Saiba quais são os subsistemas de RH e suas respectivas funções

subsistemas-de-RH

Os subsistemas de RH são um conjunto de elementos que formam um sistema integrado chamado Administração de Recursos Humanos.

As empresas que se preocupam com o futuro e a imagem que têm diante dos fornecedores e do público precisam estar atentas a todos os setores que as compõem para manter a continuidade do desenvolvimento organizacional em meio a um cenário econômico instável. A área de Recursos Humanos (RH) também precisa dessa atenção, por isso há uma seção chamada Administração de Recursos Humanos (ARH).

A Administração de Recursos Humanos possui 5 subsistemas de Recursos Humanos que se conectam entre si. São eles:

  • Provisão de recursos humanos;
  • Recrutamento e seleção;
  • Aplicação de recursos humanos
  • Manutenção de recursos humanos;
  • Desenvolvimento de recursos humanos;
  • Monitoramento de recursos humanos.

Você pode ver que é uma sequência lógica e que faz todo sentido se entendermos a administração de recursos humanos como um todo. Quem achou um dia que o RH só cuidava de selecionar novos candidatos e fazer comunicados internos percebeu que a área é muito mais do que isso, não é mesmo? Agora que você já sabe da importância dessa disciplina, continue lendo o texto para aprender mais.

Revolucione o RH de sua empresa agora mesmo!
Clique aqui! Preparei um conteúdo excepcional para você!

O que cada subsistemas de RH faz

Para entender melhor o que os setores de RH fazem é preciso se aprofundar no assunto. Por isso, fiz uma explicação a respeito de cada tem. Confira:

Provisão de recursos humanos v.s. Aplicar pessoas

A provisão de Recursos Humanos pode ser subdividida em recrutamento e em seleção para posterior contratação de pessoas. É um procedimento simples, mas cada uma destas funcionalidades contribui de forma separada para gerar a contratação final.

Por exemplo, quando você está chamando pessoas do mercado para sua empresa você está recrutando. Se você estiver escolhendo algumas destas pessoas para trabalharem com você é o chamado processo de seleção. No caso de aplicar pessoas você dá um passo adiante: seu profissional agora vai ser encaminhado para começar a trabalhar com a função e na área negociadas.

Manutenção v.s. Desenvolvimento

Esse tópico se relaciona com a retenção e com a motivação de colaboradores. Como o próprio nome diz: funciona como uma manutenção. Nesta etapa a empresa estará preocupada em reter os talentos dentro da empresa.

O desenvolvimento, ou simplesmente investimento em treinamento e desenvolvimento, é super importante para uma companhia. Esta é a etapa em que sua empresa investe na qualificação dos seus colaboradores.

Monitoração de pessoas: última etapa do ciclo

Este tema se refere apenas ao banco de dados do setor de Recursos Humanos. É aqui onde ficam armazenadas todas as informações dos funcionários atuais ou ex-funcionários da empresa. Esse é um trabalho crucial, pois exige máxima atenção e cuidado de quem está arquivando os arquivos. Além disso, é possível criar um sistema de organização desses documentos para facilitar buscas futuras.

Um sistema de Administração de Recursos Humanos bem construído e executado pode facilitar nas escolhas de outros funcionários, nas promoções. Servirá para analisar a evolução de todos eles e no que eles têm se focado. Isso ainda ajuda a melhorar os treinamentos, já que você vai estar a par do que realmente é indicado para o momento.

Se você gostaria de adicionar uma observação ou fazer alguma pergunta a respeito das subdivisões é só escrever nos comentários no fim do artigo!

Como o coaching pode contribuir

O coaching é um poderoso método capaz de cooperar positivamente para o setor de Recursos Humanos e seus subsistemas. Com um time capacitado, o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) desenvolve formações com conteúdos e atividades que realmente irão trazer vantagens que mudam a vida da pessoa tanto no lado profissional quanto pessoal.

O curso Consultor em Análise Comportamental do IBC reúne dados, informações e exercícios importantes para o profissional de RH, gestor, líder e psicólogo. Usando de material exclusivo e baseado em conhecimento e estudo, a formação ensina você a mapear o perfil e as tendências comportamentais com a Teoria dos Perfis Comportamentais. Para isso, o coachee (você) irá usar um software do Coaching Assessment, uma ferramenta exclusiva que tem a validação e a chancela da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), do Fumsoft (Sociedade Mineira de Software) e da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos).

Além de aprender sobre a Teoria dos Perfis Comportamentais, você irá obter conhecimento sobre:

  • Autoconhecimento;
  • Aperfeiçoamento do processo de gestão de pessoas;
  • Otimização dos resultados de treinamento e de desenvolvimento;
  • Maximização de resultados positivos dos processos de recrutamento e seleção;
  • Contribuição para a melhoria e criação dos relacionamentos interpessoais;
  • Incentivo ao cumprimento do código de ética e conduta;
  • Promoção da cultura organizacional;
  • Compreensão da área de atuação dos colaboradores;
  • Entendimento de como o histórico profissional e pessoal pode ter influência no ambiente de trabalho;
  • O que é o perfil predominante e como identificar;
  • Como atuar diante de situações difíceis;
  • Onde estão agrupadas as maiores habilidades e talentos.

Com essa formação, você terá desenvolvido muito suas capacidades profissionais e pessoais tanto na teoria quanto na prática. Esse investimento em você mesmo também irá contribuir profundamente em curto, médio e longo prazo para melhorar o seu desempenho dos processos de Recursos Humanos e até da área como um todo. Imagine quantas pessoas ao seu redor serão beneficiadas com a sua evolução profissional e talvez até possam aprender com esta!

Ao executar a sabedoria adquirida, você será capaz de aperfeiçoar o processo de recrutamento e seleção já que terá a Teoria dos Perfis Comportamentais como base, além dos conhecimentos técnicos que você já tinha. Também terá mais produtividade e agilidade com as atividades do dia a dia, mais capacidade para encontrar soluções para problemas ou melhorias baseadas em análise de resultados, mais habilidade para lidar com processos que envolvam o clima organizacional, mais facilidade em incentivar a cultura organizacional e muito mais!

O coaching é isso: empoderamento, desenvolvimento constante, evolução como profissional, evolução como ser humano e autoconhecimento. Imagine o quanto você pode progredir em diversos aspectos da vida quando passa a se conhecer melhor! Entenda quais são seus pontos fracos e como torná-los menos sabotadores, além de aprender a enaltecer seus pontos fortes.

Revolucione o RH de sua empresa agora mesmo!
Clique aqui! Preparei um conteúdo excepcional para você!

Vantagens de ter um sistema de ARH

Como é possível concluir, os subsistemas de RH são apenas indicadores. Entretanto, são dados importantíssimos para distribuição de tarefas assertiva na área de Recursos Humanos. Desde a primeira etapa do ciclo já se pode ver uma lógica envolvida, não é mesmo?

Com todas estas etapas bem definidas sua empresa vai conseguir organizar este setor crucial e ainda vai ainda desenvolver uma capacidade de evolução diária. Se você tem interesse em saber mais sobre estes e outros assuntos da área se mantenha ligado no nosso portal. Gostou?

Gostou do artigo? Compartilha nas suas redes sociais!

Copyright: Artram / Shutterstock

[php_everywhere]

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010