Afinal, você sabe definir qual o seu estilo de gestão?

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Passos para definir o estilo de gestão para se trabalhar

O conceito de gestão diz respeito à forma como um líder, ou seja, um gestor, coordena as suas equipes. O estilo de gestão varia especialmente por conta de dois fatores: a cultura organizacional da empresa e a personalidade individual do gestor. A escolha de um modelo específico de gestão deve ser feita com base nas necessidades da equipe e na sensibilidade do gestor de desenvolver os melhores meios para obter eficiência e produtividade na conquista de resultados.

Para descobrir qual é o seu estilo de gestão, conheça as características principais de cada um dos tipos neste artigo. Boa leitura!

1. Estilo Democrático

Geralmente, os gestores democráticos são gestores flexíveis e dispostos a ouvir as ideias dos colaboradores. Além disso, eles são adeptos a uma política que minimize conflitos, promovendo um gerenciamento fácil de tarefas. De modo sucinto, é um estilo que busca o equilíbrio e que mantém todos — gestor e equipe — satisfeitos.

Esse gestor sabe que a última palavra deve ser dele. No entanto, antes de tomar as decisões, ele gosta de incluir os colaboradores em reuniões, dando voz e vez a todos para expressar as suas opiniões. Esse tipo de gestor, porém, também precisa ter pulso firma para lidar com opiniões diferentes que surgem na equipe e para ressaltar que nem sempre é possível agradar a todos. Isso exige preparo e excelentes habilidades comunicacionais.

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2. Estilo Meritocrático

Gestores com esse estilo se baseiam no merecimento de sua equipe, a chamada meritocracia. São gestores que trabalham constantemente com metas, promoções e incentivos para que as equipes cumpram as suas tarefas. É com base no merecimento que os gestores meritocráticos elogiam e premiam os seus colaboradores.

Entretanto, para que a gestão meritocrática seja justa, é essencial que o gestor ofereça aos seus liderados as mesmas condições de trabalho, sem beneficiar ou prejudicar ninguém. Se, por um lado, esse modelo favorece o empenho de cada pessoa da equipe, por outro, ele pode criar um ambiente hostil, de competitividade exacerbada. Cabe ao gestor apaziguar os ânimos e manter a competição dentro de limites éticos e de bom relacionamento. É preciso que ele seja justo e imparcial.

3. Estilo Paternalista

Quem é adepto a esse estilo costuma se preocupar mais com o bem-estar da equipe do que com os resultados e lucros. O gestor paternalista se baseia em responsabilidades e direitos, já que esse gestor leva em conta os sentimentos das pessoas da equipe.

O lado positivo dessa gestão é que ela constrói relacionamentos muito positivos dentro do grupo. Além disso, esse tipo de gestor gosta de criar vínculos de amizade e de compartilhar com os seus liderados os seus conhecimentos, permitindo que cada um deles desenvolva as suas próprias competências. Em contrapartida, esse bom relacionamento não pode deixar de lado a capacidade do gestor de corrigir erros e de cobrar bons resultados dos membros de suas equipes.

4. Estilo Autoritário

Gestores autoritários são aqueles que se baseiam somente na hierarquia. Em completa oposição ao estilo paternalista, as relações com os colaboradores não são amigáveis, e a satisfação da equipe não é levada em conta por gestores adeptos desse tipo de liderança. Gestores assim não valorizam os talentos e habilidades de seus colaboradores, tratando-os como profissionais submissos e substituíveis. Não raro, ocorrem abusos de autoridade nesses casos.

Esse estilo de gestão pode ser efetivo na obtenção de produtividade, afinal de contas, ele pode até mesmo ser intimidador aos funcionários. Contudo, convenhamos que trabalhar por medo não é legal. Além disso, esses líderes podem ser extremamente centralizadores e punitivos quando algum colaborador comete um erro.

5. Estilo de gestão com foco em resultados

A gestão com foco em resultados preocupa-se única e exclusivamente com a definição de metas e com o alcance de cada uma delas. Esse tipo de gestor também consegue obter alta produtividade, mas nem sempre.

A gestão exclusivamente focada em resultados deixa de lado outras funções básicas de uma liderança, como prestar auxílio, compartilhar conhecimentos, desenvolver maneiras estratégicas de realizar as atividades, construir um bom relacionamento com os colaboradores, entre outros.

Para esse tipo de gestor, não importa a maneira como o seu funcionário trabalha, desde que ele alcance bons resultados. Com isso, as pessoas deixam de refletir sobre a forma como executam as suas atividades e podem ser demitidas por baixo rendimento, sem saber como poderiam melhorar.

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6. Estilo de gestão com foco em processos

Ao contrário da gestão com foco em resultados, a gestão com foco em processos preocupa-se com os meios pelos quais os profissionais executam as suas atividades. Assim, esse tipo de gestor avalia não apenas o resultado final, mas todo o desenvolvimento das atividades ao longo do tempo, fazendo correções e sugestões de melhorias quando necessário.

Enquanto a gestão focada em resultados é mais imediatista, a gestão com foco em processos oferece resultados mais duradouros, já que ela estabelece técnicas e métodos que podem se perpetuar e facilitar as atividades da empresa por um bom tempo. Esse tipo de gestor deve ser alguém presente no dia a dia da equipe e muito atento aos detalhes.

7. Estilo de gestão por cadeia de valor

A cadeia de valor é um conceito da administração de empresas que consiste no conjunto de processos por meio dos quais uma empresa gera valor ao cliente. O valor percebido pelo cliente é uma soma de qualidades existentes nos produtos e serviços oferecidos pela organização, que superam a qualidade oferecida pelos concorrentes. É assim que os desejos e as necessidades do consumidor são solucionados.

Portanto, esse tipo de gestão tem o foco na satisfação do cliente. Por isso, ela depende de muitas pesquisas de mercado para compreender a solução que o consumidor deseja e de que forma ela pode ser oferecida a ele. Assim, esse tipo de gestor precisa ser um profundo conhecedor do seu público-alvo, de modo que possa construir equipes competentes e organizá-las a fim de satisfazer plenamente o seu cliente.

E agora, fica a pergunta: qual é o seu tipo de gestão, querida pessoa? Use o espaço abaixo para nos contar mais sobre o seu estilo pessoal. Se este conteúdo o ajudou de forma positiva, curta-o e compartilhe-o em suas redes sociais. Leve este artigo aos seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar destas informações!

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