O departamento de Recursos Humanos é o responsável por gerir o capital humano nas organizações, e isso não implica só no processo de seleção e contratação de colaboradores, e burocracias internas. Atualmente esse departamento orienta a empresa quanto a elaboração de políticas e benefícios aos colaboradores, dissemina a cultura organizacional a todo o quadro de profissionais e aplica normas de segurança do trabalho, garantindo a saúde física e mental de toda a organização.
Outra responsabilidade do RH, é a busca pela potencialização do capital interno da empresa. O departamento visa proporcionar melhorias na qualidade de vida, motivação e desenvolvimento dos profissionais. Dessa forma, eles serão capazes de contribuir com o alcance de resultados mais rápidos e satisfatórios para as organizações.
Mesmo com tamanha relevância, o setor de RH ainda não é presente em todas as empresas do mercado. Existe a ideia equivocada de que o departamento só é necessário em organizações de grande porte e que para aquelas de médio e pequeno porte, o mesmo só resulta em despesas.
Não investir na criação do departamento de recursos humanos pode gerar entre os colaboradores, desmotivação, estresse, queda na produtividade e problemas de relacionamento, todo esse ciclo pode acarretar na perda do profissional para a empresa concorrente.
Com a grande concorrência do mercado, a presença do setor é fundamental para que as organizações alinhem sua missão, visão e valores, desenvolva seu capital interno e assim, alcance os resultados desejados.
Treinamento para o departamento de recursos humanos
Com funções e demandas tão importantes para o bom funcionamento da empresa, os profissionais da área de recurso humanos precisam desenvolver e aprimorar suas técnicas, habilidades e competências. Nesse sentido, tais profissionais necessitam passar por treinamentos para só então, começar a trabalhar em prol do desenvolvimento do capital interno da organização.
Um processo eficaz para potencializar o departamento de recursos humanos é a metodologia de Coaching. Através de técnicas e ferramentas do treinamento, o profissional é capaz de:
- Identificar suas habilidades, competências e pontos de melhoria;
- Melhorar o relacionamento interpessoal;
- Fortalecer sua inteligência emocional;
- Gerir crises e eventuais conflitos;
- Orientar colaboradores;
- Desenvolver equipes;
- Elaborar estratégias assertivas;
- Aprimorar as habilidades de comunicação;
- Treinar líderes;
- Promover o crescimento da empresa.
Um dos departamentos mais importantes de uma organização empresarial é o departamento de Recursos Humanos. É dali que saem inúmeras ações, informações e estratégias fundamentais para o sucesso das empresas – sobretudo, no que diz respeito aos colaboradores. Mas, porque é importante investir em treinamentos para estes profissionais? Qual a importância dos Recursos Humanos para uma organização empresarial? Para saber mais sobre este assunto,continue a leitura.
Porque é importante investir em Recursos Humanos?
Investir no desenvolvimento destes profissionais e garantir a eles o treinamento necessário para o desempenho das atividades da empresa são questões de extrema importância – e isso é algo consolidado para gestores.
Investir na capacitação e no desenvolvimento humano dos profissionais de Recursos Humanos é garantir que políticas que motivem os colaboradores. Por consequência, isso trará resultados satisfatórios para toda a organização empresarial. É uma reação em cadeia dentro da empresa. Uma reação positiva, sempre bom lembrar.
Tipos de treinamentos de desenvolvimento humano
Conheça a seguir, alguns tipos de treinamentos de desenvolvimento humano aplicáveis nas empresas:
- Treinamento Institucional: quando um novo colaborador é admitido na organização, é realizado um treinamento com o mesmo, afim de repassar a ele, a missão, visão e valores da empresa, suas normas, regras e condutas, cultura organizacional, etc;
- Tutoria ou mentoring: esse tipo de treinamento é realizado quando algum profissional necessita de orientação e aconselhamento a respeito de uma falha de desempenho e disciplina;
- Desenvolvimento de carreira: esse processo tem como foco, o planejamento de carreira do colaborador que possui chances de alcançar uma promoção em cargos de nível hierárquico maior;
- Treinamento de liderança: aqui, o objetivo é desenvolver, gerir e conduzir gestores e equipes, dessa forma, eles serão capazes de aumentar a produtividade, entregar resultados e garantir vantagem competitiva à organização;
- Treinamento de motivação: através desse processo, a empresa promove ações que maximizem a motivação no ambiente de trabalho, diminuindo assim, a queda da alta performance entre os profissionais
Principais habilidades desenvolvidas em treinamentos
Várias são as habilidades desenvolvidas em treinamentos voltados para os profissionais dos Recursos Humanos. Dentre elas, estão:
- Comunicação;
- Inteligência emocional;
- Planejamento estratégico;
- Gestão de tempo;
- Flexibilidade;
- Relacionamento interpessoal;
- Foco;
- Autodesenvolvimento;
- Autocontrole;
- Percepção;
- Diminuição do estresse.
Portanto, o departamento de RH vem sendo altamente valorizado nas organizações, pois gerir o capital humano é sua responsabilidade. E através de treinamentos conseguem:
- Desenvolver colaboradores;
- Descobrir e reter talentos;
- Realizar avaliação comportamental;
- Desenvolver plano de carreira;
- Desenvolver lideranças;
- Alinhar a política da organização junto aos colaboradores, gestores e líderes;
- Monitorar e acompanhar o desenvolvimento comportamental e profissional dos colaboradores;
- Realizar recrutamento e remanejamento interno;
- Diagnosticar necessidades em Gestão de Pessoas.
Além disso, são trabalhados os pontos positivos e os de melhoria, quebra de crenças limitantes, definição de metas e objetivos claros e realistas.
E você, o que pensa sobre este assunto? Utilize o espaço abaixo para contar a sua experiência e a sua opinião sobre este tema. Espalhe o conhecimento! Curta e compartilhe este artigo em suas redes sociais.
Copyright: https://www.shutterstock.com/
[php_everywhere]