentos negativos, dizendo que suas vidas estão destruídas e que nada está como deveria estar? Você consegue se lembrar de todas as vezes em que pensou em desistir por conta das dificuldades que estava enfrentando? Garanto que inúmeras pessoas em todo o mundo ainda passam por esses momentos, e se existe algo que possa servir como auxílio para cada uma dessas pessoas, eu acredito verdadeiramente que seja a psicologia positiva com coaching.
[php_everywhere instance=”2″]
Entenda mais sobre coaching com psicologia positiva
No coaching, é trabalhado a melhor versão de cada pessoa. Através da psicologia positiva com coaching é possível conquistar sonhos e objetivos de uma maneira mais rápida. Além de também ser possível superar obstáculos e barreiras. As duas metodologias, juntas conseguem desenvolver nas pessoas, a capacidade de elas alcançarem a felicidade através da ressignificação.
Inúmeros psicólogos já acreditam que pensar positivo pode ser muito mais transformador para um paciente, do que reviver e desvendar sentimentos obscuros do passado. É por enxergar os benefícios da psicologia positiva que diversos psicólogos estão aliando-se ao coaching e as técnicas da psicologia positiva para levar aos seus pacientes os melhores resultados que eles possam ter.
Depois de conhecer o que a psicologia positiva com coaching é capaz de fazer para as pessoas, você pode estar se perguntando como alguém pode conseguir tantas conquistas e felicidades apenas pensando positivo.
Bom, compreenda que o coaching entra como um aliado nessa missão. Nas formações em coaching, é fundamental que o coach estimule ações e emoções positivas em seus coachees. Exaltar as qualidades de cada cliente e valorizar seus comportamentos são maneiras de incentivar e estimular o mesmo a seguir em frente com suas ideias. Tudo isso, de certa forma está implícito na psicologia positiva e também nas técnicas e ferramentas do coaching.
Dessa forma, sabemos que não basta pensar positivo e esperar que as coisas caiam do céu. É preciso que você enquanto profissional coach, psicólogo ou se você atua nas duas áreas, faça com que seu cliente compreenda que ele é responsável pelos seus atos, e que é preciso se lembrar de pensar positivo sempre que for traçar novos caminhos e metas para conquistar o que deseja. No processo que é feito com o coachee, é extremamente importante encontrar cada um dos desafios que ele enfrenta, a diferença é que esse não será o foco.
Iniciar um planejamento, um projeto, um relacionamento ou até mesmo uma nova trajetória em um novo emprego com pensamentos negativos não é saudável para ninguém, por isso, comece a trabalhar em sua mente o pensamento positivo. Agora que você já sabe que ele é fundamental para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, tenha sempre em mente que muito mais que pensar positivo, é preciso agir. E agir com cautela, sabedoria, motivação e positividade é a chave para o sucesso, seja ele em qual área for.
Depois de começar a aplicar a psicologia positiva com coaching, você verá que estará aprimorando seus recursos individuais como:
- A forma como você trata e vê as pessoas;
- Sua habilidade para realizar as tarefas do dia-a-dia;
- Seu crescimento profissional será um dos resultados positivos;
- Seus relacionamentos com amigos, família e conjugues poderão melhorar;
- A forma como você vê o mundo e leva sua vida será transformada.
Se você ainda não consegue viver dessa forma, ou se você, enquanto psicólogo pretende passar toda essa metodologia da psicologia positiva para os seus pacientes, a melhor maneira de iniciar essa transformação é vivenciando-a através da Pós-Graduação em Psicologia Positiva e Coaching do IBC. Além de vivenciar toda essa mudança de vida e pensamento, você sairá da formação com certificações que permitirão que você leve todo o seu conhecimento para o maior número de pessoas possível.
Permita-se viver essa transformação! Use o espaço abaixo para deixar um comentário, aproveite para curtir e compartilhar esse conteúdo nas redes sociais.
Copyright: Benjavisa Ruangvaree
[php_everywhere instance=”1″]