Trocar de emprego é um tipo de experiência que sempre traz grandes novidades e mudanças. Mas e quando a troca acontece na mesma empresa e há apenas uma mudança de setor, como agir?
Se você está se preparando para vivenciar algo do tipo e tem dúvidas de como se portar ou mesmo se aceita ou não a proposta, siga a leitura! Iremos compartilhar dicas para que sua transição ocorra com tranquilidade e cause uma boa impressão no novo setor.
[php_everywhere instance=”2″]
Trocar de emprego na mesma empresa: uma situação que tem se tornado cada vez mais comum
Quando uma empresa tem a necessidade de contratar um profissional para um cargo específico, a primeira ideia que muitos têm é de que será necessário fazer um processo seletivo comum. Contudo, hoje, muitas organizações têm preferido iniciar essa seleção internamente, ou seja, verificando a possibilidade de realocar um colaborador.
Esse movimento pode ser bastante positivo porque se trata de um profissional que já conhece a organização, seu funcionamento e seus valores. Nesse sentido, o foco do treinamento ficará por conta de habilidades técnicas, o que é muito mais simples do que ensinar aspectos ligados ao comportamento.
Muitas companhias agem da seguinte forma: promovem funcionários a cargos de maior importância, deixando vagas mais básicas para processos seletivos externos. Assim, incentivam seus colaboradores com essa possibilidade de crescimento e deixam para contratar pessoas de fora para vagas com funções menos complexas.
Trocar de emprego na mesma empresa: dicas para tomar a decisão correta
Se você recebeu uma proposta de trocar de emprego na mesma empresa, antes de tomar sua decisão deve analisar todos os pormenores envolvidos. A nova função exige mais dedicação? A carga horária será mantida? Haverá aumento de salário e outros benefícios?
É muito importante buscar respostas para essas perguntas, pois existem casos em que a troca trará como mudança apenas o maior número de responsabilidades. Às vezes, não há mudança salarial ou, se há, não é significativa o suficiente para compensar a sobrecarga mental extra. Por outro lado, muitas empresas fazem propostas muito boas aos seus colaboradores.
De qualquer maneira, evite tomar decisões sem refletir, mesmo que a compensação financeira seja boa é preciso considerar se tem familiaridade com a nova função. Afinal, um bom salário não fará com que comece a gostar de uma atividade com a qual não se identifica. Contudo, pode ser também que descubra uma nova paixão e se familiarize com o tempo.
Como se pode ver, é uma situação que possui dois lados e você apenas irá saber se é uma oportunidade positiva no seu caso se refletir e considerar a sua própria visão sobre a mudança. Por mais que nesse momento seja comum que amigos e familiares deem conselhos, ouça, mas tenha em mente que a decisão final deverá ser sua.
7 Dicas para trocar de emprego na mesma empresa
Se você está certo de que a troca de emprego na mesma empresa será positiva para você e sua carreira, vai gostar das dicas que preparamos. São ações que irão te ajudar na fase de adaptação dessa que parece ser uma pequena mudança, mas irá gerar uma transformação significativa em sua vida.
1. Tenha humildade para aprender
Por mais que possa ser um expert na função anterior, agora irá entrar em um mundo novo. Por isso, tenha humildade para aprender com os colegas que já fazem parte do setor. É claro que o conhecimento que já tem poderá agregar, mas é preciso se mostrar aberto a aprender com eles.
2. Seja curioso e interessado
Essa segunda dica vale para profissionais que estão iniciando em um novo emprego, seja na mesma empresa ou em outra diferente. Demonstrar curiosidade e interesse em aprender é extremamente importante para que se familiarize com tudo o quanto antes. Além disso, mostra ao seu supervisor que a companhia fez a escolha certa.
3. Mantenha contato com os colegas do outro setor
Se a empresa para a qual trabalha for de grande porte, pode ser que fique bastante distante fisicamente dos antigos colegas. De qualquer maneira, se esforce para manter contato com eles. Esse relacionamento cordial com outras pessoas da empresa é valioso e te ajudará a se sentir mais à vontade.
4. Crie conexões com os colegas próximos
Manter contato com os antigos colegas é válido, mas sempre tomando cuidado para não se manter afastado dos atuais. Evite usar toda a oportunidade que tiver de pausas do trabalho para ir falar apenas com as pessoas que já conhecia. Crie conexões com os colegas próximos, dando origem a novos laços, afinal, quanto mais positivos forem os seus relacionamentos na empresa, melhor!
5. Observe se no novo setor os colaboradores têm algum hábito diferente
As pessoas passam cerca de um terço do dia no trabalho, com isso, é comum que colaboradores de um mesmo setor acabem criando hábitos. Observe se na área para a qual se mudou as pessoas têm algum comportamento específico. Alguns exemplos incluem rodízios para realizar alguma atividade ligada à empresa ou mesmo levar algum lanche para a hora do café.
6. Dê tempo para que laços sejam criados
Por mais que se esforce para ser simpático e solícito, é preciso considerar que as pessoas levam tempo para criar laços. Sendo assim, não espere se tornar próximo de todos os colegas do novo setor imediatamente. Faça a sua parte, seja empático e respeitoso e deixe que as coisas aconteçam de forma natural.
7. Em caso de dúvida, peça para ter um tempo de experiência
A última dica é para as pessoas que ainda não se decidiram sobre trocar de emprego na mesma empresa. Se, mesmo após refletir, ainda não chegou a uma resposta exata, verifique a possibilidade de fazer uma experiência. Assim, assumirá a nova função por determinado período e, caso não se habitue, poderá retornar ao cargo anterior.
Trocar de emprego na mesma empresa pode se mostrar como uma oportunidade interessante de crescimento. Porém, é preciso que as suas expectativas e as da empresa estejam alinhadas.
Você já teve uma experiência desse tipo? Comente a respeito abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais!
[php_everywhere instance=”1″]