Comunicar-se é um ato inerente ao ser humano, podendo ser considerado um fator de sobrevivência. E no ambiente empresarial isso não é diferente: uma vez que as organizações são feitas de pessoas, a comunicação é determinante para o sucesso ou fracasso da empresa.
Quando se pensa em qualidade comunicacional, a primeira coisa que devemos considerar é a comunicação estabelecida com o público consumidor. Porém, a boa comunicação também deve ser aplicada internamente, com a aplicação de boas práticas de comunicação interna, o que reflete de dentro para fora.
Ao pensarmos em comunicação verbal, é delicado que desentendimentos aconteçam. Mas, infelizmente, eles são muito mais comuns do que você pode imaginar. Você, talvez, já até tenha vivenciado alguma situação do gênero.
Mas, ao falar sobre comunicação, seja ela – especialmente – por meio escrito, como bilhetes, e-mails ou quaisquer outros meios eletrônicos, nos surpreendemos a cada dia mais com as falhas que ocorrem. No caso de empresas, por exemplo, um dos maiores erros é cometido pelo próprio gestor.
Não fazer uma simples pergunta, “você entendeu?”, pode causar mais desentendimentos do que poderia ser previsto. Ouvir é diferente de escutar. Preste bem atenção, quando uma pessoa ouve o que você fala, ela está fazendo isso de forma involuntária. Apenas porque um som está sendo emitido e entrando por seus ouvidos.
Agora, quando uma pessoa escuta o que está sendo dito, quer dizer que ela prestou atenção e entendeu [ou não] o que foi explicado. Por isso, é de extrema importância que, quando uma pessoa falar a outra deve expor aquilo que entendeu, para que seja confirmado.
Não pense que isso é uma questão de dificuldade de compreensão de uma pessoa. Cada um de nós possui diferentes pontos de vista, maneiras de pensar e expor a ideia que gostaria de passar. O que também explica o motivo de uma pessoa não entender logo de primeira. Muitas vezes não é porque ela não estava prestando atenção, apenas não entendeu o que você quis dizer.
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Como as empresas falham na comunicação
Veja, abaixo, alguns exemplos de falha de comunicação e como este problema afeta o desempenho empresarial:
Descumprimento dos prazos
Muitas vezes, os prazos não são atendidos por falha nas informações passadas a respeito da demanda a ser realizada. Quando o profissional não compreende claramente as necessidades de determinada tarefa, acaba gastando muito tempo com retrabalho, estourando os prazos.
Esse problema pode ser resolvido com reuniões semanais, por exemplo, a depender da demanda de trabalho. Montar um calendário de prazos e trabalhos pode evitar diversos problemas futuros.
Muitos gestores acreditam que reuniões são perda de tempo e preferem deixar as coisas irem “passando”. E é exatamente isso o que acontece, elas vão passando… passando… até passarem do prazo, da paciência.
Falta de informação
Todos os colaboradores devem estar cientes dos projetos da empresa. Desse modo, todos conhecem a importância e a finalidade de suas atividades. Esse tipo de informação ajuda até no relacionamento com outros profissionais da empresa.
Quando um entende o que o outro faz e qual é, verdadeiramente, o momento pelo qual aquela pessoa está passando, criando, até, empatia entre os funcionários, não apenas, ao deixar seus colaboradores a par do que está acontecendo, pode render bons frutos, como ideias e soluções para problemas que você não sabia como resolver.
Quando o profissional é diretamente envolvido nos planos da instituição, ele passa a se sentir verdadeiramente útil e importante — e, consequentemente, se torna mais comprometido, engajado e motivado para produzir resultados cada vez melhores.
Gerenciamento defasado
Utilizar métodos e processos desatualizados contribui fortemente para a falha de comunicação nas empresas. É fundamental que os sistemas de gerenciamentos acompanhem as necessidades e as mudanças organizacionais.
Alguns gestores acabam se envolvendo tanto com outros problemas que esquecem de gerir sua própria equipe. Bom, é comum que isso aconteça, mas não deveria.
Líderes despreparados
Os líderes têm como principal missão engajar seu time a entregar a melhor performance dentro de suas atividades. Mas, para atingir esse objetivo é necessário que ele saiba inspirar sua equipe, pautando-se em uma comunicação assertiva que deve ser específica para cada tipo de perfil e situação.
O mesmo acontece quando existe falta de comunicação durante mudanças na empresa. A exemplo de desligamento de funcionários, fusões, substituição de liderança ou troca de funções de trabalho. Tais situações, entre muitas outras, podem afetar negativamente o engajamento e conduta dos colaboradores.
Consequências de falhas de comunicação
Todo este processo de falhas de comunicação, que comumente ocorrem dentro das empresas, geram algumas consequências. Veja quais são elas, a seguir:
Aumento de Turnover
Você faz ideia do custo associado à rotatividade de funcionários? Saiba que, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro de Progresso Americano, o custo de perder um funcionário e substituí-lo varia entre 16% a 216% do salário anual do colaborador.
Além desses custos também existem os custos de contratação, treinamento, perda de produtividade e engajamento. Tudo isso somado aos erros do novo colaborador e diversos outros fatores intangíveis que geram despesas para a empresa.
Falta de comunicação antecipada
De acordo com um artigo publicado na Holmes Report, a falta de comunicação antecipada de mudanças organizacionais, por exemplo, pode gerar o aumento de 42% na má conduta dos funcionários. O que, obviamente, afeta de forma direta a produção da empresa.
Em contrapartida, segundo o Tower Watson, gerentes comunicativos ajudam a manter o engajamento dos colaboradores em épocas de mudanças. O que resulta em uma taxa de produtividade 26% superior em relação aos funcionários não engajados.
Aumento de acidentes
O que a falta de comunicação tem a ver com o aumento de acidentes? Tudo! Uma comunicação ineficaz ou sua ausência é uma das principais causas de acidentes com funcionários. Um artigo publicado no US Joint Commission for hospital Accreditation mostra que 70% dos acidentes com os pacientes são causados por falha de comunicação.
Enquanto a Gallup afirma que colaboradores engajados sofrem 62% menos acidentes. A empresa de bebidas Molson Coors fez um levantamento interno e concluiu que seus funcionários engajados custavam $63 na média de acidentes, enquanto os não-engajados custavam $392.
Uma só pessoa pode atrapalhar tudo
Isso acontece principalmente quando o líder do departamento tem uma personalidade muito controladora, ao impedir que a equipe de tráfego repasse as informações para as demais áreas. Por isso, é preciso que essa atitude seja revista, urgentemente.
Se uma área da empresa está com problemas em seu processo por causa da falta de informações dos colegas, cabe ao gestor do setor reorganizar e incluir esse fluxo como regra diária.
Além disso, outra forma de preparar as equipes, bem como os profissionais que fazem parte das empresas, para lidarem da melhor maneira possível com as situações de falha de comunicação, no sentido de evitar que cada uma delas aconteça, é implementar a cultura do Coaching na organização.
Para isso, basta conhecer o Coaching Corporativo aqui do IBC, a unidade de negócios que tem ajudado os mais diversos perfis de empresas a alcançarem a alta performance o sucesso através de seus profissionais.
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