A sigla BPMN significa Business Process Model and Notation, que pode ser traduzido para Notação de Modelagem de Processos de Negócio. Trata-se de um método que cria uma ponte de comunicação frequente entre o design de processos de negócios e a implementação dessa linguagem.
Não existe apenas um único diagrama de BPMN padrão, é importante relembrar que há concorrentes para as linguagens de modelagem de processos de negócio, esses concorrentes trabalham com ferramentas de modelagem e processos.
Ao optar por implementar o diagrama do BPMN em uma organização, gestores irão notar que isso ajudará a integrar a fórmula de conceitos básicos de processos de negócio com os conceitos avançados de processos.
[php_everywhere instance=”2″]
- Conceitos básicos:
- Processos Públicos
- Processos Privados;
- Conceitos avançados:
- Tratamento de exceção;
- Compensação de transações.
De forma geral, o BPMN “cria” espaço para que a notação padrão chegue de forma compreensível a todos os intervenientes do negócio em si.
Para que esse processo funcione perfeitamente, é necessário ter pessoas encarregadas de fazer dar certo. Pessoas como: analistas de negócios que criam os processos, os desenvolvedores que estão responsáveis que fazem acontecer e os gerentes que monitoram e fiscalizam tudo o que acontece.
O diagrama BPMN também tem como objetivo dar apoio e sustentabilidade à gestão de processos e de negócios, servindo tanto para usuários técnicos e operacionais quanto para usuários de negócios.
Use o espaço abaixo para deixar o seu comentário sobre esse tipo de diagrama. Aproveite para curtir e compartilhar o conteúdo nas redes sociais.
Imagem: rommma / Shutterstock
[php_everywhere instance=”1″]