Você se considera uma pessoa organizada? Essa habilidade pode até parecer um grande desafio para a maioria das pessoas, principalmente pelo fato de que é preciso abandonar alguns comportamentos negativos como a preguiça e a procrastinação.
E o primeiro passo para superar tais comportamentos é ter motivação e foco para alcançar os benefícios que a organização proporciona.Você já parou para pensar as vantagens de ser uma pessoa organizada? Continue a leitura e vamos conversar sobre a importância de ser organizado.
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As 3 principais vantagens da organização
1 – Maior Produtividade
Existem diversos motivos que podem influenciar no aumento da produtividade, porém a organização é um dos principais, pois ser organizado tem relação com o bom planejamento do nosso dia, e isso resulta em estabelecer prioridade para as tarefas e fazer tudo aquilo que realmente precisa, evitando distrações e esquecimento.
2- Maior aproveitamento do tempo
Ser uma pessoa organizada é ser capaz de planejar bem o seu dia, dedicar mais tempo suficiente para cada tarefa a ser executada, além de evitar o desperdício de tempo à procura de objetos, e-mails ou documentos que podem ficar perdidos no meio da desorganização.
3 – Maior facilidade
Ser uma pessoa organizada também pode facilitar bastante a sua vida. Como? Simples! Quando você sabe onde está tudo o que precisa ou o que necessita ser feito, isso quer dizer que você é uma pessoa organizada e consequentemente tem mais facilidade no seu dia a dia.
A importância da organização no dia-a-dia
Você é capaz de manter o foco no que realmente é importante e prioritário no seu dia? Se você não consegue se organizar, então não consegue definir os seus objetivos e estabelecer suas próprias prioridades. Dessa forma, você não realizará o que realmente importa.
Manter o foco fica ainda mais difícil quando existem outras coisas disputando a sua atenção, por exemplo:
Como a rede social afeta seu fluxo de trabalho? Quanto tempo do seu dia você passa no celular? Já pensou na possibilidade de ter um tempo de descanso ou mesmo de qualidade com as pessoas que você gosta?
Pessoas mais produtivas são capazes de desligar todas essas fontes de sinais desnecessários, principalmente quando decidem focar em alguma coisa.
Dicas para te ajudar a ser mais organizado
Confira algumas dicas para treinar o seu cérebro a lidar com a sobrecarga e organizar as informações, de uma forma que, você aproveite melhor as suas capacidades.
1 – Transcreva dados
Evite sobrecarregar o seu cérebro. Para isso faça uma lista com os seus afazeres ao invés de deixá-los na memória. Quando você coloca tudo no papel e fora de sua cabeça, isso te ajuda a pensar de forma objetiva, e permite que você tome as melhores decisões.
2 – Tome grandes decisões logo pela manhã
Se você tiver alguma decisão para tomar é preferível que seja pela manhã, começando pelas mais simples, pois quanto mais volume de decisões você tiver mais neuro-recursos utilizará. Ou seja, é como uma bateria, quanto mais você utiliza menos carga terá.
Quem trabalha o dia todo com pequenas decisões, na hora em que surgir uma grande decisão, estará neurologicamente esgotado.
Por isso, programe suas tarefas de tomadas de decisões importantes no início do dia, dessa forma você vai maximizar os recursos do seu cérebro o que permitirá que você tome as melhores decisões.
3 – De olho na organização do ambiente físico
Quando você consegue se organizar,a começar pelo seu ambiente físico, automaticamente diminui a carga em seu cérebro.
Que tal começar tendo um lugar designado para itens que é comum serem esquecidos, como chaves, óculos e celular? Dessa forma, o seu ambiente físico servirá como lembrete, o que vai aliviar a tensão do seu cérebro e assim passará a se lembrar das coisas.
4 – Ser multitarefa é um equívoco
É muito comum no dia a dia você se pegar verificando um e-mail enquanto conversa ao telefone, ou mesmo mandar mensagem durante uma reunião de trabalho. Ser multitarefa é um equívoco!
Quando você faz isso, na verdade está alternando rapidamente sua atenção de uma coisa para a outra. Essa rápida transição esgota o seu suprimento de glicose para o cérebro, e esse, é o principal combustível para a comunicação dos neurônios. Fazer esse tipo de coisa constantemente, leva o seu cérebro a atingir um nível de fadiga muito mais cedo do que se você tivesse se concentrado em uma coisa de cada vez, sem contar que esse tipo de atitude pode reduzir o seu nível de inteligência (QI) em até 10 pontos, segundo pesquisas de Daniel Levitin, autor do livro A mente organizada.
Sendo assim, procure focar nestes benefícios a fim de levar uma vida mais organizada a partir de hoje.
Agora, conte aqui: o que você faz para ser mais organizado e produtivo? Utilize o espaço abaixo para contar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto. Espalhe o conhecimento. Curta e compartilhe este artigo em suas redes sociais.
Copyright: Brian A Jackson
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