Service Design: criando um ambiente mais confortável para os seus clientes

Proporcionar boas experiências aos consumidores é uma excelente maneira de conquistar e fidelizar os clientes.

Na hora de implantar e gerenciar seu negócio, não basta pensar somente em números de vendas e outros índices financeiros: é preciso pensar em como entregar este produto de modo que proporcione boas experiências e conforto aos consumidores.

O que é Service Design?

O Service Design é uma metodologia de design que coloca pessoas em primeiro lugar, de modo a projetar experiências de serviços ao invés de produtos e peças gráficas. Isso significa criar peças que façam bem mais do que vender um produto ou serviço, mas que façam o cliente se sentir bem.

Quando se usa o Service Design, o valor da compra vai desde a primeira abordagem até o pós-venda, sempre focado na experiência positiva do usuário

Relato de Service Design na prática

Em uma de suas viagens, o professor Luis Alt fez conexão no Aeroporto de Barajas (Madrid) e teve que permanecer por lá por nove horas. Enquanto aguardava seu voo, ele teve duas alternativas: ir para uma sala VIP do aeroporto ou permanecer em restaurantes e cafés até que chegasse a sua hora de partir para o seu destino final. Luis optou pela sala VIP. A taxa para utilizar este serviço era de 22 euros (aproximadamente R$ 75,00).

Ao chegar na sala, Luis teve acesso a sinal de internet em um ambiente preparado para atendê-lo com eficiência. Não havia barulho e as comidas eram repostas sem que ele precisasse solicitar. Além disso, as poltronas eram confortáveis e havia um painel informando a hora de embarque do voo das pessoas que estavam dentro da sala.

Outro fator importante: a iluminação e temperatura do ambiente. Ambos foram pensados para garantir que as pessoas pudessem ler com tranquilidade, acessar a internet e até descansar. Para garantir o conforto de quem contrata este serviço e promover uma experiência positiva, tudo foi planejado com excelência e assertividade, desde o design das poltronas até a intensidade da iluminação.

Talvez se Luis tivesse optado em ficar em um restaurante qualquer do aeroporto, não teria gasto tanto. Porém, o investimento certamente valeu a pena.

Na hora de prestar o serviço ou oferecer um produto, foque em promover experiências felizes para os seus consumidores. Quando a experiência é positiva, preços se tornam detalhes. O que fica é a satisfação destes consumidores e a certeza de que eles se tornaram clientes fiéis.

[php_everywhere]

Imagem: totallypic / Shutterstock

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010