Saiba quais os objetivos da auditoria e sua necessidade para o negócio

analise de gráficos

A auditoria é um processo de verificação de todas as atividades executadas por uma empresa, de modo a identificar se elas estão adequadas.

A auditoria consiste na realização de um exame cuidadoso das atividades desenvolvidas em cada setor de uma organização. Objetiva verificar se tudo está de acordo com o planejado e se a legislação está sendo atendida. Para ser um auditor é necessário realizar uma formação específica e seguir rigorosas normas profissionais.

O que é uma auditoria?

O processo de auditoria tem como foco a elaboração de um plano de ação para auxiliar a empresa a alcançar seus objetivos. Trata-se de uma prática de grande relevância para companhias de todos os portes por permitir maior controle administrativo.

A auditoria pode contribuir tanto no direcionamento de investimentos quanto no uso de recursos viáveis. Também pode ser decisiva para pensar sobre as transações financeiras e operações convergentes de contabilidade. 

A equipe de auditoria deve compreender o negócio que está sendo avaliado, de maneira a identificar seus pontos fortes e fracos. É fundamental que o profissional que está realizando a auditoria seja qualificado para tal, pois ele deve transmitir seus conhecimentos para a equipe.

As observações obtidas durante a investigação devem ser colocadas em prática. O auditor ou equipe de auditoria é essencial para se manter na busca pela melhoria contínua. 

Quais são os benefícios da auditoria? 

A auditoria pode ser bastante benéfica para as empresas, confira a seguir os principais benefícios. 

1. Melhora nítida no comportamento corporativo

A realização da auditoria contribuirá para que haja uma melhora nítida do comportamento de governança corporativa. Há também o aumento da transparência entre os parceiros, sejam eles clientes, acionistas ou fornecedores. 

2. Decisões com base em dados

A auditoria contribui para que seja reunida uma base confiável de dados concretos. A partir desses dados é possível estabelecer boas práticas contábeis, tributárias e legais. 

3. Identificação de oportunidades e ameaças

A auditoria permite identificar as oportunidades e ameaças previamente. Assim, os recursos da companhia podem ser usados de forma mais adequada. 

4. Oportunidade de melhoria

O processo de auditoria identifica as oportunidades de melhorias internas. Soluções são descobertas através da identificação de procedimentos internos que podem ser melhor executados. Pode ser feito um planejamento mais consistente dos sistemas e procedimentos tributários. 

5. Processo de entrada de acionistas ou investidores

Essa prática contribui para facilitar a entrada de novos acionistas ou investidores. Ajuda também na realização de transações de fusão, aquisição e vendas da companhia. 

6. Atualização constante

A companhia se mantém atualizada com as suas obrigações e direitos legais, não tendo o risco de se prejudicar em médio e longo prazo. Assim, é possível ficar a par de novas práticas legislativas, conhecendo seus direitos e deveres. 

Auditorias internas e externas: conheça os objetivos

Um processo de auditoria pode ser interno ou externo. Conheça as diferenças entre elas a seguir:

Auditoria interna

É realizada por um auditor interno, um colaborador da organização que conhece a empresa de maneira profunda. Esse profissional consegue avaliar os processos de gestão, a educação corporativa, a gestão da qualidade de produtos e o atendimento das normas vigentes. Dessa forma, a auditoria é capaz de apontar eventuais desvios e vulnerabilidades da organização.

Auditoria externa

É realizada por um auditor externo, que não possui ligação direta com a empresa, realizando seu trabalho de maneira independente. Este é um profissional contratado especificamente para verificar e analisar se existem controvérsias nos padrões e normas estabelecidos pela empresa.

Auditoria Interna x Auditoria Externa: qual é a mais viável para sua empresa?

Auditorias internas e externas ainda geram dúvidas nos gestores quanto à sua eficiência. De acordo com especialistas, a auditoria interna se mostra mais completa no tocante à realização de serviços. Trata-se de um processo mais detalhado que observa o andamento de cada área, setor, função, departamentos e processos operacionais. 

Embora sejam duas funções com atividades semelhantes, apresentam abordagens distintas. A auditoria externa é realizada por profissionais terceirizados, cujo objetivo é revisar as atividades corporativas no espectro global. Ressaltamos ainda que, em muitos casos, a realização de uma auditoria externa não elimina a necessidade de uma auditoria interna. 

Quando a auditoria é realizada internamente tem mais facilidade de se alinhar com as rotinas corporativas. Há mais segurança e eficiência no trabalho, permitindo soluções antecipadas de eventuais problemas. Dessa forma, a auditoria interna tende a se mostrar mais interessante em boa parte dos casos. 

Qual é a melhor decisão para o seu empreendimento?

A opção pela auditoria interna ou externa depende do momento pelo qual a empresa está passando. Quais são os objetivos da auditoria? Dependendo da resposta para essa pergunta, um ou outro processo se mostra mais adequado. 

Embora a auditoria interna tenha a possibilidade de se manter mais alinhada com a rotina da companhia, pode não ser a melhor alternativa sempre. Se existe a necessidade de identificar dificuldades nos processos corporativos é mais interessante trazer uma visão externa que não esteja comprometida com essa rotina.

Sabe aquela velha máxima de que quem está de fora enxerga com mais clareza? Isso vale também para a realização de auditorias. Esse processo deve ser focado em detectar as dificuldades e delinear soluções com as ferramentas que se tem em mãos.

Em suma, a melhor decisão entre a auditoria interna e externa depende do que a companhia deseja e precisa. O foco deve ser sempre identificar as questões problemáticas e encontrar boas soluções. Os gestores devem saber que os seus empreendimentos podem sempre ter melhores resultados no mercado. Tudo depende de conseguir ver da perspectiva correta para encontrar soluções. 

Qual é a necessidade do processo de auditoria para a sua empresa? 

De maneira geral, os empreendedores apostam na auditoria após terem passado por algum processo de fiscalização. No entanto, não é necessário ter um problema para investir em uma auditoria.

O ideal é realizar auditorias com foco na melhoria do sistema de trabalho e/ou para evitar um problema. A prática da auditoria é uma grande aliada para empresas que desejam se consolidar em seus mercados e manter seu controle contábil e financeiro.

A importância da auditoria para o IBC

O Instituto Brasileiro de Coaching – IBC foi auditado e agora é recomendado e certificado pela ISO 9001. Essa certificação é muito importante, pois atesta a qualidade dos processos de gestão da qualidade da empresa.

Mais do que isso, essa certificação exigiu que cada um dos colaboradores passasse por um rigoroso processo de adequação, implementação e avaliação dos serviços prestados. Todos os departamentos do Instituto foram avaliados e auditados.

Quando uma empresa passa por uma auditoria, busca manter um padrão de qualidade em seu ambiente de trabalho e viabilizar a execução das atividades com excelência para seus clientes.

Sua empresa já passou por alguma auditoria? Comente abaixo como foi sua experiência e lembre-se de curtir e compartilhar este texto em suas redes sociais!

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010