Quantas vezes você já ouviu alguém dizer “não tenho tempo para nada”, “não posso ir” ou “minha vida é uma bagunça”? Para essas pessoas, parece que 24 horas não são mais o suficiente.
Você sabe como definir as suas tarefas de acordo com a urgência? Sabe como fazer uma boa gestão do tempo? Atualmente, esse é um assunto tão importante que já o encontramos em sites e livros, ensinando de executivos a donas de casa a se organizarem e a serem mais produtivos.
Quando se trata de aumentar a produtividade e superar os desafios, todo e qualquer esforço e tecnologia utilizados podem ser de grande ajuda. Produzir mais com o mesmo tempo é uma possibilidade que já fez com que muitas pessoas adotassem novas fórmulas a fim de alcançar esse objetivo na vida pessoal ou profissional.
Essa vontade de obter resultados acabou impulsionando o método GTD, que pode mudar a sua forma de viver e também de produzir. Neste artigo, você conhecer a fundo o que é o método GTD, quais são as suas funções e quais etapas o compõem. Saiba mais sobre o tema e alcance resultados extraordinários com a leitura a seguir!
O que é o método GTD?
GTD é uma sigla em inglês para Getting Things Done ou “a arte de fazer as coisas”. Trata-se de um método de organização que tem como resultado a produtividade pessoal. Foi criado por David Allen, consultor e instrutor em produtividade estadunidense.
O objetivo dessa metodologia é promover uma “limpeza” na sua mente, ou simplesmente “esvaziar a mente”, uma ótima forma de aliviar o estresse que acumulamos no dia a dia devido à grande quantidade de informações recebidas. Com ele, é possível gerir todas as áreas da vida.
Como colocar em prática o GTD?
Ficou interessado nessa metodologia? Então, que tal começar a aplicá-la na sua vida? Para utilizar a metodologia GTD, primeiro é fundamental que você conheça os 5 passos em que ela é organizada. Assim, é possível compreender melhor o processo antes de começar a colocá-lo em prática.
1. Coletar
Esse é o primeiro passo para adotar a metodologia GTD. O objetivo aqui é eliminar tudo aquilo que está na sua cabeça, de forma que você possa ficar com a mente limpa. Para isso, é necessário passar para o papel tudo o que você tem a fazer hoje ou futuramente. Quando colocamos no papel as tarefas, eliminamos a preocupação constante e o risco de esquecê-las, confiando apenas na própria mente (o que a sobrecarrega). Por isso é tão importante contar com um planner ou uma agenda.
2. Processar
Feito o processo anterior, então é hora de começar a analisar tudo o que foi anotado e verificar o que é urgência para definir as suas prioridades e prazos. Dessa forma, você conseguirá identificar quais atividades são mais urgentes ou mais importantes, executando-as primeira. As tarefas de menor urgência e importante são deixadas para depois. Talvez você encontre até mesmo atividades que podem ser descartadas ou delegadas, por não serem tão relevantes. Avalie cada uma delas com critérios.
3. Organizar
Nesta etapa, é hora de você começar a se organizar. O que funciona para você? Verifique um sistema que dê resultado, sendo prático e fácil de ser aplicado. O ideal é que você defina datas e horários aproximados para cada atividade, deixando as de maior complexidade para os momentos em que você costuma ser mais produtivo. Além disso, não se esqueça de adicionar períodos de pausa e descanso entre as tarefas ou a cada 2 horas de trabalho. Isso é essencial para a sua produtividade.
4. Revisar
A revisão é um dos itens mais interessantes para acessar o seu sistema, observar como está o andamento de cada tarefa e verificar se está saindo tudo conforme o planejado. Este também é um importante momento para reavaliar as suas prioridades e evitar que as tarefas urgentes “sufoquem” outras também de grande importância. Em outras palavras, acompanhe o andamento das suas atividades e verifique se o sistema adotado está funcionando, ou se será preciso realizar algumas adaptações.
5. Executar
Vamos colocar em prática? Este é o momento de fazer o que você planejou, mas tudo sem estresse e sem ansiedade. Apenas faça o que você sabe que tem que fazer. Nesse momento, concentre toda a sua atenção na atividade do presente, sem pensar nas tarefas do passado ou do futuro. Evite as distrações e coloque toda a sua energia apenas naquela atividade. Com este método, você estará tranquilo, confiando que nada será esquecido e que cada atividade tem a sua hora, amenizando a ansiedade.
Quais são os benefícios do GTD?
Quando você tem esse método bem aplicado, o maior tempo gasto fica por conta da execução, deixando os passos anteriores voltados exclusivamente para proporcionar agilidade na realização. Trabalhando dessa forma, consequentemente você terá resultados melhores. O tempo que se “perde” na fase planejamento compensa consideravelmente em relação àqueles que agem sem planejar e que se perdem durante a execução das atividades. Assim, a execução é mais rápida e precisa.
O método permite que o indivíduo alcance um estado de equilíbrio emocional, ao contrário daqueles momentos agitados, em que nós realizamos uma atividade já preocupados com a execução da próxima, sendo que essa falta de concentração prejudique a qualidade de todas elas. Portanto, essa técnica garante não apenas a agilidade no dia a dia, mas também a própria qualidade daquilo que é executado.
Coloque em prática os passos de David Allen e realize uma atividade de cada vez. Respire fundo, mantenha a calma e confie na sua própria capacidade de dar conta de tudo aquilo que deve ser feito.
E você, querida pessoa, o que achou dessa metodologia? Tem alguma outra sugestão para viver de forma mais organizada e produtiva? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!