O que é Team Building e qual a sua importância para o RH?

Equipe com as mãos unidas

Confira os principais benefícios do Team Building para o RH.

O Team Building é fundamental para qualificar o trabalho em equipe dentro de uma empresa. Afinal, a realização de atividades em conjunto é determinante para que bons resultados possam ser alcançados. Continue lendo para entender melhor o conceito que, traduzido para o português, significa “construção de equipes”. 

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O que é Team Building?

Team Building consiste em um treinamento que visa desenvolver o relacionamento interpessoal entre os colaboradores. Trata-se de uma forma de incentivar mais confiança entre os profissionais, maior colaboração, senso de amizade e responsabilidade. Esse treinamento objetiva desenvolver o senso de equipe dos colaboradores. 

Em geral, o Team Building se baseia na realização de dinâmicas fora do ambiente corporativo, ao ar livre. As atividades estimulam os participantes a agirem como uma equipe mesmo estando fora do ambiente organizacional, o que contribui para fortalecer os laços entre os colaboradores. 

Qual é a importância do Team Building para o RH?

O método do Team Building oferece uma série de benefícios aos colaboradores e também à organização. Trata-se de uma medida de grande importância para o setor de recursos humanos, uma vez que cabe a ele selecionar, contratar e treinar os colaboradores.

O foco é o aumento do bom desempenho dos funcionários e a maior satisfação dos profissionais. Para que fique mais clara a relevância do Team Building para o RH, listamos abaixo alguns dos seus principais benefícios. 

1. Motivação dos colaboradores 

Motivar os colaboradores é fundamental para o bom andamento da empresa. Quando há esse trabalho de motivação, é possível obter maior comprometimento dos profissionais na realização das suas tarefas. Os resultados conquistados por equipes formadas por profissionais motivados tendem a ser muito mais positivos. 

Com o Team Building é possível promover essa motivação porque são estabelecidos fortes vínculos entre os membros da equipe. Os profissionais passam a realizar uma maior troca de informações e isso se reflete em um clima organizacional mais favorável. 

2. Melhora na comunicação

Para que a equipe tenha uma boa performance, é importante que haja uma boa comunicação entre os membros. Somente através de uma comunicação saudável é possível desenvolver um ambiente amigável em que todos colaboram entre si. Quando existe essa troca de informações sem ruídos é possível conquistar melhores resultados.

As atividades do Team Building permitem desenvolver habilidades de liderança, adaptação e confiança. Os colaboradores passam a se sentir mais confiantes para se expor e interagir com os seus colegas. 

3. Melhora do desempenho

Uma das consequências da aplicação do método do Team Building é a melhora do desempenho entre os membros da equipe. Os profissionais tendem a gostar mais do trabalho e da convivência com os seus colegas. Quando se constrói um ambiente propício para um bom relacionamento se torna mais fácil conquistar metas audaciosas. 

4. Crescimento individual

O Team Building promove também o crescimento individual dos colaboradores. Os profissionais passam a se conhecer melhor e desenvolver mais as suas afinidades. As atividades desenvolvidas tendem a aumentar a interação entre a equipe e os seus membros. Os colaboradores conhecem os pontos fortes e a desenvolver de cada um, podendo ajudar nas dificuldades e intensificar os potenciais. 

5. Desenvolvimento de lideranças

O Team Building permite que colaboradores com perfil de liderança sejam identificados. Contar com uma liderança na equipe é crucial para que os colaboradores realizem as tarefas que lhes são repassadas. Esse trabalho permite que funções e responsabilidades sejam delegadas com mais eficiência e o trabalho tende a se tornar muito mais produtivo. 

6. Crescimento da empresa

Um dos fatores que tornam o Team Building tão relevante para o RH e para as empresas é a potencialização do crescimento. As atividades contribuem para que as equipes possam se fortalecer e crescer em harmonia. Com o passar do tempo, isso passa a significar o crescimento da própria companhia. Para que uma empresa possa crescer, é determinante que conte com profissionais bem preparados. 

Como o Team Building é aplicado em empresas? 

A aplicação do Team Building em empresas demanda a análise do nível de comunicação da equipe, a motivação dos colaboradores, entre outros. Isso ajudará a escolher as atividades mais interessantes para melhorar o desempenho dos colaboradores. Para aplicar o Team Building é necessário realizar algumas ações que incluem: 

1. Estabelecer objetivos

Para que o Team Building possa ser aplicado com resultados é necessário estabelecer um grande objetivo, algo que indique onde se deseja chegar. Com essa definição, será possível determinar para onde serão direcionados os esforços da equipe. O estabelecimento do objetivo depende do compromisso e envolvimento de todos. A motivação da equipe será elevada e isso fará com que todos entreguem o seu melhor. 

2. Realizar treinamentos externos

Os melhores resultados do Team Building são conquistados com a realização de atividades ao ar livre. O treinamento externo permite que haja mais descontração e uma interação mais verdadeira entre os membros da equipe. O ambiente se torna mais leve e as relações podem ser aprofundadas. 

Algumas opções de atividades ao ar livre que podem ser realizadas no Team Building são: arvorismo, caça ao tesouro, canoagem e dinâmicas de gincana em geral. Os colaboradores precisam se sentir entrosados para que se unam na busca de um objetivo comum. 

3. Utilizar técnicas de gamificação

As técnicas de gamificação consistem em usar elementos lúdicos que se relacionam a jogos para a realização de algumas tarefas. A ideia é tornar as atividades mais interessantes e motivadoras para os colaboradores. Alguns exemplos de técnicas de gamificação são: acúmulo de pontos ao realizar tarefas e troca de pontos por prêmios. Dois bons exemplos de prêmios são: um dia de folga remunerado ou um almoço em um bom restaurante para a equipe. 

4. Desenvolvimento de boa comunicação interpessoal

O Team Building tem como uma de suas missões melhorar a qualidade da comunicação entre os membros da equipe. Por esse motivo, faz parte do escopo das atividades desse treinamento estimular o desenvolvimento de um ambiente saudável e criativo. 

5. Desenvolvimento de boa capacidade de liderança

Contar com boas lideranças nas equipes é fundamental para que haja melhora da performance. O líder é um indivíduo que aceita se colocar diante dos desafios e riscos sem medo do que virá pela frente. Exatamente por isso, as atividades do Team Building realizadas pelo RH devem objetivar inspirar a equipe a se esforçar cada vez mais. 

Agora você já conhece a importância do Team Building para o RH! Já participou de algo parecido? Deixe seu comentário abaixo!

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