A hierarquia de uma empresa consiste em uma série de profissionais distribuídos em diferentes cargos, sendo que alguns são líderes dos outros. Quanto maior a empresa, mais complexa é a sua rede hierárquica, o que demanda cada vez mais a postura eficaz dos seus líderes.
Para muitas pessoas, este cargo é sinal de ascensão profissional. Para outras, é sinal de uma grande responsabilidade. E qual é o cargo? Gestor organizacional. Mas afinal de contas, você sabe o que faz um gestor? Quais são as responsabilidades deste profissional? Continue a leitura e saiba mais!
O que faz um gestor organizacional?
Os gestores das organizações são os líderes de determinados projetos, equipes, áreas ou departamentos. São profissionais que coordenam outros profissionais e que, por conta disso, possuem uma série de responsabilidades inerentes ao grupo de que estão à frente, tais como:
- Determinar metas e objetivos;
- Organizar e dirigir as atividades das equipes;
- Delegar funções e distribuir tarefas;
- Prestar auxílio e tirar dúvidas;
- Corrigir as falhas;
- Controlar e avaliar resultados;
- Dar feedbacks humanizados e construtivos, com sugestões de melhorias;
- Prover incrementos ao processo, buscando aprimorá-lo de forma contínua;
- Ouvir as sugestões dos colaboradores antes de tomar decisões;
- Motivar e engajar os funcionários, promovendo um relacionamento harmônico entre todos.
Todas essas funções são essenciais para os processos de uma empresa, mas a direção pode ser considerada o principal papel de um gestor organizacional. É também um dos maiores desafios na carreira de quem ocupa essa posição, afinal, direcionar pessoas e conduzir processos envolvem outros fatores, como a relação interpessoal e até mesmo a organização estratégica.
Quais são os principais desafios de liderar e direcionar?
Ao analisar todas as tarefas desempenhadas pelo gestor organizacional, será possível identificar que, em praticamente em todas as atividades, esse profissional precisa contar com o auxílio da sua equipe. Muitos profissionais, ao tornarem-se gestores organizacionais, acreditam que esse é um trabalho a ser exercido de maneira solitária, o que não é verdade.
Considerando a criação de um planejamento estratégico empresarial como exemplo, vemos que o gestor depende da expertise técnica e operacional de todos os seus colaboradores para conceber um planejamento que atenda às necessidades da empresa e que seja condizente com a realidade da organização empresarial.
Há uma atividade, contudo, em que a atuação do gestor é de sua exclusividade: a direção. A direção executada pelo gestor permite que ele desenvolva uma ampla visão do negócio e seja capaz de identificar possíveis influências negativas nas atividades da empresa, preparando a sua equipe para reagir da melhor forma possível às situações que estão por vir. Mas o que exatamente significa liderar?
Dirigir é sinônimo de liderar, ser capaz de comunicar-se de forma clara e objetiva, motivar os colaboradores e assisti-los no que for necessário para que desempenhem as suas atividades da melhor forma possível, sempre seguindo os objetivos do departamento e da empresa. A figura do gestor organizacional serve de orientação para que os demais colaboradores sigam desenvolvendo o trabalho da maneira mais proveitosa encontrada, sempre evoluindo como profissionais e seres humanos.
Ao executar essa função de forma satisfatória, o gestor provê celeridade aos processos da empresa, suscita a confiança dos superiores e dos seus colaboradores, evita o dispêndio desnecessário de tempo e dinheiro e ajuda a prever situações indesejadas, promovendo melhorias ao desempenho da empresa em geral.
Portanto, cabe ao gestor organizacional liderar pessoas, conduzir processos de atividades e garantir bons resultados para a instituição.
Qual é a relação entre a gestão organizacional e o coaching?
Por ser uma atividade que envolve pessoas e processos, é importante que o gestor organizacional desenvolva habilidades que contribuam com o seu trabalho. Uma das formas mais eficazes de garantir o desenvolvimento dessas habilidades é o processo de coaching voltado para líderes.
Para que você saiba como o coaching pode ser um aliado nesse processo, é importante compreender em que ele consiste. O coaching é um método de progresso pessoal que permite o desenvolvimento de um conjunto de competências e habilidades, de maneira rápida e eficiente. Composto por várias técnicas e ferramentas das mais variadas áreas das ciências humanas, o coaching permite que os profissionais progridam e alcancem os seus objetivos em diferentes áreas da vida.
Aos gestores organizacionais, o coaching pode trazer várias contribuições positivas para as suas carreiras, tais como:
- Inteligência emocional;
- Gestão do tempo;
- Organização e planejamento estratégico;
- Clareza de comunicação;
- Proatividade;
- Empatia;
- Escuta na essência;
- Rapport;
- Noções de negociação;
- Liderança;
- Disciplina;
- Foco e concentração;
- Relações interpessoais melhores;
- Técnicas motivacionais;
- Ensino e compartilhamento de saberes;
- Práticas de avaliação de desempenho e feedback;
- Redução de turnover;
- Satisfação e motivação para os colaboradores.
Onde podemos desenvolver esses conhecimentos?
Essas são apenas algumas das muitas habilidades que poderão ser desenvolvidas por meio do coaching. Para saber mais sobre essas e outras contribuições importantes desse método para a sua carreira como gestor organizacional, clique aqui. O IBC é a única escola de coaching no país com a certificação ISO 9001, o que atesta a qualidade das suas formações e a eficácia de sua metodologia.
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Agora, conte para a gente, ser de luz: como é a sua rotina como gestor organizacional? Quais habilidades você acredita que esse profissional precisa ter? Quais delas você já tem? Quais delas você ainda precisa desenvolver?
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