Se você achava que a Logística tem a ver apenas com o transporte de mercadorias, muito se enganava! A palavra vem do idioma grego e significa habilidade de raciocínio lógico e cálculo. Mais que isso, a logística empresarial foi altamente baseada e inspirada nas táticas usadas nos campos de batalha durante a Segunda Guerra Mundial.
Não apenas, um dos livros sobre métodos de estratégias mais conhecidos é A Arte da Guerra, de Sun Tzu (545 aC. – 496 a.C) – general, estrategista e filósofo chinês. O livro conta com 13 capítulos [lições] de estratégias militares. Apesar de a figura histórica ter sua existência questionada por vários historiadores, é inegável que sua obra literária tenha feito e, ainda, faz muito sucesso entre os maiores estrategistas do mundo.
“Triunfam aqueles que sabem quando lutar e quando esperar.” – Sun Tzu
Bom, para vencer batalhas, os generais precisavam esquematizar complexos meios de transportar e armazenar suas armas e suprimentos. Assim, quando a Segunda Guerra terminou, houve uma acirrada disputa no mercado por mercadorias e formas cada vez mais eficientes de distribuí-las.
Assim, a partir destas táticas de batalha, as empresas começaram a organizar esquemas de logística. De maneira geral, somente essa área representa 10% do custo de um produto. Sendo fundamental para os clientes por sua atribuição ao valor da mercadoria.
Outro importante, e muito válido de ser mencionado ponto, são os fenômenos da globalização e do comércio eletrônico, que elevaram a importância da logística para o sucesso de um empreendimento.
O que é Logística?
A logística é uma área da administração que se responsabiliza por planejar, executar e controlar de maneira eficiente o transporte, a movimentação e o armazenamento de mercadorias dentro e fora da empresa, garantindo um ciclo íntegro e cumprimento de prazos.
Um empreendedor inteligente sabe que fazer mais com menos é essencial. Por isso, investir em uma boa operação logística é tão importante. O objetivo da logística é proporcionar níveis de serviços adequados às necessidades dos clientes/fornecedores a um custo competitivo.
Para fazer isso, a logística é composta por diversas atividades primárias e de apoio. As atividades primárias são compostas por transporte, manutenção de estoques e processamento de pedidos. Essas ações são primordiais para atingir os objetivos da logística de custo e nível de serviços.
Atividades primárias da logística
Confira, de forma mais detalhada e aprofundada o que é cada uma das atividades primárias da logística.
Transporte
É um grande equívoco acreditar que a área de logística se resume a atividade de transporte, apesar de muitas empresas considerarem esta como a mais importante. A parte do transporte é responsável pela movimentação de matérias-primas e produtos. O transporte agrega valor de “lugar” ao produto, já que o posiciona adequadamente para atender a demanda.
Manutenção de estoque
Os estoques funcionam como “amortecedores” entre a oferta e a demanda, já que eles evitam que pedidos efetuados pelos clientes deixem de ser atendidos. A manutenção de estoque, portanto, agrega valor de tempo ao produto e permite sua disponibilidade na hora em que o cliente deseja. Manter uma gestão eficiente dos níveis de estoque, incorporada à velocidade dos sistemas de transporte escolhido é determinante para o sucesso da empresa.
Processamento de pedidos
Essa é a ação que dá início à movimentação dos produtos após a solicitação do cliente. Essa não é uma atividade de custo elevado como as anteriores, mas está diretamente relacionada ao nível de serviço ofertado aos clientes, o que é de extrema importância para o processo logístico.
Com o crescimento do comércio eletrônico, essas atividades estão se tornando extremamente importantes e podem ser um diferencial competitivo para as empresas. Quando alguém faz uma compra pela internet, se espera que a entrega seja tão ágil quanto foi o processo de realização do pedido.
Elementos essenciais para uma logística bem sucedida
Para que você conquiste um excelente resultado ao trabalhar a logística da sua empresa, é preciso:
– investir em comunicação eficiente para a sua equipe, ou seja, quanto melhor for a comunicação entre os diversos membros da cadeia logística, melhores serão as chances de bom desempenho e fluidez da operação. Para isso, consulte seus funcionários para ter certeza de quais serão os mecanismos mais eficientes e como melhorar o processo;
– tenha sempre um plano b, afinal de contas, problemas podem acontecer a qualquer momento e uma série deles não pode ser controlada.
– controle os processos através da troca de informações e boa comunicação. Quesitos essenciais para o melhor desenvolvimento do trabalho. Esteja sempre inteirado de tudo, meça os resultados, entenda possíveis problemas e registre seus resultados para que seja possível realizar um acompanhamento cotidiano.
Supply Chain versus Logística
Trata-se de um processo que engloba todas as etapas e profissionais envolvidos direta e indiretamente no atendimento de um pedido. Isso inclui: fabricantes, distribuidores, fornecedores, lojistas e clientes. Isso porque a participação destes profissionais é altamente importante e estão conectadas, desencadeando um ciclo chamado cadeia de suprimentos ou supply chain.
É essencial para um eficaz gerenciamento de uma boa logística, envolvendo correta estruturação das decisões no campo estratégico, operacional e de planejamento. Além de coordenação das decisões relacionadas ao estoque, estratégias de vendas, negociação e distribuição, bem como o controle de fluxos de informação.
Tenha em mente que ter o conhecimento da melhor maneira de produzir algo faz com seja mais fácil economizar e melhorar a entrega para o cliente. A maior diferença entre supply chain e logística é que a primeira engloba a segunda. A logística tem como função tratar da movimentação e armazenagem de produtos, que é apenas uma das atividades da gestão de cadeia de suprimentos.
Agilidade, adaptabilidade e alinhamento
Esses são, basicamente, os três “As” fundamentais do supply chain. Para construir o sucesso de uma cadeia de suprimentos é preciso atender às seguintes demandas:
– estar preparado para cancelamentos repentinos, acidentes e tudo o mais que possa atrasar a entrega das mercadorias;
– garantir que as informações profissionais sejam compartilhadas entre parceiros fornecedores, garantindo bons canais de comunicação e estabelecendo relações de confiança, assim como o alinhamento de objetivos, fazendo com que os seus funcionários, terceirizados ou não, ajudem a traçar estratégias para melhorias no processo;
– é preciso que o seu supply chain acompanhe os avanços tecnológicos de maneira a se adaptar às tendências da sociedade e mudanças de contexto.
Agora que você já sabe quais são as atividades primárias relacionadas à logística, já está preparado para analisar como andam estes processos dentro de sua empresa, tendo a possibilidade de melhorar o que for necessário e corrigir as possíveis falhas existentes.
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Imagem: William Potter / Shutterstock
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