Quando uma empresa precisa levantar dinheiro para expandir, ela pode fazer isso através de uma Oferta Pública Inicial (IPO). A sigla IPO significa Initial Public Offering, em português, Oferta Pública Inicial. Ao divulgar o seu IPO, a empresa mostra que ela está oferecendo suas ações para venda ao público pela primeira vez.
Empresas conhecidas mundialmente, como o Google e o Facebook, por exemplo, obtiveram bilhões de dólares ao abrir a venda para acionistas. Para entender melhor o que é IPO e quais são as suas vantagens, continue acompanhando.
Entenda o que é IPO – Empresa Aberta Para Acionistas
Quando uma empresa decide fazer uma oferta pública inicial, ela está abrindo o seu capital para que acionistas possam comprar uma parte dela através da bolsa de valores. Dessa forma, o negócio deixa de pertencer a apenas uma pessoa e se torna propriedade de várias. No Brasil, isso se chama Sociedade Anônima, sigla S.A..
As empresas de maior porte geralmente possuem um conselho, formado pelos maiores acionistas, que é sempre consultado quando uma decisão importante precisa ser tomada. O diretor da empresa deve sempre informar aos sócios quando algo vai mal e eles podem intervir quando não concordarem com algo.
No caso de empresas menores que abrem o seu capital, a grande maioria costuma manter a estrutura de antes do IPO, sem depender tanto dos acionistas na tomada de decisões. Porém, é natural que haja uma pressão maior por parte deles.
Participação nos Lucros Anuais
Ao final de cada ano, todos os acionistas têm direito a uma porcentagem dos lucros, mas sempre proporcional à sua participação na empresa. Comprar ações com o intuito de permanecer com elas para receber esse lucro vale a pena somente nos casos em que se compra uma boa parte do negócio, caso contrário o valor recebido costuma ser muito baixo.
Os pequenos investidores geralmente compram ações para vendê-las por um valor maior depois de um tempo, o que é chamado de especulação. Geralmente, ao realizar o IPO Oferta Pública Inicial, o dono costuma manter para si uma maior parte de ações. Assim, ele se mantém como sócio majoritário e continua tendo o poder de decisões dentro do negócio.
IPO: muito comum entre as startups
A abertura de capital é algo que tem se tornado cada vez mais comum em empresas de tecnologia. As chamadas startups começam pequenas e conquistam mercados cada vez maiores, suas ações costumam ser muito disputadas. Afinal, todos querem fazer parte de uma empresa com grande potencial lucrativo.
Vantagens da IPO
Ao longo do artigo explicamos o conceito de IPO e o porquê as empresas optam por essa abertura de capital. A seguir apresentaremos as vantagens de adotar essa postura.
- Acesso aos recursos dos acionistas – esse inclusive costuma ser o principal motivo para uma empresa abrir seu capital;
- Possibilidade de diversificação do empreendimento – com a injeção de capital dos acionistas é possível ampliar o leque de produtos/serviços que a companhia oferece. As empresas que apostam no IPO podem crescer e elevar seu patamar no mercado;
- Possibilidade de internacionalização – há empresas que usam os recursos do IPO para internacionalizar o seu negócio;
- Pagamento de dívidas – outra possível vantagem de abrir o capital é poder quitar as dívidas da organização voltando ao azul;
- Abertura de filiais – com o capital que entra é possível considerar a abertura de filiais da empresa;
- Aquisição de outras empresas – a ampliação do empreendimento pode se dar através da compra de outras empresas;
- Mais transparência – quando uma empresa abre o seu capital passa a ser regulada pelos órgãos competentes. As informações desse empreendimento são disponibilizadas para o público com mais transparência, assim há mais confiança na marca.
Desvantagens da IPO
Acima explicamos quais são as vantagens da IPO, mas vale pontua também quais são as possíveis desvantagens da abertura de capital.
- Burocracia e custo – o processo de abertura de capital não é nada simples, as empresas que optam pela IPO precisam de ajuda externa para cuidar do procedimento. Além da complexidade, esse processo costuma gerar um ônus significativo;
- Redução da liberdade – após fazer a oferta pública, os proprietários do empreendimento perdem um pouco da sua liberdade. Eles passam a ter que responder ao conselho de administração e aos grupos de acionistas;
- Registros contábeis – esses registros devem ser mais aprofundados no caso de empresas que abrem oferta pública.
Para quem investe, há o risco de que as ações recém-lançadas no mercado não alcancem o resultado esperado.
Processo de abertura de capital na Bolsa de Valores: como acontece?
Esse processo pode durar cerca de um ano para se concretizar. Em relação aos custos pode chegar na casa dos milhões de reais. Em boa parte das empresas, é designado um gerente de projetos e uma equipe com profissionais como advogados, banqueiros, contadores entre outros, especializados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Confira a seguir os passos desse processo:
- Prospecto e comentários – os primeiros meses do processo são utilizados para que as empresas montem seu prospecto e divulguem para receber comentários. O documento em questão deve ter o histórico das demonstrações bancárias dos últimos três anos.
- Contratos de transição e auditorias – os contratos de transição de propriedade são elaborados. As demonstrações contábeis são submetidas então a auditorias.
- Reunião do conselho – cerca de três meses antes do lançamento do IPO é feita uma reunião do conselho para analisar a auditoria realizada.
- Inclusão na Bolsa de Valores – a empresa é então inclusa na Bolsa de Valores e deposita seu prospecto junto à CVM. O comunicado de lançamento do IPO é feito então através da imprensa.
- Lançamento das ações – por fim, as ações podem ser lançadas pela primeira vez no mercado.
Trata-se de um processo longo e oneroso que pode trazer uma série de benefícios para a empresa que deseja abrir o seu capital. Contudo, é essencial analisar se esse é o melhor caminho para o seu empreendimento e realizar todas as etapas com transparência e eficiência.
Gostou de saber mais sobre IPO? Comente abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!
Copyright: leungchopan / Site: https://www.shutterstock.com/pt/g/leungchopan