Um plano de contas é a relação de todas as movimentações financeiras de uma empresa. Por meio dele, cria-se um sistema organizado para analisar as finanças. Sem o plano você teria todas as mesmas informações, mas não em um mesmo lugar, o que tornaria o processo um pouco mais complicado.
Imagine que sua empresa tenha duas contas, uma em cada banco diferente. Com o plano de contas você consegue unir as informações de entradas e saídas das duas contas em um só local. Isso facilita as consultas e dá maior visibilidade sobre a situação financeira do negócio. Algumas empresas maiores usam uma versão mais detalhada, enquanto os negócios menores geralmente optam por uma versão mais simplificada. Independentemente do formato escolhido, o plano de contas é uma ferramenta extremamente importante para uma boa gestão administrativa.
Estrutura do plano de contas
O plano de contas é dividido nos seguintes grupos:
- Ativos (circulante e não circulante);
- Passivos (circulante e não circulante);
- Receitas (operacionais e não operacionais);
- Despesas (operacionais e não operacionais).
Para que servem os ativos e passivos?
Ativo e passivo são os nomes de ambas as partes de um relatório que reflete a situação financeira da empresa em um período específico. Este relatório serve para mostrar a situação financeira do negócio com mais clareza.
Os ativos são os bens, direitos e outros recursos que uma empresa possui. Eles podem ser tangíveis — como móveis e carros — ou intangíveis (como marcas e patentes). É possível dividir os ativos nos seguintes tipos:
- Ativos não circulantes: bens e direitos adquiridos com a intenção de permanecer dentro da empresa por mais de um ano, ou seja, aqueles que não foram adquiridos para fins de venda;
- Ativos circulantes: bens e direitos adquiridos com a intenção de permanecer na empresa por menos de um ano, como os itens do estoque.
[php_everywhere instance=”2″]
Os passivos, por outro lado, são dívidas que a empresa tem e representam tudo o que é devido a terceiros, como: pagamentos bancários, salários e impostos. Os passivos podem ser classificados em:
- Passivos não circulantes: tudo o que for pago a longo prazo, geralmente mais de um ano, como empréstimos e financiamentos;
- Passivos circulante: Dívidas que serão pagas no curto prazo, em um período menor que um ano, como salários, fornecedores, despesas de água, luz, aluguel, etc.
O plano de contas funciona como um guia para a contabilidade de uma empresa. Ele serve como base para a construção do demonstrativo do resultado do exercício e do balanço patrimonial. Controlar as finanças é fundamental para o sucesso de um negócio. Não descuide do seu!
Imagem: Rawpixel.com / Shutterstock
[php_everywhere instance=”1″]