Para que seja estabelecida uma boa relação entre as pessoas, é fundamental que haja o cuidado de não atribuir características destrutivas aos indivíduos. É normal que as pessoas tenham um dia de mau humor ou falta de vontade de conversar com os outros, mas essas situações jamais devem definir o que o indivíduo realmente é.
Apesar disso, algumas características acabam se tornando mais explícitas e fazem parte do caráter e personalidade de cada um. No meio corporativo, vez ou outra, nos deparamos com pessoas arrogantes, que podem afetar não apenas o convívio entre todos, mas também a produtividade da empresa como um todo.
Neste artigo, você vai compreender melhor o que é a arrogância, quais são as consequências desse comportamento no ambiente profissional e o que nós podemos fazer para lidar com as pessoas que apresentam essa característica no trabalho. Continue a leitura e saiba mais!
Arrogância: o que é? Quais são os seus sinais?
As pessoas arrogantes têm algumas características singulares, tais como: tendem a se achar superiores às outras, acreditam que sabem de tudo, são orgulhosas, agem com prepotência e autoritarismo, acreditam que estão sempre com a razão e que têm as melhores ideias, gostam de ser o centro das atenções e costumam tratar mal os outros, como se fossem inferiores.
Os arrogantes também não costumam ter um espírito de equipe, atrapalhando consideravelmente o ambiente corporativo. Quando o desempenho do time não vai bem, ou alguma tarefa não saiu como o planejado, essas pessoas tendem a culpar os colegas, apontar o dedo e criar um clima bastante desconfortável para os demais.
É muito fácil identificar um comportamento arrogante. Pessoas com esse tipo de perfil tendem a demonstrar o seu jeito apenas com a forma de olhar ou, caso não seja possível detectar visualmente, assim que abrem a boca para se manifestar no ambiente de trabalho. Os arrogantes têm um tom de voz característico, bem como as palavras que utilizam e a forma como se dirigem aos outros colegas — tudo denota um sentimento de superioridade.
Mas o que muita gente talvez não saiba é que nem todo mundo é arrogante porque deseja ser assim. Temos, naturalmente, duas imagens: aquela que nos representa e outra que desejamos nos tornar. Algumas pessoas, no entanto, acabam se perdendo entre esses dois campos, focando demais naquilo que idealizam.
O que acontece, na verdade, é que as pessoas arrogantes podem apresentar sérios problemas de baixa autoestima. Podem ser inseguras, duvidar do seu potencial, sentir medo e precisar constantemente de autoafirmação. Em outras palavras, a arrogância nada mais é do que uma máscara de superioridade para alguém que, na verdade, se sente frágil e inferior. Isso não é uma unanimidade, mas é bastante frequente.
Diante disso, vale a pena não isolar rapidamente a pessoa com esse comportamento e atitude dentro da empresa. Talvez seja interessante analisar e tentar lidar com esse indivíduo no ambiente corporativo.
Quais são as consequências da arrogância na vida profissional?
A postura arrogante traz consequências na vida profissional, tanto para o indivíduo que tem essa característica quanto para as pessoas que estiverem ao seu redor — e para os próprios negócios. Confira os principais desdobramentos a seguir.
Excesso de discussões
A pessoa arrogante, conforme citamos, geralmente se coloca em posição de superioridade, o que pode levá-la a tratar mal as outras pessoas e a querer impor as suas ideias, consideradas as melhores na mente do arrogante. Naturalmente, as vítimas dessa pessoa se incomodam com esse comportamento, e é aí que surgem as discussões. Além disso, é comum que as pessoas arrogantes tomem qualquer discordância de trabalho como uma afronta pessoal, agravando as discussões.
Tendência ao isolamento
Ninguém gosta de conviver com alguém que está sempre contando vantagem, inferiorizando os outros e impondo as suas visões, como se só esse indivíduo pudesse ter razão. Diante dos conflitos citados acima, é comum que as pessoas arrogantes acabem isoladas, já que os colegas não apreciam a sua companhia, seja para trabalhar, seja para almoçar ou bater papo. Essas pessoas podem ter relacionamentos complicados com amigos, familiares, colegas e chefes, tendendo ao isolamento.
Projetos que dão errado
Uma pessoa isolada, que não convive bem com os outros, que se recusa a assumir os próprios erros e a aprender com eles: essa é a receita perfeita para um fracasso. Pessoas com esse perfil, em consequência dessas atitudes, acabam encontrando dificuldades de crescimento no trabalho. Sem o apoio e a simpatia dos colegas, dos chefes e até mesmo dos clientes, acabam não encontrando as oportunidades que desejavam. Nós precisamos uns dos outros, e a arrogância nos deixa sozinhos e mais propensos ao fracasso.
Dificuldades para liderar
Alguns líderes também são arrogantes, e isso é prejudicial à própria arte de liderar. Uma pessoa arrogante trata os seus subordinados mal, e ninguém aprende sendo humilhado. Na verdade, o que esses liderados sentem pelo líder é medo, e não respeito. Além do mais, o líder arrogante deixa de cumprir muitas das suas funções, como explicar processos, prestar auxílio, motivar e dar feedbacks animadores. Esse tipo de líder também deixa de assumir a sua parcela de responsabilidade pelos resultados negativos.
Conflitos com clientes
Os profissionais arrogantes têm conflitos não apenas com os colegas, chefes e subordinados, mas também com outros grupos: parceiros, fornecedores e os próprios clientes. Não aceitam receber críticas e, com isso, entram em discussões. Além disso, é sabido que a arrogância e a antipatia podem afastar as pessoas, que preferem fazer negócio com outra empresa. Em consequência disso, os negócios da pessoa arrogante podem entrar em crise, devido à forma como o consumidor/fornecedor é tratado ali.
Infelicidade
Em desdobramento de todos os processos citados acima, não é difícil concluir que as pessoas arrogantes podem se sentir profundamente infelizes na sua vida profissional. São indivíduos inseguros, que precisam humilhar os outros para que se sintam um pouco melhor. São pessoas incapazes de aprender, que perdem valiosas oportunidades, que afastam clientes, que ficam isoladas dos colegas e que acabam enfrentando um desempenho ruim na vida profissional. Isso não gera felicidade, de forma alguma.
Como lidar com pessoas arrogantes no trabalho?
Agora que você já compreende o que é a arrogância e quais são as suas terríveis consequências no ambiente de trabalho, deve estar se perguntando: como lidar com uma pessoa assim? Para isso, separamos as dicas a seguir. Confira!
Desenvolva o autoconhecimento
Antes de entender e saber lidar com as características de qualquer pessoa, é necessário que você desenvolva o autoconhecimento, uma habilidade que permite que você seja capaz de identificar as suas próprias capacidades, pontos de melhoria e limitações. Isso permite que você tenha parâmetros para lidar da melhor forma possível com as pessoas arrogantes no trabalho.
Quando nos conhecemos, além de nos tornarmos melhores pessoas, sabemos detectar quais pontos podem estar causando tal atitude de um determinado colega. Pense nisso e tenha outra visão de como tratar a situação. Talvez você mesmo esteja sendo arrogante em alguns momentos. Fique atento!
Tenha inteligência emocional
O indivíduo arrogante deseja sempre ter razão, e, por isso, é fundamental que você tenha jogo de cintura para não entrar em disputas com ele. Pratique a inteligência emocional, trate a pessoa arrogante com educação e nunca transforme a convivência de vocês em uma competição.
Quando não sucumbimos a esse jogo psicológico, temos condições de lidar com esse comportamento de uma forma diferenciada. Vá com calma e com jeitinho. Por isso, não sucumba à raiva ou à tristeza. Além do mais, não acredite nas humilhações de alguém arrogante — essas pessoas falam coisas terríveis dos outros porque são infelizes com elas mesmas.
Adote uma postura profissional
Realize o seu trabalho de forma eficaz e não fique comentando sobre o comportamento arrogante do seu colega, pois isso pode afetar a sua imagem perante os demais profissionais.
Quando estamos trabalhando, precisamos estar focados e quando deixamos esse tipo de comportamento (fofocas, conversas, discussões) tomar conta, acabamos nos prejudicando em diversos sentidos. Seja profissional, humilde e responsável com as suas tarefas diárias e colegas. Não dê ao arrogante mais motivos para achar-se superior.
Dê feedbacks
Caso a situação com um colaborador arrogante fique extrema, considere a possibilidade do desenvolvimento de um feedback que aponte os seus pontos de melhoria, abordando o que vem atrapalhando o rendimento da equipe e como a situação pode ser mudada.
Lembre-se dos tópicos acima e adote uma postura profissional nesse momento de diálogo, além de ter controle sobre o seu emocional para que os seus argumentos não se tornem ofensas. Se preferir, converse com o seu líder sobre essa postura do colega que o tem incomodado.
Foque nas qualidades
Apesar de apresentar características de uma pessoa arrogante, o seu colega certamente também tem habilidades e competências notáveis. Portanto, para que ele não prejudique o seu desempenho e convivência na empresa, mude o foco e comece a reparar nas qualidades que o seu colega de trabalho demonstra.
Quando olhamos de modo mais positivo para o outro, temos condições de visualizar esses pontos e até ter mais argumentos para valorizar o colega em uma eventual reunião de feedback. Faça-o enxergar que existe algo de bom dentro de si!
Não entre em uma competição
Uma das coisas que mais atiçam o sentimento de arrogância e prepotência no ambiente corporativo é a competição. Como mencionamos, pessoas arrogantes gostam de se valorizar e de se sentirem superiores. Por isso, tendem a encarar tudo como uma competição. Não deixe esse espírito entrar em você enquanto estiver trabalhando, pois a outra pessoa pode enxergá-lo como um rival, o que piorará o ambiente e fará com que você também se estresse durante o trabalho.
Entendeu como é possível lidar com o perfil arrogante? É essencial que você mantenha a calma, tenha uma postura profissional e pense bem como agir para que o ambiente não se torne mais complicado, e o convívio, insustentável. Com jeitinho e seguindo as dicas acima, você terá a possibilidade até de reverter o quadro ou, ao menos, de manter o clima favorável enquanto exerce as suas funções no meio empresarial.
E você, querida pessoa, já teve que lidar com pessoas arrogantes no trabalho? Que atitudes você tomou para manter um bom convívio com elas? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!