Uma das buscas feitas constantemente por gestores dos mais diversos tipos de negócios é por soluções que minimizem e evitem possíveis problemas e dificuldades. Isso acontece porque é importante se munir com meios que facilitem a tomada de decisão em momentos de dificuldade. Nesse contexto, fica a pergunta: existe algum método que facilite este processo?
A resposta para a pergunta acima é sim: a metodologia MASP, que é uma abreviação para Metodologia de Análise e Solução de Problemas. Criada no Japão, a MASP chegou ao Brasil ainda na década de 1980, com o objetivo de analisar e buscar soluções para os mais variados problemas a partir de um roteiro pautado pela manutenção da qualidade de produtos, processos e serviços.
É importante destacar que, para ter o sucesso esperado, é necessário que a metodologia seja pautada por planejamento e disciplina. Além disso, é preciso que haja comprometimento e compromisso com as etapas da metodologia MASP, de modo que sua implantação e execução traga resultados extraordinários para a empresa.
[php_everywhere instance=”2″]
Etapas da metodologia MASP
Identificação do problema
Neste primeiro momento é preciso identificar o problema com base em um histórico de acontecimentos, além dos ganhos e perdas a partir do problema. Também é preciso identificar os responsáveis pelo ocorrido.
Identificação das características do problema
Estas características são identificadas com base em dados obtidos a partir da observação no local.
Listar as principais causas
A terceira etapa consiste em definir as causas que influenciaram o problema identificado, listando e verificando as hipóteses.
Elaborar planos para eliminar as causas do problema
Com base nas características do problema e suas causas, a próxima etapa é elaborar um plano de ação para buscar melhorias e minimizar os impactos do problema identificado na primeira etapa.
Execução dos planos para eliminar as causas
Com o plano definido, a próxima etapa é colocá-lo em prática.
Verificação da eficácia do plano
Após a execução do plano de ação, é importante verificar se ele foi capaz de trazer os resultados esperados.
Eliminação das causas do problema
Se o plano de ação trouxe os resultados esperados, é hora de eliminar as causas do problema identificado.
Recapitulação das atividades e planejamento de ações futuras
A etapa final serve para planejar ações para evitar que estes problemas aconteçam novamente.
A metodologia MASP pode ser aplicada em sua empresa? Você já utilizou a MASP em sua organização? Use o espaço abaixo para nos contar sua experiência e opinião sobre o assunto. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe-o em suas redes sociais.
Imagem: wavebreakmedia / Shutterstock
[php_everywhere instance=”1″]