Toda dor que levamos de experiências passadas surge de alguma não aceitação, alguma resistência ao que foi ou ao que é. A grande verdade é que a maioria do sofrimento humano é inútil. As dores que infligimos a nós mesmos e que permitimos que tomem controle de nossa vida, essas dores não nos levam a lugar algum.
E mesmo assim, insistimos nessas dores. Parece irônico, não? Por que é tão difícil aceitar o momento presente? Acreditamos verdadeiramente que você é capaz de se identificar com isso. Se você refletir com honestidade, sem dúvidas se lembrará de ocasiões em que se viu com dificuldade de aceitar a realidade. Isso é normal.
Por que resistimos ao presente?
Não podemos controlar tudo o tempo todo, e situações desafiadoras são inevitáveis à vida de qualquer um. O importante é a forma como você lida com elas. A sua postura em relação à vida faz toda a diferença. Podemos observar que essa resistência ao presente se manifesta em muitos níveis.
Por exemplo, no plano cognitivo, essa resistência aparece como forma de crenças limitantes e julgamentos. No plano emocional, surgem como negatividade e pessimismo. E quanto maior for a resistência ao presente, maior será o nível de sofrimento.
Quanto menos você aceita as coisas que se foram, menos você é capaz de aceitar os seus resultados no presente. Em outras palavras, quanto mais preso você estiver ao passado, maior será seu sofrimento. Nossa mente humana tende a negar o presente na tentativa de evitar uma percepção dolorosa.
Liberdade
Esse mecanismo deveria atuar como uma suposta defesa da nossa mente inconsciente. Porém, como nossas crenças determinam grande parte daquilo que percebemos e aceitamos como real, nossa mente pode acabar presa em um tempo que já passou e que existe apenas na memória ou como fantasia.
É isso mesmo, muitas vezes sofremos por coisas imaginárias, que só existem na nossa mente. A boa notícia é que você pode mudar isso. A dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional. Momentos dolorosos podem vir, mas eles sempre passam.
Você tem em suas mãos o poder de se desconectar das suas dores passadas e de ser livre. Ser livre significa isto: escolher não sofrer e respeitar o momento presente. Quanto mais vivemos e aceitamos o momento presente, mais livres estamos. Livres do sofrimento, livres de julgamentos e livres de expectativas ansiosas.
Todo o potencial criativo do ser humano é indissociável do momento presente. Não se engane, o presente às vezes pode parecer insatisfatório, chato ou frustrante, mas ele é a única realidade que você tem. A falta desse entendimento é o que cria a acumulação crescente de problemas relacionados ao passado.
É como se tentássemos acumular uma carga de tempo. Essa carga, porém, não existe! Quanto mais alguém nega o presente, mais ele acumula carga imaginária de passado. Se você não quer mais sofrer nem causar sofrimento para pessoas próximas, pare de acumular tempo. Deixe que o tempo passe como se deve: fluida e continuamente.
Viva o presente!
Ao longo do artigo explicamos porque muitas pessoas se conectam a dores do passado de forma desnecessária. Se você se identificou com esses pontos deve estar se perguntando como evitar esse foco em algo tão difícil de suportar, a resposta é: viver o momento presente: eis a chave da liberdade!
Viver o presente e reconhecer o poder do presente é maravilhoso. Se você estiver esperando algo para tomar essa decisão, o momento é agora. Que tal aceitar o desafio de tomar consciência do seu próprio destino?
Experimente tomar consciência de que o momento presente é o único momento que você tem. Faça do instante presente o ponto principal da sua vida. Inclusive esse momento pode e deve ser o momento inicial de algo que você deseja. Todo momento é um excelente momento para se colocar em movimento para realizar suas metas.
Mude a sua concepção
Se, antes, você vivia no passado e se sentia preso a ele, tendo apenas relances do presente, mude essa concepção agora mesmo. Edifique no aqui e no agora a morada da sua consciência e guarde para o passado e para o futuro apenas visitas esporádicas, seja para relembrar bons momentos ou para planejar projetos e metas.
Ouse dizer sempre “sim” para o momento presente. Dizer “sim” para o presente é dizer “sim” para a liberdade, é verdadeiramente se declarar livre. A liberdade é o bem mais precioso que podemos ter, e a grande verdade é que ela está ao alcance de todos: para ser livre, basta declarar-se livre.
No fundo, nenhum ser humano vive obrigado a nada. Tentar se opor à realidade é um esforço espúrio. Afinal, viver imaginando o que poderia ter sido ao invés de vivermos o que de fato as coisas são é um grande desperdício de potencial. Trabalhe com aquilo que você tem nesse momento.
Dicas para aproveitar o poder do presente
Como ficou evidente ao longo do artigo, viver o presente é essencial para se desenvolver como pessoa aproveitando todo o seu potencial. Confira abaixo dicas de como viver o presente em seu máximo poder.
1. Dê atenção aos seus pensamentos
Para ter mais facilidade de viver o presente é fundamental prestar atenção aos seus pensamentos. O que você pensa tem mais relação com o momento presente, com o passado ou com o futuro?
Ao fazer essa análise você terá mais facilidade de identificar quais são as suas principais dificuldades em relação a vivenciar o presente. Também te permite entender quando seus pensamentos fogem à realidade. Conforme o tempo for passando você terá mais facilidades para identificar como retornar ao presente.
2. Pratique a atenção plena
Atenção plena, também chamada de mindfulness, é uma técnica que se baseia em se manter atento ao que se está fazendo e pensando no presente. Praticar atenção plena contribui para melhorar a sua concentração no trabalho, nas interações sociais e até mesmo nas atividades domésticas. Confira abaixo como conquistar a atenção plena:
- Respire profundamente algumas vezes para “limpar” sua mente, assim você acalmará os seus nervos;
- Torne-se consciente dos movimentos focando em diferentes partes do corpo. Por exemplo, dedique sua atenção ao movimento de digitar no teclado do computador ou de ler um livro;
- Ignore as distrações como as conversas paralelas ou até mesmo as notificações das redes sociais. Tudo o que pode te tornar menos produtivo deve ser simplesmente deixado de lado.
- Preserve o seu foco total por pelo menos cinco minutos.
3. Lembre-se sempre de permanecer no presente
Mesmo praticando a atenção plena, pode acontecer de, em alguns momentos, você desviar seu foco do que é realmente importante, ou seja, o presente. Ao perceber que está fugindo do aqui e agora, respire fundo e volte a se concentrar. Divagar pelo futuro ou passear pelo passado te impede de aproveitar o momento atual.
Gostou de saber mais sobre o poder do presente? Você vivencia o presente ou permanece preso no passado ou no futuro? Comente abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!
Copyright: 1018192243 – https://www.shutterstock.com/pt/g/aslysun