Sua equipe não tem sinergia? Confira algumas dicas para promover o espírito de equipe

A sinergia é fundamental para estimular uma equipe a conquistar resultados verdadeiramente extraordinários.

A sinergia da equipe é um aspecto fundamental para que se alcance bons resultados dentro de uma empresa. Se você percebe que está faltando entrosamento entre os seus colaboradores, existem algumas medidas que pode adotar para promover o espírito de equipe e estimulá-los a trabalharem de forma colaborativa e engajada. Siga a leitura para conferir as dicas!

Por que a sinergia da equipe é importante?

Você consegue imaginar pessoas que não se dão bem realizando algum tipo de trabalho em conjunto e obtendo bons resultados? Talvez, alguns pensem que em uma empresa a sinergia não é necessária porque cada um tem a sua função. A verdade é que, por mais que essas funções sejam individuais, elas se complementam, como em um quebra-cabeças.

Quando há entrosamento entre a equipe, a comunicação se fortalece e a troca de informações faz com que o trabalho flua de modo muito melhor. Veja, a seguir, alguns motivos que comprovam isso.

Contribui para um ambiente agradável

Quando os colegas de trabalho se dão bem, o ambiente se torna muito mais agradável e isso influencia tanto os resultados quanto o bem-estar geral. Afinal de contas, passamos cerca de um terço do nosso dia trabalhando e é muito importante nos sentirmos bem e confortáveis ao longo dessas horas.

Oferece diferentes perspectivas

Quando há sinergia e trabalho em equipe, cada colaborador tem a oportunidade de obter perspectivas diferentes sobre o seu trabalho. Através dessa troca, um pode ajudar o outro a encontrar novas maneiras de realizar as atividades da empresa e se desenvolver. É como diz o ditado, várias cabeças pensam melhor do que uma e todos podem ganhar com isso.

Gera mais eficiência e produtividade

Ainda em referência ao ditado citado no tópico anterior, a sinergia permite que a equipe se torne muito mais eficiente e produtiva. Com várias cabeças pensando em uma mesma solução é possível construir ideias de grande valor, proporcionando inovação e resultados extraordinários para a empresa.

Traz oportunidades de aprendizado

Por fim, mais um benefício de ter uma equipe entrosada é a oportunidade que cada um terá de aprender com os demais. Profissionais de setores diferentes poderão conhecer um pouco mais das atividades uns dos outros e isso irá agregar muito ao funcionamento da organização como um todo. Sem contar na motivação de cada indivíduo que será fortalecida com as oportunidades de aprendizado.

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7 Dicas para promover o espírito de equipe na sua empresa

Agora que viu o quanto a sinergia é importante para uma equipe, confira dicas de como promovê-la dentro da sua empresa.

1 – Considere isso no ato da contratação

Se entende que a sinergia é importante para o alcance dos objetivos da sua empresa, considere isso no ato da contratação. Ao avaliar os candidatos, além de outras habilidades que considere fundamentais, como técnicas e comportamentais, inclua na lista de requisitos ser sociável. A partir disso terá a certeza de estar incluindo membros capazes de construir relações positivas com toda a equipe.

2 – Promova atividades fora do ambiente de trabalho

Para integrar o grupo, é interessante promover atividades fora do ambiente de trabalho, o que pode incluir tanto um almoço e um happy hour quanto um evento voltado especialmente para a integração. Gincanas e passeios em parques de aventura são excelentes maneiras de proporcionar momentos de descontração aos colaboradores e, ao mesmo tempo, promover a união.

3 – Defina metas para o grupo

As metas são um direcionamento dentro de uma empresa, que determinam tanto o que deve ser buscado quanto como isso será feito. Se a intenção é promover a união da equipe é interessante que essas metas envolvam a todos. Mesmo que seja necessário ter objetivos individuais, considerando cada cargo, é preciso ter outros para serem alcançados em conjunto, incentivando o fortalecimento da sinergia geral.

4 – Trabalhe a gestão de conflitos

Por mais que tome todos os cuidados para promover o entrosamento e a sinergia da equipe, é natural que, vez ou outra, desentendimentos aconteçam. Nesses casos, é preciso contar com uma gestão de conflitos eficaz para resolver as questões rapidamente e sem maiores problemas. Essa é uma medida fundamental para evitar que pequenos atritos comprometam a harmonia de todo o grupo.

5 – Incentive o trabalho colaborativo

Os valores de uma empresa são determinantes para a forma como os colaboradores irão se comportar. Sendo assim, procure incluir o trabalho em equipe como um dos pilares da organização, para que todos se sintam motivados a tal. Como líder, procure, também, delegar tarefas já induzindo o trabalho em equipe e lembre-se sempre de que o exemplo é a forma mais poderosa de ensinar que existe.

6 – Preze pela boa comunicação

A comunicação é um elemento indispensável para fortalecer a sinergia da equipe, sendo assim, incentive todos a se comunicarem com clareza. Em se tratando do andamento dos trabalhos realizados, é interessante contar com softwares de gerenciamento de projeto. Esse tipo de recurso mantém todo o grupo informado sobre o que cada um está fazendo e é um grande aliado da comunicação, inclusive em casos de home office.

7 – Reconheça e recompense os esforços

Reforçar os comportamentos positivos e que estão de acordo com a cultura da empresa é muito importante para que se fortaleçam cada vez mais. Dessa maneira, mantenha atenção em relação ao comportamento de todos, reconhecendo os esforços daqueles que se mostrarem engajados para trabalharem em equipe. Assim, os outros irão ver esse reconhecimento e se sentirão incentivados a seguirem pelo mesmo caminho.

Por mais que pareça desafiador colocar todas as dicas em prática, esse é aquele tipo de investimento que traz o retorno certo. Vale a pena investir em ter uma equipe engajada e pronta para trabalhar de forma colaborativa.

O trabalho em equipe faz bem para a empresa porque impulsiona os resultados. Faz bem para os colaboradores porque contribui para um ambiente mais amistoso e agradável. Promove produtividade, compartilhamento de ideias e conhecimento, motivação, inovação. As organizações que incentivam isso saem ganhando de diversas formas diferentes.

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