Em muitos de meus artigos, assim como nas mais diversas palestras e treinamentos que ministro, costumo utilizar uma frase, que deve servir de lição e guia para os variados segmentos de negócios que compõem o mercado atualmente. A frase em questão é, que empresas são resultados de pessoas.
O que quero dizer é que, para que empresas sejam bem-sucedidas em seus mercados de atuação, é preciso focar a sua atenção, no sentido de desenvolver estratégias que visem o bem-estar e o crescimento de seus colaboradores, de maneira efetiva.
Para isso, grande parte das organizações conta com a gestão das pessoas, que trabalha com afinco e disposição para que os objetivos individuais de cada colaborador esteja alinhado aos objetivos que a empresa deseja alcançar e vice-versa.
Convido você a me acompanhar na leitura do artigo de hoje, pois vou falar um pouco sobre os principais objetivos da área de Gestão de Pessoas e a sua importância para que empresas tenham excelentes resultados e profissionais alcancem o sucesso que almejam em suas carreiras. Confira:
O que é Gestão de Pessoas?
A Gestão de Pessoas é um conjunto de habilidades, métodos, políticas e práticas que têm como objetivo administrar o comportamento e fortalecer o capital humano dentro das organizações. Este departamento tem como função a disseminação da cultura organizacional e, portanto, deve conhecer todos os processos internos e mecanismos que fazem a empresa funcionar, de forma plena e a gerar resultados extraordinários, através das pessoas que fazem parte dos negócios.
A Gestão de Pessoas trabalha a capacitação, envolvimento e desenvolvimento dos funcionários de uma empresa. Esta área, por excelência, tem a função de humanizar os processos organizacionais, bem como as empresas de maneira geral.
Também conhecida como Administração de Recursos Humanos, um dos principais objetivos da Gestão de Pessoas é encontrar e colocar em prática, dentro das empresas, mecanismos e estratégias de valorização dos profissionais. Além disso, grande parte das ações desta área tem como função trabalhar na formação dos colaboradores, com o intuito de proporcionar o crescimento da organização e também da carreira destes próprios colaboradores.
No vídeo abaixo, eu explico um pouco mais sobre o conceito de Gestão de Pessoas. Confira:
Principais objetivos da Gestão de Pessoas
Além dos objetivos gerais da Gestão de Pessoas que citei acima, existem alguns outros, que também fazem parte do campo de ação desta área em uma empresa. Confira alguns dos principais, a seguir:
Trabalhar a motivação dos colaboradores
Um dos primeiros objetivos da Gestão de Pessoas que vou citar é a que envolve a motivação dos colaboradores. Este é um ponto que deve ser verdadeiramente trabalhado em qualquer tipo de negócio, pois toda empresa precisa que seus profissionais desenvolvam suas atividades com dedicação e empenho, para que assim seja possível alcançar resultados extraordinários, para ela e também para eles mesmos.
Neste sentido, é fundamental que esta área descubra o que motiva os colaboradores, individualmente e em grupo, e defina estratégias assertivas, que vão ao encontro do que eles desejam, para se sentirem realmente animados e inspirados a darem o seu melhor no dia a dia de trabalho.
Investir em treinamento e capacitação profissional
Seguindo adiante, algo que também é papel e objetivo da Gestão de Pessoas é investir em treinamentos e capacitação profissional. Isso quer dizer que a área deve implementar programas de desenvolvimento dos colaboradores, para que estes tenham a oportunidade de se atualizar constantemente e se preparar, no sentido de obter conhecimentos verdadeiramente efetivos, que vão agregar ainda mais potencial ao trabalho que realizam no dia a dia.
Com isso, todos ganham, já que o colaborador poderá manter-se sempre atualizado, não só em sua área de atuação, mas em diversas outras, e a empresa contará com profissionais ainda mais preparados para lhe ajudar a lidar com os desafios diários encontrados em seu segmento.
Contribuir para que a empresa tenha vantagem competitiva
E por falar em desafios, todas as empresas que estão no mercado atualmente sabem que existem inúmeros deles a serem enfrentados a todo momento. Diante disso, a Gestão de Pessoas atua no sentido de preparar também os colaboradores, para que eles se tornem verdadeiros agentes de transformação e potencialização da performance dos negócios.
Assim, há também um investimento e um estímulo, por parte da organização, para que seus profissionais se tornem mais criativos e contribuam, efetivamente e na prática, com ideias inovadoras, que vão colocar os negócios que a empresa desenvolve em um patamar cada vez mais elevado.
Este, além de ser um papel de gestores e líderes, é também papel da área de Gestão de Pessoas, que trabalha para melhorar a performance dos colaboradores nesta direção e contribuir para que a empresa tenha ainda mais vantagem competitiva com relação a seus concorrentes, diretos e indiretos.
Proporcionar qualidade de vida no trabalho
Outro objetivo importante da Gestão de Pessoas é investir em estratégias que proporcionem qualidade de vida no trabalho aos colaboradores. Para isso, a área preocupa-se especialmente em oferecer uma estrutura adequada, com bons equipamentos e softwares, capazes de dar a cada profissional a condição mínima e necessária para ele desenvolva bem suas atividades.
Além disso, a área preocupa-se também com pontos relacionados à segurança do trabalho, a estilos gerenciais, a dar liberdade e autonomia aos colaboradores, assim como métodos que estimulem e desafiem a todos, para que assim se sintam bem no ambiente e trabalhem com tranquilidade.
Ajudar no gerenciamento de mudanças
O mercado em que as empresas estão inseridas atualmente vive em constante processo de mudanças. Por este motivo é preciso que as organizações encontrem maneiras de manterem-se atualizadas, no sentido de acompanhar estas transformações, que acontecem em uma intensa velocidade.
Neste sentido, a Gestão de Pessoas também atua, preparando os profissionais para que lidem com as mudanças, tanto internas quanto externas, da melhor maneira possível, adaptando-se e ajudando a organização a alcançar resultados de excelência a todo momento.
Implementar processos eficientes de comunicação
Para que o trabalho de todos dentro de uma empresa funcione de forma fluida, é preciso que se tenha um processo de comunicação verdadeiramente eficiente. Sabendo disso, o gestor de pessoas desenvolve, junto com empresários e com os seus outros colegas gestores, estratégias para implementar uma comunicação integrada, onde todos comuniquem-se com todos.
É importante que este objetivo seja alcançado de forma plena, pois a comunicação é um dos principais gaps enfrentados pelas organizações atualmente. Sendo assim, é preciso criar canais onde as informações sejam transmitidas, tanto pelos colaboradores, quanto pela empresa, com transparência e eficácia.
Fazendo isso, ou seja, incentivando um diálogo aberto entre todos, as barreiras hierárquicas passam a ser cada vez mais quebradas e todos começam a trabalhar com união, visando atingir um objetivo comum a todos.
Incentivar o trabalho em equipe
E por falar em união, a área de Gestão de Pessoas sabe que, para alcançar os objetivos organizacionais, que vão beneficiar a todos que compõem a empresa, é preciso incentivar o trabalho em equipe.
Neste sentido, é preciso desenvolver estratégias que estimulem todos os colaboradores a trabalharem em prol do alcance de objetivos comuns. Isso porque, de nada vai adiantar se cada setor trabalhar individualmente para atingir suas próprias metas, uma vez que fazem parte de um organismo integrado, que no caso é a empresa.
Sendo assim, o papel da Gestão de Pessoas nesse caso é, não só implementar processos práticos nesta direção, como também incentivar que todos criem esta consciência e esta visão sistêmica.
Atuar de forma ética e aberta
Uma das formas da área de Gestão de Pessoas assegurar que todos os objetivos que acabei de citar sejam verdadeiramente alcançados, é atuando de forma ética e aberta dentro da empresa.
Isso quer dizer, que é preciso que ela dê abertura para que os profissionais contem sempre com ela, para lhes ajudar a atender suas necessidades, principalmente aquelas relacionadas à carreira, bem como a garantir seus direitos.
Além disso, é preciso desenvolver ações transparentes, que ganhem a confiança, não só dos colaboradores, mas também de todos que fazem parte dos negócios, já que a sua posição é estratégica, por estar equilibrando os interesses dos profissionais e da empresa ao mesmo tempo.
A importância da Gestão de Pessoas nos negócios
Compreender os objetivos da Gestão de Pessoas nos faz entender melhor os motivos que a tornam algo verdadeiramente importante dentro das empresas e para os negócios em um contexto geral.
Uma das principais razões que faz com que suas ações sejam relevantes é o fato de que o mercado de trabalho e, principalmente, os profissionais que dele fazem parte, mudaram de forma significativa.
Antes, o que estes profissionais mais buscavam para sentirem-se realizados na carreira, era por uma boa remuneração, acompanhada de bônus e benefícios, que lhe permitissem adquirir seus bens, como carros, apartamentos, casas, entre diversos outros tipos de imóveis, sem que para isso tivessem que sacrificar tanto o orçamento familiar.
Hoje, esta realidade mudou bastante. Eles continuam querendo ganhar bons salários e ter excelentes bônus e benefícios dentro das empresas em que trabalham. Entretanto, somente isso não é suficiente.
Os profissionais que compõem o mercado de trabalho atual almejam ter a oportunidade de evoluir, no âmbito pessoal e na carreira, de integrar uma equipe unida, de ter autonomia para fazer suas escolhas e mostrar seu talento, além de buscarem fazer parte de uma organização, que reconheça e valorize a sua contribuição, permitindo-lhes cumprir com um propósito maior.
Todos estes fatores, além de muitos outros que não citei, mas que também têm o poder de deixar o colaborador realizado profissionalmente, são abstratos. E é exatamente neste contexto que a Gestão de Pessoas se encaixa.
Isso porque, como eu disse anteriormente, é seu papel descobrir quais são os principais pontos motivadores das equipes e também de cada um dos colaboradores da empresa. Realizar este diagnóstico vai lhe possibilitar uma atuação mais assertiva, uma vez que suas estratégias serão elaboradas e colocadas em prática em cima de todos estes fatores capazes de motivar diariamente os profissionais a trabalharem com ainda mais excelência.
Fazer isso é um grande desafio para esta área, já que o nível de motivação de cada um e também de cada equipe pode variar de uma para outra, em decorrência de diversas razões, que podem ter a ver com a empresa, com a sensação de estagnação profissional, com as relações estabelecidas na organização, problemas pessoais, entre muitos outros, que vão implicar diretamente no quanto o indivíduo se sente motivado diariamente para realizar suas atividades.
Assim, é preciso que a Gestão de Pessoas trabalhe neste sentido, ou seja, no sentido de identificar o fator motivador de cada, tratando cada um deles de forma diferente, com a atenção individual que todos merecem. Agindo dessa maneira e gerenciando bem as equipes de trabalho, os profissionais se sentirão cada vez mais mais motivados e levarão a empresa ao alcance dos resultados extraordinários almejados em seu mercado de atuação.
Por este motivo a Gestão de Pessoas é tão importante e precisa de apoio na realização de suas ações dentro dos negócios, uma vez que através delas, as possibilidades de sucesso, individual e coletiva, são infinitamente maiores.
Invista e conte com a área de Gestão de Pessoas de sua empresa e colha bons frutos desta
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