Saiba como funciona o co-branding e como aplicá-lo em sua marca

co-branding

O co-branding consiste em uma ação em que duas empresas se unem para a criação de um produto ou serviço exclusivo.

O conceito de co-branding está relacionado à cooperação mútua entre marcas diferentes, que se juntam para criar um produto ou serviço. Trata-se da união de empresas que possuem um apelo diferente, mas desejam desenvolver um produto que satisfaça as necessidades empresariais de ambas.

Esta é uma estratégia de marketing muito utilizada por empresas que desejam maximizar suas técnicas de venda, melhorar a imagem de seus produtos, explorar novos mercados e ampliar sua lucratividade.

Além de ser muito eficiente, o co-branding mostra ao mercado que duas empresas não precisam necessariamente ser inimigas, e uma relação de parceria e cooperação pode ser muito mais proveitosa do que a concorrência. 

Um bom exemplo de como o co-branding pode ser observado nos famosos brindes do McDonald’s, que se une a estúdios de cinema e cria brinquedos personalizados para seus clientes. Outro exemplo foi a parceria entre a Apple e a Nike. Um dos tênis da Nike foi desenvolvido com a capacidade de se integrar ao iPod. 

O co-branding está presente em diferentes segmentos, até mesmo naquele salgadinho que você compra para levar para casa um brinde dos super-heróis da Marvel ou DC. Enfim, neste artigo vamos explicar com mais detalhes o que é co-branding, como funciona e de que forma aplicar a sua marca. 

O que é co-branding e como funciona?

O co-branding nada mais é do que a união de duas empresas para o desenvolvimento de um produto ou serviço que contemple ambas as marcas. Acima citamos exemplos de co-branding com grandes marcas do mercado, mas é importante ressaltar que essa estratégia pode ser utilizada por marcas de todos os portes.

Esse tipo de parceria pode acontecer entre empresas do mesmo porte ou até mesmo por uma grande corporação e um pequeno negócio. Um exemplo, foi a parceria entre a gigante do setor de sorvetes Häagen-Dazs e a pequena produtora de brigadeiros My Sweet. 

Basicamente, a Häagen-Dazs desenvolveu um sorvete de brigadeiro usando a receita da My Sweet. Assim, nos potes do sorvete constava a logo da pequena empresa também. Há diversas oportunidades no mercado para que os empreendimentos cresçam e se fortaleçam juntos. 

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Vantagens do co-branding

Com o conceito de co-branding explicado é interessante falar sobre as vantagens que essa união de marcas pode oferecer para os envolvidos.

Aumento do alcance da marca

Certamente a principal vantagem da estratégia de co-branding diz respeito à possível potencialização de alcance das marcas. Com uma estratégia bem definida as duas marcas tem ótimas oportunidades de crescimento. Há mais poder de circulação para as duas marcas.

Basicamente, onde uma marca vai a outra também irá e vice-versa. Nos casos em que as marcas são de nichos diferentes os resultados são ainda mais positivos. Considere o impulso que as marcas alimentícias e estúdios cinematográficos oferecem uns aos outros quando se unem em um lançamento.

Mesmo em parcerias em que as empresas têm tamanhos diferentes há vantagens para ambas. Retomando o exemplo da Häagen-Dazs e da My Sweet, com certeza a primeira é uma marca muito maior do que a segunda. Então, a My Sweet ganhou muito mais visibilidade nessa parceria.

Contudo, a Häagen-Dazs também ganhou forte apelo perante o seu público ao utilizar uma receita exclusiva de brigadeiro para seu sorvete. Os seus consumidores tiveram acesso a algo mais exclusivo. Dessa forma as suas empresas ganharam. 

Aumento da credibilidade no mercado

Em muitos casos, uma marca de pequeno ou médio porte só precisa do impulso de estar acompanhada por uma marca maior para se estabelecer no mercado. O co-branding pode oferecer esse impulso por oferecer mais credibilidade para o empreendimento. A conquista de confiança acontece mais rapidamente nesse caso.

Mais recursos financeiros

Claro que não podemos deixar de mencionar a vantagem de ter mais recursos para investir na estratégia de marketing. A união das duas marcas permite direcionar mais recursos para realizar diferentes ações para promover o produto/serviço. 

Há ainda mais canais de distribuição para tornar a operação um grande sucesso. Inclusive essa parceria pode se manter por anos, sempre contando com a estrutura de duas empresas e duas fontes de injeção de capital. 

Como aplicar o co-branding em sua marca

Confira abaixo os passos para aplicar o conceito de co-branding na sua marca.

1. Escolha a parceria ideal

Defina uma marca parceira que tenha alguma semelhança ou relação com seu negócio, de modo que os resultados sejam realmente satisfatórios para ambas. A estratégia empresarial dessa parceria deve ser desenvolvida em conjunto observando as necessidades de cada marca. 

2. Análise de estratégia

Analise se o resultado obtido pode superar as marcas individuais. Essa união deve se pautar na busca por resultados incríveis, ou seja, aqueles que não seriam alcançados solo. 

3. Estude o peso da marca parceira

Verifique o peso da marca escolhida, tanto no mercado como entre os consumidores. O público da sua marca deve se identificar com a parceira escolhida. A parceria deve gerar um impacto positivo perante aqueles que gostam dos produtos/serviços do seu empreendimento. 

4. Análise de imagem

Analise a imagem da marca antes de fazer qualquer ação, avaliando sua aceitabilidade, transparência e história. Essa é uma etapa de grande importância, pois a marca do seu empreendimento estará sendo associada a outra empresa. Essa união deve ser positiva para as duas partes e isso depende de como as marcas são vistas no mercado. 

5. Verifique o alinhamento

Avalie se a sua marca está de acordo com os mesmos objetivos e valores da marca escolhida. Esse alinhamento é fundamental para que a estratégia desenvolvida atenda as demandas de ambos os lados. Se existe um desencontro nos valores e objetivos é bem provável que a parceria não se sustente em médio e longo prazo. 

6. Faça os cálculos

Calcule os gastos e se o retorno será satisfatório para sua empresa. Outra questão bastante pertinente. Ainda que a parceria pareça bastante positiva do ponto de vista subjetivo é fundamental que esteja apoiada numa estratégia financeira sólida. 

E você, já realizou alguma ação parecida? Deixe o seu comentário abaixo e contribua com o conhecimento. Aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais!

Imagem: Ionut Catalin Parvu / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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